Empregador Web – Como funciona? Como solicitar seguro desemprego pelos site?

O Empregador Web é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para facilitar a sua vida no pedido de entrada de seguro desemprego e o envio de dispensas ou controle da folha de pagamento por parte dos empregadores numa plataforma online. Desde 2015 o site é a única forma de fazer agendamento de benefícios previdenciários ou solicitações de dispensas de funcionários entre as empresas.

Aqui você aprende a usar a plataforma do empregador web para fazer o requerimento online do seguro desemprego, conferir oportunidades de trabalho e emprego ou, para os empresários, como usar o site para controlar o pagamento de benefícios previdenciários aos empregados. Tudo o que você precisará ter é o certificado digital.

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Como funciona o Empregador Web?

Anteriormente a digitalização dos serviços do Governo Federal, era uma correria com os documentos entre a empresa, contabilidade e Caixa Econômica Federal (Caixa) – instituição que validava o pedido e documentos para as empresas.

Com o uso do empregador web instituído oficialmente em 2015 é possível realizar todo o trâmite online, o único requisito é ter devidamente cadastrado o certificado digital  que valida a veracidade das informações da empresa. Somente quem tem o cadastro tem acesso às funcionalidades da plataforma.

No momento do cadastro da empresa, são solicitados alguns dados para gerar uma senha, que será solicitada todas as vezes que o Empregador Web for acessado.

O uso do Empregador é simples e rápido. Os sistema ainda conta com um suporte sobre o cadastro ou sobre o preenchimento do requerimento do seguro desemprego por e-mail ou telefone.

Como cadastrar no empregador web

Abaixo você confere o passo a passo de como fazer para cadastrar a sua empresa:

  1. O empregador preenche o requerimento do seguro desemprego pelo sistema, rapidamente, que envia os dados ao Ministério do Trabalho, desse modo já pode dar abertura no processo de seguro desemprego e agendar a audiência;
  2. Depois do envio do formulário, o trabalhador pode fazer o agendamento, pelo site do Ministério do Trabalho. Lá ele deverá escolher o estado, a cidade e o motivo do agendamento, nesse caso, a solicitação de seguro desemprego. Para cadastrar acesse o
    link https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf;
  3. Clique em “cadastrar gestor”;
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  4. Informe os dados;
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  5. Conclua o seu cadastro com uma validação que pode ser feita pelo e-mail ou número de celular;
  6. Acesse novamente a página inicial do empregador web;
  7. Basta fazer login inserindo o número do CNPJ e senha da web devidamente cadastrada.

Se o trabalhador tiver dúvidas, pode consultar a rede de atendimento do Ministério do Trabalho por telefone.

Quem tem direito à plataforma

A plataforma foi criada exclusivamente para os empregadores, mas, é claro, acaba beneficiando, também, os trabalhadores,já que o processo de requerimento do seguro desemprego ficou muito mais ágil do que era anteriormente.

Leva apenas alguns minutos para que o patrão preencha o formulário e não demanda mais correrias com a papelada.

Como usar o Empregador Web?

Empresas com e sem certificado digital podem acessar o Empregador Web, o fato é que sem certificado o acesso é bem restrito.

Os dados solicitados para o cadastro são:

  1. Razão Social, Inscrição Estadual, CNPJ, Endereço completo, Telefone;
  2. Dados do proprietário da empresa: CPF, Telefone, Senha e e-mail.

Se você não tem certificado digital na sua empresa, é possível comprar um em lojas de tecnologia, como Serasa Experian ou Certisign. Já mostramos aqui como fazer a consulta Serasa.

Como pode ver, para o fazer o cadastro é muito simples. Basta guardar a senha para acessar o sistema toda a vez que precisar enviar um requerimento de seguro desemprego.

No caso dos empregadores, será possível ter acesso aos seguintes serviços dentro da plataforma:

  • Consulta de obrigações trabalhistas;
  • Lista de funcionários e controle da folha de pagamento;
  • Conferência dos benefícios previdenciários dos empregados;
  • Processo de dispensa online.

Caso tenha qualquer dúvida pode consultar o manual oficial do usuário disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social.

Empregador Web - Como funciona? Como solicitar seguro desemprego pelos site?

Agendamento do seguro desemprego pelo empregador web – Passo a Passo

O requerimento de seguro desemprego online facilitou a vida do empregador e, também, dos trabalhadores, já que o processo ficou muito mais rápido.

Por meio da plataforma o procedimento ficou assim:

  1. O empregador entra na plataforma Empregador Web com sua senha;
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  2. Acessa o menu ” Requerimento”, clica em ” Cadastrar” e preenche o ” formulário de dispensa”;
  3. É necessário informar todos os dados do trabalhador que será dispensado, enviar e pronto;
  4. O sistema ainda tem a opção de imprimir o requerimento;
  5. No final, deve aparecer a mensagem ” operação realizada com sucesso”

O Empregador Web facilita o pedido de entrada de seguro desemprego para ambos os lados: do empregador, pois é um processo mais ágil, do trabalhador, pois não precisa fazer tantas correrias e do governo, pois é possível checar se realmente a pessoa tem direito a receber o benefício. Não deu certo? Então tente na nova plataforma de seguro desemprego.

O governo já teve inúmeros problemas com o pagamento indevido de seguro desemprego a trabalhadores que não tinham direito porque o cruzamento de dados não era eficiente. O Empregador Web veio para acabar com esse desencontro de informações.

 

Ainda restam dúvidas sobre a plataforma? Ligue para o 158, das 7:00h às 19:00h, de segunda à sexta-feira e deixe o seu comentário na página!

Vagas de trabalho e emprego

O empregador web também serve como uma plataforma de classificados em que os desempregados podem conferir vagas de emprego,  e se candidatar para empresas que queiram algum tipo de serviço. Ao deixar o seu currículo é possível angariar alguma entrevista de emprego. Para acessar esta aba basta fazer login com o seu número do PIS ou CEI que constam na sua carteira de trabalho.

Assim, há benefícios para o empregador pela facilidade em lidar com os trâmites de demissão e contratação de funcionários, enquanto para o trabalhador torna-se mais fácil fazer as solicitações e requisitos de programas que ele tem direito por lei.