Democracia – Significado, O que é e Como funciona

Você sabe o que é a democracia? A democracia compreende um regime político que propõe a participação de todas as pessoas que vivem na sociedade,oportunizando a elas a tarefa de opinar e apresentar aos seus pontos de vista pessoais diante das decisões que englobam o meio social.

A palavra democracia é de origem grega, demokratia, que possui em seu significado a expressão “poder do povo”, pois demos refere-se ao povo e kratos, reporta-se ao governo.

Os princípios democráticos estão fixados na liberdade humana, associados ao poder individual e, também, à igualdade de condições. Tais princípios proporcionam aos cidadãos o direito de expressarem as suas convicções e de viverem de acordo com a escolha pessoal.

Com o passar do tempo, a democracia foi evoluindo e proporcionando aos seres humanos a exteriorização da sua individualidade.

História X Democracia

Democracia - Significado, O que é e Como funciona

O regime democrático teve seu surgimento na Grécia Antiga, mais especificamente na nomeada cidade-estado. Tal termo era aplicado devido à auto governança da cidade, que não possuía auxílio e nem intervenção de outros centros políticos e administrativos.

A gestão democrática nas cidades gregas, era baseada na participação de todos os cidadão sem assembleias, tendo como objetivo a tomada de decisões sobre as ações e os acontecimentos da região.

Apesar das cidades gregas serem pequenas e possuírem um número reduzido de pessoas, a democracia conquistou uma grande importância.

Na idade média, essa forma de governoperdeu a sua força,significativamente, durante as revoluções que ocorreram em âmbito mundial.

A principal característica democrata visa oportunizar a participação popular, conquistando um lugar de excelência- sendo que, até os dias atuais, o ideal democrático continua sendo perseguido.

As bases filosóficas da democracia tiveram as suas primeiras formulações no século XVIII, pela filosofia nomeada como liberal – sendo que foi nessa época que o regime democrático iniciou a sua formação, imperceptivelmente.

Democracia na atualidade

A prática da democracia na modernidade teve a sua transferência de uma cidade estado para englobar um estado nacional. Dessa forma, foi possibilitado o surgimento de um conjunto de ideais que acabaram abrangendo novas instituições com maiores proporções.

Com o passar dos anos foi sendo firmado um pensamento político que ia ao encontro dos novos tempos. As características contempladas pelo sistema democrático da atualidade são:

  1. As instituições políticas deverão ter responsáveis que devem ser eleitos pelo conjunto de cidadãos que são parte da sociedade;
  2. Todo cidadão, em maior idade, sem distinções, possui o direito ao voto;
  3. Os eleitores são livres para realizarem a escolha dos seus candidatos e da ideologia que querem seguir;
  4. A liderança é destinada a todos aqueles que vencempelacontagem numérica;
  5. As decisões são tomadas pela maioria, sendo que cada participante nas votações possui o direito à livre expressão.

Movimento Democrático no Brasil

O movimento democrático em solo brasileiro começou no início do século XX, após a ditadura militar. Fui um período de grandiosa repressão e de perseguição.

Foram anos de luta, com o objetivo de alcançar a igualdade dos direitos, sendo que foi a constituição de 1988 que contemplou a liberdade do voto e do sistema de livre eleição, promovendo, assim, o avanços democráticos – que iniciaram em 1984, com o movimento das “diretas já”.

As concepções democráticas oscilam entre o polo liberal e o polo social. O primeiro não restringe as organizações econômicas e financeiras. Já, o segundo refere-se àquele em que o desenvolvimento das organizações econômicas e financeiras não se encontra como sujeito nas restrições.

Uma outra questão de bastante relevância engloba o tipo de democracia, pois pode ser direta (quando caracterizada pelo voto direto e pelas decisões governamentais discutidas em plebiscitos) ou representativa (representadas por uma figura pública).

Quais são as vantagens da democracia?

As vantagens da democracia podem englobar:

  1. Possibilidade de exercer o papel de cidadão;
  2. Aumentar a qualidade dos governantes;
  3. Expressar a opinião pessoal, sendo que essa deve ser respeitada;
  4. Solução de problemas sérios e de cunho especifico devem ser tomadas em conjunto, reforçando, assim, um papel determinante nas ações humanas.

Foi com muita luta que o povo conquistou o direito de expressar-se e de posicionar-se na sociedade. Sabe-se que ainda há muito para ser conquistado, porém é preciso determinação para buscar a igualdade dos direitos.

Ser cidadão é assegurar os direitos civis e políticos, que somente a democracia oportuniza.