E-SAJ SP – Consulta Processual. Como funciona? Site Oficial e Contatos

O e-SAJ SP (Sistema de Automação da Justiça) é um programa instalado dentro do site do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), que visa possibilitar a troca de informações e tornar mais rápido e otimizado o trâmite processual, o que acaba promovendo um melhor andamento da Justiça no Brasil. Isso ocorre por meio do oferecimento de diversas ferramentas pela Internet aos advogados, funcionários no âmbito da Justiça e a todo e qualquer cidadão. 

Sendo assim, advogados e os outros trabalhadores do setor Judiciário conseguem agilizar as suas tarefas e consultas, ao terem boa parte do processo judicial acessível pelo sistema e-SAJ SP. Desta forma, muitas decisões são proferidas e recebidas de maneira mais célere, o que proporciona uma queda na enorme fila de processos que estão nas mesas de juízes e que, por vezes, acabam travando processos que demandariam um maior aprofundamento e uma maior reflexão em prol de toda a coletividade. 

e-SAJ SP

Um aspecto muito interessante do e-SAJ SP é que não apenas advogados e serventuários da Justiça podem acessá-lo, mas também qualquer cidadão que precise de saber a respeito do andamento de algum processo, sem ter a necessidade de preencher cadastros. Vale dizer, no entanto, que há algumas restrições para a verificação de processos que correm em segredo de Justiça.  

A partir de uma página que fica dentro do portal do Tribunal de Justiça de São Paulo, é possível conferir informações sobre a situação e a tramitação de processos, tanto de primeiro quanto de segundo grau, isto é, aqueles que transitam na esfera estadual.

A seguir, apresentamos algumas orientações para que você acesse este serviço e entenda o seu funcionamento: 

Como funciona a e-SAJ SP? 

O e-SAJ SP é uma plataforma de acesso ao processo eletrônico, que visa agilizar a consulta a informações diversas, proporcionando uma maior agilidade no andamento dos processos no âmbito judicial. A página do TJSP que abriga esse serviço também disponibiliza outros tipos de consultas. Confira todos, logo abaixo: 

e-saj como funciona

  • Consultas processuais; 
  • Emissão de certidões on-line; 
  • Conferência de documentos digitais; 
  • Consulta de Julgados de Primeiro Grau; 
  • Consultas de jurisprudências de Segundo Grau; 
  • Ativação de serviço para o advogado receber atualizações processuais via e-mail (Push); 
  • Acesso ao acervo bibliográfico do TJSP, com direito à visualização de normas, súmulas e ementários de jurisprudências;  
  • Protocolo e consulta de petições iniciais e intermediárias, tanto de primeiro quanto de segundo grau; 
  • Diário da Justiça Eletrônico; 
  • Portal de consulta às decisões e pareceres da Corregedoria Geral da Justiça; 
  • Consulta a contratos e convênios da Secretaria da Administração; 
  • Biblioteca, com normas, súmulas e ementários de jurisprudência do TJSP; 
  • Consulta a pareceres e decisões de Corregedoria e consultas de julgados de Primeiro Grau. 

A maior vantagem do sistema e-SAJ SP é que ele permite que não apenas advogados e demais trabalhadores da Justiça possam acessar esse serviço, mas também qualquer interessado. Para isso, é fundamental que a pessoa tenha consigo o número do processo, a fim de tornar possível a busca dentro do sistema judiciário paulista de casos tanto da primeira quanto da segunda instância. 

Site Oficial e Contatos  

O sistema e-SAJ SP está dentro do portal do TJSPpor onde é muito simples de navegar. Você deverá acessar, primeiramente, o site http://www.tjsp.jus.br. Na parte superior do site já é possível fazer a consulta direta de processos – há um campo “Consulta Processual”, que permite esse acesso. Para isso, basta informar que tipo de processo você busca, colocando o número dele na área apropriada e clicando na lupa de pesquisa. Com isso, uma nova página será aberta com as informações solicitadas.    

Há outra forma de acessar as consultas processuais, além dos demais serviços elencados acima, que são oferecidos pela plataforma. Para isso, procure o menu superior na página principal e clique em “Processos”. Abrirá um novo menu, onde você deverá ir até o item “Consultas” e clicar em “Consulta Processual”.

Além dessas formas, há, ainda, o contato telefônico, para casos de dúvidas. Basta ligar para 0800-797-9818. Caso não haja dúvidas, ainda no site, você poderá clicar diretamente em “Consulta Processual”. Uma nova aba surgirá no seu navegador, com o campo correto e todos os demais serviços oferecidos pelo e-SAJ SP.