Dataprev – Extrato de pagamento e situação do benefício. Como consultar?

Muita gente já ouviu falar sobre a Dataprev ou pesquisa sobre a empresa por causa da sua relação com o INSS. Outros já não fazem ideia dessa sigla e o que ela significa. Uma hora ou outra na sua vida, você vai precisar do auxílio desse órgão e consultar as informações que ele fornece.

Ao longo do texto, você irá encontrar todas as informações sobre a Dataprev e saber tudo o que precisa. Tire, aqui, as possíveis dúvidas que tenha sobre essa empresa. Aprenda o que é a Dataprev, o que ela faz e saiba como consultar a Datprev sem sair de casa.

dataprev extrato de pagamento

É importante você saber com fazer a sua consulta de situação do que benefício é oferecido, como são os serviços se você precisa deles, o que é necessário para ter em casos extremos, o benefício cessado, quais são as perguntas frequentes mais feitas, como receber o pagamento do benefício e muito mais sobre atendimento INSS.

Ao saber fazer a sua consulta de extrato do INSS Dataprev que você tem direito, desse modo sabe como funciona o seguro desemprego, como são todos os cálculos realizados, como fica sua carteira de trabalho nisso, como conseguir efetuar consulta ou como são realizadas as suas consultas automatizadas, o que fazer em caso de aviso prévio e muito mais. Tudo isso você tem como saber pelo procedimento de ajuda do Dataprev.

O procedimento é rápido e pode ser visto também o seu INSS extrato que pode acessar rapidamente, fique atento quando há pagamento em atraso, caso esteja em agendamento INSS, qual é documento necessário nesses casos, como verificar todos os pagamentos e ter a consulta do benefício o quanto antes, tudo por meio desse portal do servidor existente para ir além de apenas tirar extrato.

O que é Dataprev?

Dataprev é uma abreviação para Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência social. Esta empresa é tão importante para todos nós, pois está ligada ao Instituto Nacional do Seguro Social, popularmente chamado de INSS. O INSS é útil em diversos casos e assegura trabalhadores que por algum motivo são afastados de seu cargo. Alguns exemplos são pessoas que sofrem acidentes de trabalho e ficam afastadas por um período, mães de licença maternidade, idosos que se aposentam por tempo de trabalho e, até mesmo, pessoas demitidas sem justa-causa. Se você está nessa categoria, quer fazer seu pedido porém não sabe como é o processo judicial que está disponível, como ter o seu benefício INSS de maneira legal sem ter que entrar na justiça, entenda melhor aqui.

A Dataprev auxilia o INSS, proporcionando agilidade no serviço, além de ser a grande responsável por desenvolver alguns bancos de dados. Os bancos de dados dessa empresa armazenam os dados dos contribuintes, atualizando as informações de forma automática e rápida. O seu serviço facilita o trabalho do INSS e na hora de consultar a Dataprev.

A Dataprev possui vários serviços on-line, que desde 2009 têm facilitado a vida do cidadão brasileiro, tornando-se cada vez mais prática de ser utilizada pelo auto atendimento on-line. Todas as informações fornecidas por eles são seguras, não havendo qualquer possibilidade de serem acessadas sem permissão ou de sofrerem fraudes.

Utilizada tanto pelo Ministério de Desenvolvimento Social para saber mais sobre os benefícios da aposentadoria, o salário maternidade, contribuição de auxílio um guia de previdência, meu INSS agendamento, todo um histórico de pagamento e muito mais, só precisa realizar a consulta disponível ao cidadão para atendimento de benefícios.

dataprev portal

O seu uso também pode ser feito por quem tem interesse como no extrato INSS pela receita federal, saber sobre o seu funcionamento desse procedimento, como é o processo para que ele seja utilizado e todas as informações de seu interesse logo na internet, basta saber do seu cadastro e ir até a página inicial, veja mais abaixo.

Como consultar?

Ao consultar o Dataprev, você acesso aos extratos de sua contribuição com o INSS até o momento, sabendo se está tudo certo com suas contribuições e como está seu fundo. O Dataprev pode ser facilmente consultado pela Internet no conforto da sua casa, não sendo preciso se deslocar até uma das agências, como muitas pessoas fazem. Ao fazer isso, você poupa seu tempo de deslocamento e não é preciso esperar longas horas em filas. Mas, é importante você saber que só são liberadas 17 consultas para cada cidadão.

Para isso, basta entrar no site http://cnd.dataprev.gov.br/cws/contexto/aguia02/aguia02inicio.HTML. Nele, encontre o campo “Extrato de Pagamento da Previdência Social” e clique sobre ele. O site irá solicitar o número do seu benefício, que deve ser digitado sem espaços ou pontuação.

Os serviços e benefícios são feitos pela concessão da consulta, ele é um benefício histórico cedido aos brasileiros pelo INSS de você, seja para serviço maternidade e outros.

consulta dataprev

Além do número do benefício, serão solicitados outros dados, que incluem: CPF, data de nascimento e nome completo. Caso tenha solicitado a revisão do benefício, você pode acompanhar a situação dele dessa mesma maneira pelo site. É neste site que você pode retirar seu consulta de extrato de forma bem simples, sendo assim possível verificar seus dados em caso de dúvida, você já sabe os seus modos da Dataprev consulta, tudo sem nem ir até o site do INSS ou uma agência.

O acesso Dataprev através da internet é a consulta que pode e você consegue fazer rapidamente e pode ser realizada com o acesso ao computador.

Outras solicitações

Além de consultar a situação do seu INSS pelo site, você pode dar entrada pela solicitação de pensão por morte, licença maternidade, auxílio doença e outros benefícios ligados à contribuição do INSS. É possível consultar a CND (Certidão Negativa de Débitos), consulta para contribuintes, consulta de benefícios, obter o extrato deles e, até mesmo, verificar o imposto de renda.

Ao consultar extrato no site Dataprev ao acessar site, você também tem acesso ao extrato de pagamentos que vão além do pagamento INSS, mas sim pelo beneficiário CPF, tudo por meio do seu extrato pessoal de pessoa física, basta acessar, acompanhar os processos dos trabalhadores com seus documentos necessários e muito mais.