Empregador Web – Como funciona? Tutorial do Cadastro e Requerimento Seguro Desemprego

O Empregador Web é um sistema desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para facilitar o gerenciamento de recursos humanos da empresa e dos trabalhadores, já que possibilita dar entrada no seguro desemprego, bem como controlar a folha de pagamento.

Ao centralizar todas as informações nesse portal, o Ministério do Trabalho te faz economizar formulários e tempo, afinal, todo o processo para requisição e contemplação de serviços se dá online, pela plataforma. Além disso, é uma forma muito mais segura pelo empregador de acessar pela internet dados pessoais, sem se preocupar se é necessários e seguros.

Com o acesso ao Empregador Web, há melhorias ao trabalhador, facilidade no envio de informações e também muito mais prático no momento de gestor do empregador, com todas as informações em sua disposição. Aqui você vai aprender a enviar informações, aprender o que pode ser feito direto ao sistema, quais são suas obrigações fiscais e o que é necessário para acessar site.

Serviços Empregador Web

Anteriormente a digitalização dos serviços do Governo Federal, era uma correria com os documentos entre a empresa, contabilidade e Caixa Econômica Federal (Caixa) – instituição que validava o pedido e documentos para as empresas.

Para pessoa jurídica (empresas)

  • Controlar pagamento de benefícios aos funcionários;
  • Controlar a contribuição previdenciária dos empregados;
  • Cálculo do seguro desemprego;
  • Gerenciamento dos recursos humanos;
  • Informações sobre a declaração de imposto de renda;
  • Pagamento do seguro desemprego.

Para pessoa física (trabalhadores)

  • Fazer agendamento do seguro desemprego 2019;
  • Conferir datas de pagamento do seguro desemprego;
  • Conferir quantidade de parcelas do seguro desemprego;
  • Conferir o calendário do seguro desemprego;
  • Acompanhar a habilitação do seguro desemprego;
  • Acompanhar as contribuições para a previdência social.

web seguro desemprego

Hoje o acesso ao seguro é muito mais fácil, tudo por meio da certificação digital, onde há novas regras, melhoria no momento de parcelas do calendário de determinados seguros, tudo que você já fazia, porém centralizado para que quaisquer que sejam as dúvidas do empregador, sejam resolvidas ali mesmo.

Tudo isso por meio da internet, onde você tem acesso ao desemprego agendamento, basta preencher requerimento, tudo sem ter que ir até os postos de atendimento, tudo é feito online de uma forma muito mais rápida, conectado à internet.

Como funciona o Empregador Web?

Com o uso do empregador web instituído oficialmente em 2015 é possível realizar todo o trâmite online, o único requisito é ter devidamente cadastrado o certificado digital  que valida a veracidade das informações da empresa. Somente quem tem o cadastro tem acesso às funcionalidades da plataforma.

No momento do cadastro da empresa, são solicitados alguns dados para gerar uma senha, que será solicitada todas as vezes que o web empregador for acessado.

O uso do Empregador é simples e rápido. Os sistema ainda conta com um suporte sobre o cadastro ou sobre o preenchimento do requerimento do seguro desemprego por e-mail ou telefone. Lá você sabe quais são suas obrigações como empregador, o que é preciso para uma consulta de saldo seguro, como agilizar atendimento, o acesso do sistema ao empregador fácil e também tabela de seguro.

Como cadastrar no empregador web

Abaixo você confere o passo a passo do cadastro gestor na plataforma:

  1. O empregador preenche o requerimento do web seguro desemprego pelo sistema, rapidamente, que envia os dados ao Ministério do Trabalho, desse modo já pode dar abertura no processo de seguro desemprego web e agendar a audiência;
  2. Depois do envio do formulário, o trabalhador pode fazer o agendamento, pelo site do Ministério do Trabalho. Lá ele deverá escolher o estado, a cidade e o motivo do agendamento, nesse caso, a solicitação de seguro desemprego. Para cadastrar acesse o
    link https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf;
  3. Clique em “cadastrar gestor”;
    empregador web seguro desemprego
  4. Informe os dados;
    web seguro desemprego cadastro
  5. Conclua o seu cadastro com uma validação que pode ser feita pelo e-mail ou número de celular;
  6. Acesse novamente a página inicial do empregador web;
  7. Basta fazer login inserindo o número do CNPJ e senha da web devidamente cadastrada.

Se o trabalhador tiver dúvidas, pode consultar a rede de atendimento do Ministério do Trabalho por telefone. Lá você pode saber como funciona o seguro, como o acesso digital é fácil, o que é empregador obrigação, veja quais itens prestar a atenção e como utilizar o sistema empregador rapidamente.

Quem tem direito à plataforma

A plataforma foi criada exclusivamente para os empregadores, mas, é claro, acaba beneficiando, também, os trabalhadores,já que o processo de requerimento do seguro desemprego web ficou muito mais ágil do que era anteriormente.

Leva apenas alguns minutos para que o patrão preencha o formulário e não demanda mais correrias com a papelada.

Como usar o web empregador?

Empresas com e sem certificado digital podem acessar o Empregador Web, o fato é que sem certificado o acesso é bem restrito.

Os dados solicitados para o cadastro são:

  1. Razão Social, Inscrição Estadual, CNPJ, Endereço completo, Telefone;
  2. Dados do proprietário da empresa: CPF, Telefone, Senha e e-mail.

Se você não tem certificado digital na sua empresa, é possível comprar um em lojas de tecnologia, como Serasa Experian ou Certisign. Já mostramos aqui como fazer a consulta Serasa.

Como pode ver, para o fazer o cadastro é muito simples. Basta guardar a senha para acessar o sistema toda a vez que precisar enviar um requerimento de seguro desemprego web.

No caso dos empregadores, será possível ter acesso aos seguintes serviços dentro da plataforma:

  • Consulta de obrigações trabalhistas;
  • Lista de funcionários e controle da folha de pagamento;
  • Conferência dos benefícios previdenciários dos empregados;
  • Processo de dispensa online.

Caso tenha qualquer dúvida pode consultar o manual oficial do usuário disponibilizado pelo Ministério da Previdência Social.

Empregador Web - Como funciona? Como solicitar seguro desemprego pelos site?

Validação de documentos para seguro desemprego

Quem quer cadastrar o seguro desemprego do funcionário precisará fazer a validação da documentação. Nesse caso basta seguir o seguinte passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do web empregador;
  2. Vá em “Menu” e clique em “Requerimento”;
  3. Clique em “Cadastrar formulário de dispensa”
  4. Preencha as informações;
  5. Finalize clicando em “concluir”;
  6. Na tela aparecerá a mensagem “operação concluída com sucesso”.

Agendamento do seguro desemprego no empregador web

O requerimento de seguro desemprego online facilitou a vida do empregador e, também, dos trabalhadores, já que o processo ficou muito mais rápido.

Por meio da plataforma o procedimento ficou assim:

  1. O empregador entra na plataforma Empregador Web com sua senha;
    web seguro desemprego cadastro
  2. Acessa o menu ” Requerimento”, clica em ” Cadastrar” e preenche o ” formulário de dispensa”;
  3. É necessário informar todos os dados do trabalhador que será dispensado, enviar e pronto;
  4. O sistema ainda tem a opção de imprimir o requerimento;
  5. No final, deve aparecer a mensagem ” operação realizada com sucesso”

O Empregador Web facilita o pedido de entrada de seguro desemprego para ambos os lados: do empregador, pois é um processo mais ágil, do trabalhador, pois não precisa fazer tantas correrias e do governo, pois é possível checar se realmente a pessoa tem direito a receber o benefício. Não deu certo? Então tente na nova plataforma de requerimento seguro desemprego 2019. 

O governo já teve inúmeros problemas com o pagamento indevido de seguro desemprego a trabalhadores que não tinham direito porque o cruzamento de dados não era eficiente. O Empregador Web veio para acabar com esse desencontro de informações.

Ainda restam dúvidas sobre a plataforma? Ligue para o 158, das 7:00h às 19:00h, de segunda à sexta-feira e deixe o seu comentário na página!

Vagas de trabalho e emprego

O empregador web também serve como uma plataforma de classificados em que os desempregados podem conferir vagas de emprego,  e se candidatar para empresas que queiram algum tipo de serviço. Ao deixar o seu currículo é possível angariar alguma entrevista de emprego. Para acessar esta aba basta fazer login com o seu número do PIS ou CEI que constam na sua carteira de trabalho.

Assim, há benefícios para o empregador pela facilidade em lidar com os trâmites de demissão e contratação de funcionários, enquanto para o trabalhador torna-se mais fácil fazer as solicitações e requisitos de programas que ele tem direito por lei.

Empregador web é confiável?

Sim, o empregador web conta com um sistema de segurança próprio, o Secure Socket Layer (SSL). O programa oferece total sigilo aos usuários e confiabilidade aos dados armazenados no site.

Sendo assim, a única instituição que conseguirá visualizar os dados informados na plataforma é você mesmo e o Ministério do Trabalho.