Empregador Web – Como funciona? Como solicitar seguro desemprego pelos site?

O Empregador Web é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho, com o objetivo de tornar todos os envios e recebimentos de seguro desemprego mais ágeis. Desse modo, o empregador tem os trâmites reduzidos com a documentação e o trabalhador é atendido de forma mais eficiente, sem ficar horas esperando na fila.

Para dar entrada no seu pedido de pedido desemprego confira aqui como se cadastrar no empregador web pela certificação digital e conseguir mais rapidez no atendimento de assuntos relacionados à previdência social.

empregador web

Como funciona o Empregador Web?

Anteriormente a digitalização dos serviços governamentais, era uma correria com os documentos entre a empresa, contabilidade e Caixa Econômica Federa – instituição que validava o pedido e documentos para as empresas.

Com o uso do empregador web é possível realizar todo o trâmite on-line, o único requisito é ter devidamente cadastrado o certificado digital  que valida a veracidade das informações da empresa. Somente quem tem o cadastro tem acesso às funcionalidades da plataforma.

No momento do cadastro da empresa, são solicitados alguns dados para gerar uma senha, que será solicitada todas as vezes que o Empregador Web for acessado.

O uso do Empregador é simples e rápido. Os sistema ainda conta com um suporte sobre o cadastro ou sobre o preenchimento do requerimento do seguro desemprego por e-mail ou telefone.

Como cadastrar

  1. O empregador preenche o requerimento do seguro desemprego pelo sistema, rapidamente, que envia os dados ao Ministério do Trabalho, desse modo já pode dar abertura no processo de seguro desemprego e agendar a audiência;
  2. Depois do envio do formulário, o trabalhador pode fazer o agendamento, pelo site do Ministério do Trabalho. Lá ele deverá escolher o estado, a cidade e o motivo do agendamento, nesse caso, a solicitação de seguro desemprego. Para cadastrar acesse o link https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf
  3. Clique em “cadastrar gestor”;
    empregador web seguro desemprego
  4. Informe os dados;
    como cadastrar empregador web
  5. Conclua o seu cadastro com uma validação que pode ser feita pelo e-mail ou número de celular.

Se o trabalhador tiver dúvidas, pode consultar a rede de atendimento do Ministério do Trabalho por telefone.

Quem pode usar

A plataforma foi criada exclusivamente para os empregadores, mas, é claro, acaba beneficiando, também, os trabalhadores,já que o processo de requerimento do seguro desemprego ficou muito mais ágil do que era anteriormente.

Leva apenas alguns minutos para que o patrão preencha o formulário e não demanda mais correrias com a papelada.

Como usar o Empregador Web?

Empresas com e sem certificado digital podem acessar o Empregador Web, o fato é que sem certificado o acesso é bem restrito.

Os dados solicitados para o cadastro são:

  1. Razão Social, Inscrição Estadual, CNPJ, Endereço completo, Telefone;
  2. Dados do proprietário da empresa: CPF, Telefone, Senha e e-mail.

Se você não tem certificado digital na sua empresa, é possível comprar um em lojas de tecnologia, como Serasa Experian ou Certisign. Já mostramos aqui como fazer a consulta Serasa.

Como pode ver, para o fazer o cadastro é muito simples. Basta guardar a senha para acessar o sistema toda a vez que precisar enviar um requerimento de seguro desemprego.

Empregador Web - Como funciona? Como solicitar seguro desemprego pelos site?

Solicitar seguro desemprego pelo empregador web

O requerimento de seguro desemprego online facilitou a vida do empregador e, também, dos trabalhadores, já que o processo ficou muito mais rápido.

Por meio da plataforma o procedimento ficou assim:

  1. O empregador entra na plataforma Empregador Web com sua senha;
    empregador web como cadastrar
  2. Acessa o menu ” Requerimento”, clica em ” Cadastrar” e preenche o ” formulário de dispensa”;
  3. É necessário informar todos os dados do trabalhador que será dispensado, enviar e pronto;
  4. O sistema ainda tem a opção de imprimir o requerimento;
  5. No final, deve aparecer a mensagem ” operação realizada com sucesso”

O Empregador Web facilita o requerimento de seguro desemprego para ambos os lados: do empregador, pois é um processo mais ágil, do trabalhador, pois não precisa fazer tantas correrias e do governo, pois é possível checar se realmente a pessoa tem direito a receber o benefício. Não deu certo? Então tente na nova plataforma de seguro desemprego.

O governo já teve inúmeros problemas com o pagamento indevido de seguro desemprego a trabalhadores que não tinham direito porque o cruzamento de dados não era eficiente. O Empregador Web veio para acabar com esse desencontro de informações.

Ainda restam dúvidas sobre a plataforma? Ligue para o 158, das 7:00h às 19:00h, de segunda à sexta-feira e deixe o seu comentário na página!

Classificados

O empregador web também serve como uma plataforma de classificados em que os desempregados podem conferir vagas de emprego,  e se candidatar para empresas que queiram algum tipo de serviço.

Assim há benefícios para o empregador pela facilidade em lidar com os trâmites de demissão e contratação de funcionários, enquanto para o trabalhador torna-se mais fácil fazer as solicitações e requisitos de programas que ele tem direito por lei.