Cursos Gratuitos do Senai: O Que É Oferecido, Como Acompanhar?

Existem muitos cursos disponíveis no mercado para aperfeiçoamento profissional, entre eles, os mais procurados são os cursos gratuitos do Senai, ótimas maneiras de conseguir se especializar em algumas áreas e obter uma renda consolidada.

O Senai é um complexo de educação focado na formação de profissionais para a área industrial. Hoje, é um dos 5 maiores formadores do mundo neste ramo, tendo o respeito dos brasileiros que enxergam na instituição toda a seriedade necessária para desempenhar esse importante papel de formadora de novos talentos e mão de obra qualificada para as industrias nacionais.

Se você ficou interessado em saber mais sobre como se inscrever e realizar alguns dos cursos gratuitos disponibilizados, veja mais informações abaixo.

Cursos Gratuitos no SENAI: Como Participar?


Antes de mais nada, é preciso saber que são necessários alguns pré requisitos antes de querer se cadastrar, quem pode participar precisa ter:

  • Idade mínima exigida de acordo com cada curso;
  • Escolaridade mínima exigida de acordo com cada curso;
  • Atender aos requisitos que são exigidos no descritivo de acordo com o que cada curso disponibiliza;
  • Não estar cursando nenhum outro curso gratuito disponibilizado pelo Senai;
  • Não ter cursado nenhum curso gratuito no Senai nos últimos seis meses.

Muitos dos cursos oferecidos são a distância ou ministrados de maneira física, os temas são abrangentes e podem incluir temas como panificação, área têxtil, mobiliário, químico e muito mais.

As inscrições abrem de tempos em tempos, é necessário que o candidato procure sempre sabe quando o curso desejado disponibilizará vagas, para isso, acesse o site a seguir: http://www.portaldaindustria.com.br/agenciacni/, a cada 15 dias há atualizações sobre vagas, qual região e data de inscrição.

É preciso que o candidato leia o regulamento de acesso para o curso de qualificação gratuito, veja os pré requisitos requeridos por cada um deles e fique de olho nas datas de inscrição.

São 40 vagas oferecidas por vez em cada curso, além disso, é preciso ser aprovado em uma fase de avaliação prática, pré requisito de todos os cursos.

Quando há empate de candidatos, o critério utilizado para desempate é o da idade, o candidato mais velho ou com a inscrição feita anteriormente possui prioridade. Alguns dos cursos aplicam provas de habilidades práticas que também interferem no resultado final.

Para saber se foi selecionado no curso do Senai, basta olhar nos resultados do portal do Senai da sua região e seguir o procedimento exigido.

Já para cursos de especialização online, basta se inscrever naquele que mais te interessa, veja quais são eles: http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/educacao-distancia/ead-cursos/. Basta selecionar a área de interesse e a região em que é ofertado. Veja algumas das opções oferecidas abaixo:

Construção Civil

Um curso a distância, sua modalidade é a de iniciação profissional, a carga horária é de 60 horas. A idade mínima exigida para a inscrição é de 14 anos.

O curso tem em sua finalização o certificado de participação, a nota mínima para obter a conclusão é de 6, basta olhar o calendário e esperar a abertura de inscrição.

Destinado a uma das áreas mais dinâmicas do nosso país, é preciso treinamento e qualidade para atender as demandas exigidas. Na indústria há a exigência de conhecimento de materiais e máquinas tecnológicas, tudo para o melhor aproveitamento, segurança e desempenho ao empenhar uma obra.

Mecânica Automativa

O tempo de carga horária desse curso é de 60 horas, idade mínima de 14 anos para inscrição e com certificado de participação. O curso ensina conhecimento necessário dos conceitos físicos e mecânicos, tudo em relação a mecânica automativa, indo desde as informações mais básicas até a prática diária da área.

Esse curso é destinado principalmente para quem já está inserido na área ligada a reparação e envolvimento com automóveis, professores da área, alunos e empregados já envolvidos com a área.

Confecção

Indicado principalmente para quem quer iniciar uma carreira nessa área do mercado, pode ser utilizado para a atuação em grandes indústrias da confecção. Com a sua conclusão também é possível atuar em áreas automotivas, desde o estofamento dos materiais do carro, área de mobília no estofamento dos móveis ou até mesmo para conhecimento pessoal.

São 60 horas de curso, a idade mínima exigida é de 14 anos, basta ficar de olho na abertura das inscrições na sua região.

Metalmecânica

O curso ensina aos seus alunos como atuar diretamente na transformação de materiais como o ferro, alumínio e outros metais que dão origem a variados produtos como estruturas metálicas, tubulações, matrizes, instalações e muito mais. O profissional desse ramo pode atuar em empresas de manutenção, indústrias, laboratórios de controle de qualidade, concessionárias de energia, fábricas de máquinas e muito mais.

A carga horária é de 60 horas e a idade mínima exigida é de 14 anos.

Secagem de Papel

Esse curso aborda áreas abrangentes, entre elas os conceitos sobre vaporização e transferência de calor, como realizar a secagem do papel em cilindros secadores, quais os mecanismos de secagem em cilindros, qual a evaporação específica, a remoção do condensado nos cilindros secadores, o sistema de vaporização e condensação e muito mais.

Destinado para quem já atua na área ou quer começar agora, o curso é gratuito com carga horária de 60 horas, idade mínima exigida de 14 anos, basta ficar de olho nas inscrições da sua cidade.

Como Acompanhar o Senai da Minha Região?

Para saber quais são os principais cursos oferecidos na sua cidade, quando abrem as inscrições e como conseguir participar, o mais indicado é que se acompanhe o portal do Senai da sua região.