Empregador Web – Como funciona? Tutorial do Cadastro e Requerimento Seguro Desemprego

O Empregador Web é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para facilitar o gerenciamento de recursos humanos da empresa e dos trabalhadores, já que possibilita dar entrada no seguro desemprego, bem como controlar a folha de pagamento.

Ao centralizar todas as informações nesse portal, o Ministério do Trabalho te faz economizar formulários e tempo, afinal, todo o processo para requisição e contemplação de serviços se dá online, pela plataforma.

Serviços Empregador Web

Anteriormente a digitalização dos serviços do Governo Federal, era uma correria com os documentos entre a empresa, contabilidade e Caixa Econômica Federal (Caixa) – instituição que validava o pedido e documentos para as empresas.

Para pessoa jurídica (empresas)

  • Controlar pagamento de benefícios aos funcionários;
  • Controlar a contribuição previdenciária dos empregados;
  • Cálculo do seguro desemprego;
  • Gerenciamento dos recursos humanos;
  • Informações sobre a declaração de imposto de renda;
  • Pagamento do seguro desemprego.

Para pessoa física (trabalhadores)

  • Fazer agendamento do seguro desemprego 2019;
  • Conferir datas de pagamento do seguro desemprego;
  • Conferir quantidade de parcelas do seguro desemprego;
  • Conferir o calendário do seguro desemprego;
  • Acompanhar a habilitação do seguro desemprego;
  • Acompanhar as contribuições para a previdência social.

web seguro desemprego

Como funciona o Empregador Web?

Com o uso do empregador web instituído oficialmente em 2015 é possível realizar todo o trâmite online, o único requisito é ter devidamente cadastrado o certificado digital  que valida a veracidade das informações da empresa. Somente quem tem o cadastro tem acesso às funcionalidades da plataforma.

No momento do cadastro da empresa, são solicitados alguns dados para gerar uma senha, que será solicitada todas as vezes que o web empregador for acessado.

O uso do Empregador é simples e rápido. Os sistema ainda conta com um suporte sobre o cadastro ou sobre o preenchimento do requerimento do seguro desemprego por e-mail ou telefone.

Como cadastrar no empregador web

Abaixo você confere o passo a passo do cadastro gestor na plataforma:

  1. O empregador preenche o requerimento do web seguro desemprego pelo sistema, rapidamente, que envia os dados ao Ministério do Trabalho, desse modo já pode dar abertura no processo de seguro desemprego web e agendar a audiência;
  2. Depois do envio do formulário, o trabalhador pode fazer o agendamento, pelo site do Ministério do Trabalho. Lá ele deverá escolher o estado, a cidade e o motivo do agendamento, nesse caso, a solicitação de seguro desemprego. Para cadastrar acesse o
    link https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf;
  3. Clique em “cadastrar gestor”;
    empregador web seguro desemprego
  4. Informe os dados;
    web seguro desemprego cadastro
  5. Conclua o seu cadastro com uma validação que pode ser feita pelo e-mail ou número de celular;
  6. Acesse novamente a página inicial do empregador web;
  7. Basta fazer login inserindo o número do CNPJ e senha da web devidamente cadastrada.

Se o trabalhador tiver dúvidas, pode consultar a rede de atendimento do Ministério do Trabalho por telefone.

Quem tem direito à plataforma

A plataforma foi criada exclusivamente para os empregadores, mas, é claro, acaba beneficiando, também, os trabalhadores,já que o processo de requerimento do seguro desemprego web ficou muito mais ágil do que era anteriormente.

Leva apenas alguns minutos para que o patrão preencha o formulário e não demanda mais correrias com a papelada.

Como usar o web empregador?

Empresas com e sem certificado digital podem acessar o Empregador Web, o fato é que sem certificado o acesso é bem restrito.

Os dados solicitados para o cadastro são:

  1. Razão Social, Inscrição Estadual, CNPJ, Endereço completo, Telefone;
  2. Dados do proprietário da empresa: CPF, Telefone, Senha e e-mail.

Se você não tem certificado digital na sua empresa, é possível comprar um em lojas de tecnologia, como Serasa Experian ou Certisign. Já mostramos aqui como fazer a consulta Serasa.

Como pode ver, para o fazer o cadastro é muito simples. Basta guardar a senha para acessar o sistema toda a vez que precisar enviar um requerimento de seguro desemprego web.

No caso dos empregadores, será possível ter acesso aos seguintes serviços dentro da plataforma:

  • Consulta de obrigações trabalhistas;
  • Lista de funcionários e controle da folha de pagamento;
  • Conferência dos benefícios previdenciários dos empregados;
  • Processo de dispensa online.

Caso tenha qualquer dúvida pode consultar o manual oficial do usuário disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social.

Empregador Web - Como funciona? Como solicitar seguro desemprego pelos site?

Validação de documentos para seguro desemprego

Quem quer cadastrar o seguro desemprego do funcionário precisará fazer a validação da documentação. Nesse caso basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do web empregador;
  2. Vá em “Menu” e clique em “Requerimento”;
  3. Clique em “Cadastrar formulário de dispensa”
  4. Preencha as informações;
  5. Finalize clicando em “concluir”;
  6. Na tela aparecerá a mensagem “operação concluída com sucesso”.

Agendamento do seguro desemprego no empregador web

O requerimento de seguro desemprego online facilitou a vida do empregador e, também, dos trabalhadores, já que o processo ficou muito mais rápido.

Por meio da plataforma o procedimento ficou assim:

  1. O empregador entra na plataforma Empregador Web com sua senha;
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  2. Acessa o menu ” Requerimento”, clica em ” Cadastrar” e preenche o ” formulário de dispensa”;
  3. É necessário informar todos os dados do trabalhador que será dispensado, enviar e pronto;
  4. O sistema ainda tem a opção de imprimir o requerimento;
  5. No final, deve aparecer a mensagem ” operação realizada com sucesso”

O Empregador Web facilita o pedido de entrada de seguro desemprego para ambos os lados: do empregador, pois é um processo mais ágil, do trabalhador, pois não precisa fazer tantas correrias e do governo, pois é possível checar se realmente a pessoa tem direito a receber o benefício. Não deu certo? Então tente na nova plataforma de requerimento seguro desemprego 2019. 

O governo já teve inúmeros problemas com o pagamento indevido de seguro desemprego a trabalhadores que não tinham direito porque o cruzamento de dados não era eficiente. O Empregador Web veio para acabar com esse desencontro de informações.

Ainda restam dúvidas sobre a plataforma? Ligue para o 158, das 7:00h às 19:00h, de segunda à sexta-feira e deixe o seu comentário na página!

Vagas de trabalho e emprego

O empregador web também serve como uma plataforma de classificados em que os desempregados podem conferir vagas de emprego,  e se candidatar para empresas que queiram algum tipo de serviço. Ao deixar o seu currículo é possível angariar alguma entrevista de emprego. Para acessar esta aba basta fazer login com o seu número do PIS ou CEI que constam na sua carteira de trabalho.

Assim, há benefícios para o empregador pela facilidade em lidar com os trâmites de demissão e contratação de funcionários, enquanto para o trabalhador torna-se mais fácil fazer as solicitações e requisitos de programas que ele tem direito por lei.

Empregador web é confiável?

Sim, o empregador web conta com um sistema de segurança próprio, o Secure Socket Layer (SSL). O programa oferece total sigilo aos usuários e confiabilidade aos dados armazenados no site.

Sendo assim, a única instituição que conseguirá visualizar os dados informados na plataforma é você mesmo e o Ministério do Trabalho.