ENCCEJA 2016 – Inscrição, Como funciona, O que cai, Detalhes da prova

O ENCCEJA é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos que possui como órgão responsável o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Esse programa é direcionado para pessoas que não tiveram uma oportunidade de terminar os estudos na idade adequada e, com isso, não possuem o diploma do ensino médio e fundamental. É uma prova gratuita, onde não é cobrado nem a inscrição e nem o exame.

Saiba quando e como se inscrever no ENCCNEJA 2018. Confira!

Quem pode fazer a prova?

O ENCCEJA é um programa para jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos por algum motivo. Portanto, para quem quiser conquistar o diploma do ensino fundamental pelo ENCCEJA, é preciso ter 15 anos completos.

Já para quem quer realizar a prova para o ensino médio, é preciso ter pelo menos 18 anos de idade até a data de realização da prova. No dia do exame o candidato terá que apresentar um documento com foto.

Seja para o ensino fundamental ou o médio, não existe uma idade máxima realizar a prova.

Sobre as inscrições do ENCCEJA 2018

As inscrições são bem simples de fazer e para o ano de 2018, elas devem ser feitas pelo site oficial (http://enccejanacional.inep.gov.br). Todos os campos devem ser preenchidos com os dados pessoais do candidato, sendo nome, CPF e endereço. O processo é totalmente voluntário, sendo voltado para jovens e adultos de todas as regiões do país, seja Brasil ou exterior.

Após concluir sua inscrição, o candidato poderá conferir os detalhes de sua inscrição através do mesmo site, clicando na “página do participante” e fazendo seu login com seu CPF e senha.

O que cai na prova

Assim como os diferentes exames aplicados pelo INEP, O ENCCEJA é baseado no conceito Matrizes de Referência. Já no contexto de avaliações de larga escala, esse termo é utilizado para indicar habilidades e competências relativas á diferentes áreas de conhecimento adquiridas ao longo da escolarização.

Tanto a prova para o ensino fundamental e a prova para o médio, é composta de 30 questões objetivas em cada área de conhecimento, além da redação. Todas as questões apresentam 4 alternativas. A única diferença da prova do ensino médio e fundamental é a divisão dos conhecimentos devido ao grau de exigência dos níveis.

A estrutura da prova mudará de acordo com o nível (fundamental e médio). As matérias que compõem a prova são:

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Artes, Língua Estrangeira Moderna, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Pontuação mínima da aprovação

Para que o participante obtenha a certificação, ele deve alcançar uma pontuação mínima tanto na redação quanto na prova objetiva. É necessário alcançar 100 pontos de 200 de cada disciplina, ou seja, um aproveitamento de 50% da prova.

Para as pessoas que não atingirem a mínima exigida, elas poderão fazer novamente no ano seguinte. Além disso, é permitido solicitar um aproveitamento dos resultados das áreas que o candidato tenha sido aprovado no exame anterior. Em casos como esse, é exigida a declaração de Proficiência retirada na Unidade Certificadora e com isso comprovando a aprovação da disciplina para que possa ocorrer a eliminação no componente curricular.

Se você deseja terminar os seus estudos, essa é uma ótima alternativa. O ENCCEJA ajuda você a recuperar o tempo perdido dos estudos. Não perca tempo, procure saber mais sobre o programa e realize o seu sonho de concluir o ensino fundamental ou o ensino médio.

Os estudos são de extrema importante na vida de qualquer ser humano, e essa é uma grande oportunidade de expandir horizontes e se capacitar.Além disso, com um diploma em mãos o candidato poderá tentar um concurso de acordo com os seus níveis de ensino ou até mesmo ingressar em uma faculdade para realizar um sonho.

Fique ligado nas datas das inscrições do ENCCEJA 2018 e faça a sua. Mas lembre-se: estudar é essencial para conseguir bons resultados e consequentemente o seu diploma!