e-Cobrança – É Confiável? Como Funciona a Emissão de Boletos?

A emissão de boletos para pagamento sempre foi um processo complicado de ser feito. Pensando em facilitar a vida de empresas e seus clientes, a Caixa Econômica Federal disponibilizou uma ferramenta que otimiza a emissão de tais papéis: o e-Cobrança.

Ainda não conhece essa ferramenta? Então, confira, aqui, mais informações sobre ela, se é confiável, vantagens e como funciona, para saber se ela atende plenamente às necessidades de seu negócio.

O que é o e-Cobrança

Trata-se de uma plataforma de cobrança bancária desenvolvida pela Caixa, na qual é possível emitir boletos de pagamentos. Seu grande diferencial está no fato de todos os títulos de cobrança emitidos serem registrados em uma base centralizadora.

Na prática, isso significa que os boletos gerados pelo e-Cobrança são validados e trazem claramente informações sobre beneficiários e pagadores, evitando o risco de inconsistências financeiras, fraudes e pagamentos indevidos.

e-cobrança como usar

No final, tanto a empresa como o cliente saem ganhando, já que o processo de contas a receber do emissor é simplificado e automatizado. O pagador, por sua vez, minimiza a possibilidade de ser vítima de golpes. Inclusive, se o pagamento for efetuado via Internet Banking, é possível confirmar as informações do beneficiário, o que dá mais segurança e tranquilidade ao cliente.

O e-Cobrança é seguro?

Sim, trata-se de uma ferramenta segura e confiável, conectada à CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), que pertence ao Sistema de Pagamentos Brasileiro, fiscalizado pelo Banco Central do Brasil. Além disso, a Caixa Econômica Federal trabalha com certificaçãoVeriSignInc e protocolo SSL (Secure Sockets Layer), com dados criptografados. Tal protocolo é famoso internacionalmente, como uma tecnologia que possui alto grau de segurança.

Vantagens do e-Cobrança

O e-Cobrança oferece uma série de vantagens que fazem valer a pena o investimento nele. Confira, a seguir, quais são as principais obtidas, ao utilizar a ferramenta no dia a dia:

  • Garantia de maior facilidade de pagamento, uma vez que o título de cobrança pode ser quitado em qualquer instituição financeira ou em postos autorizados, mesmo que esteja vencido;
  • Maior segurança para o cliente e a empresa, porque o pagador tem acesso prévio a dados do beneficiário, podendo conferir essas informações e assegurar que o valor será encaminhado à empresa e não a terceiros;
  • Praticidade e economia para a empresa, que otimiza o processo de emissão de boletos e reduz custos com papel, uma vez que os títulos de cobrança são disponibilizados em canais eletrônicos/Internet;
  • Gerenciamento on-line de boletos e acompanhamento da carteira de títulos de cobrança em qualquer computador, no próprio Internet Banking da Caixa;
  • Protesto de boleto em atraso, passando a apresentar instrução de protesto aos pagadores, o que ajuda a reduzir a inadimplência.

Como funciona o e-Cobrança

O beneficiário/emissor do boleto deverá registrar tal documento no e-Cobrança, que pode ser acessado diretamente no Internet Banking Caixa. Esse processo de registro é efetuado no momento da emissão do título.

Para quem deseja utilizar o e-Cobrança, não é preciso contratar um novo serviço para isso, a ferramenta já é disponibilizada imediatamente ao cliente, sem burocracias. Se a empresa emissora dos boletos utilizar um sistema ERP ou próprio para gerir a parte de cobrança, o registro de títulos deve ser feito via encaminhamento de arquivo remessa à Caixa Econômica Federal, no próprio sistema.

Utilizando o e-Cobrança

A Caixa Econômica Federal disponibiliza um site próprio para o e-Cobrança, que pode ser utilizado pelas empresas, de forma rápida e descomplicada. Para isso, é só seguir essas recomendações:

e-cobrança como funciona

  1. Acesse https://ecobranca.caixa.gov.br/ecobranca/index.jsp;
  2. Informe a identificação do usuário (CPF ou CNPJ) e a senha, que é fornecida pela própria agência da Caixa Econômica Federal. Se não tiver uma, entre em contato com uma unidade para obter a informação;
  3. Clique em “Confirmar”;
  4. A área de acesso restrito do e-Cobrança será carregada, bastando escolher, no menu superior, qual informação ou serviço deseja realizar. Entre as principais opções estão a consulta de extrato de cobrança, lançamentos programados (boletos a serem pagos), títulos liquidados, registro e impressão de boletos e verificação de tarifas.

É importante ressaltar que o e-Cobrança está disponível para o usuário somente de segunda à sexta-feira, das 7:00 às 20:00, exceto em feriados bancários. Portanto, se precisar utilizar a ferramenta fora desse horário, não será possível.