Consulta SINTEGRA – Como consultar, para que serve e detalhes importantes

O Sintegra (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços) é uma sistema implementado pelo Governo Federal para tornar mais fácil o acesso dos fiscos estaduais aos dados de cada um dos contribuintes, aprimorando assim o trânsito de informações tributárias.

Inspirado no modelo de dados sobre o IVA – Imposto sobre Valor Agregado da União Europeia, o SINTEGRA tem entre os seus objetivos facilitar a realização da prestação de informação dos contribuintes que são requeridas e o sigilo fiscal.

Por meio do sistema é possível controlar as operações de entrada e saída interestaduais, que são feitas pelos contribuintes do ICMS, e a troca de informações feitas entre os fiscos de cada Estado e a Receita Federal. No entanto, muitos empresários ainda não sabem lidar bem com o sistema que fica disponível na versão online para retirada de dúvida e consulta de dados.

Para que serve o Sintegra?

Mapa-do-Brasil-SintegraA informatização dos dados referente as contribuições da empresas com o ICMS permite que os órgãos fiscalizadores e contribuintes consigam acompanhar as operações realizadas, identificar comprovantes e datas de cobranças.

É obrigatório que todos os que contribuem ao ICMS e que emitem algum tipo de documento fiscal e/ou que escriturem livros fiscais por meio de um sistema eletrônico de processamento de dados, mesmo que tal ação seja realizada por terceiros, como um escritório especializado em contabilidade, enviem informações ao Sitegra.

Outro serviço disponível pelo sistema é a consulta de CNPJ de forma que se pode saber qual é a situação no imposto devido por cada empresa de forma simplificada e sem danos na segurança da informação.

Como acessar o sistema?

É possível acessar o sistema, para realizar consultas ou enviar informações, por meio do site da Secretária da Fazenda de cada estado ou diretamente pelo seu site: www.sintegra.gov.br.

Para realizar o envio de informações, é necessário acessar um software, que é disponibilizado pelas Secretarias da Fazenda. O programa analisa se o arquivo que será entregue está conforme as regras que estão estabelecidas no Convênio ICMS.

Apesar do sistema estar aberto para contribuintes ainda não se pode conseguir além de informações iniciais por meio do sistema. Por tanto, se você quer algo mais específico é recomendado que se dirija à Junta Comercial de sua cidade para obtenção do software que permite detalhamento de informações.

Como consultar?

Interrogação-VetorPara consultar uma inscrição estadual – IE no SINTEGRA:

  1. Acesse o site do SINTEGRA: sintegra.gov.br;
  2. Na primeira página, será exibido um mapa do Brasil, clique sobre o Estado (UF) na qual a IE está cadastrada ou na lista de nomes dos Estados que estará à direita;
  3. Em seguida, será exibida uma nova página. Digite o número de controle que aparecer na imagem e, então, para realizar a consulta SINTEGRA escolha entre informar a CCE (IE), o CNPJ ou o CPF. Depois de informar os números, clique em “Consultar Empresa”;
  4. A partir disso, uma nova página será aberta e nela serão exibidas as informação de cadastro, como a identificação do contribuinte, seu endereço e as informações complementares, que são a atividade econômica principal, a atividade econômica secundária, o início das atividades, a situação atual, a situação cadastral e o SPED (EFD, NF-e, CT-e).

Agora que você já sabe acessar o cadastro e sabe  como o Sintegra funciona utilize as opções de consulta para conseguir acompanhar de forma efetiva todos os lançamentos de impostos e o que está sendo devido de forma completamente segura.