Encceja 2019 – Edital, Inscrições e Calendário

O Encceja é uma oportunidade criada pelo Governo Federal destinada as pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Fundamental e Médio, mesmo não sendo um programa tão conhecido, ele tem como objetivo avaliar os candidatos e conceder as certificações.

Encceja

A sigla Encceja se refere ao Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos. As provas são aplicadas em diversas cidades em todo o território nacional e até mesmo para brasileiros que moram no exterior.

A aplicação das provas ocorre através do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). E são distribuídas as habilidades e competências de acordo com o grau que se deseja obter, para o Ensino Fundamental, as provas são compostas por perguntas referentes a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (podendo escolher entre Inglês e Espanhol), Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia e as Ciências Naturais.

Já para as provas de Ensino Médio abordam os temas de Linguagens, Códigos, Redação, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e suas tecnologias. Ambas as provas contam com 30 questões objetivas de cada área e mais uma redação.

Quem pode participar do Encceja 2019?

O programa recebeu algumas mudanças nos últimos nãos, e portanto atualmente é destinado para um grupo específico: Jovens, adultos e adolescentes que querem ter o diploma de conclusão da educação, seja ele para o Ensino Fundamental ou Médio.

No entanto, é necessário que quem quer concluir o Ensino Fundamental é necessário ter completado 15 anos de idade até a data da prova; já para se obter a certificação do Ensino Médio é preciso ter 18 anos completos.

A inscrição do programa é totalmente gratuita e pode ser realizada de forma fácil e simples:

– Acesse a página do participante do Encceja 2019 no site:  enccejanacional.inep.gov.br/encceja

Encceja 2019

– No menu principal, clique na opção “inscrições”;

– Logo após, preencha o formulário com todos os seus dados pessoais, junto do nível que você deseja obter a certificação;

– Por fim, você pode conferir o local onde será realizado a prova.

Calendário de provas e resultados

Para os interessados, a data de inscrição começa no dia 15 de abril de 2019 e vai até o dia 26 de abril de 2019, às 23h59. As provas serão aplicadas no dia 04 de agosto, o ensalamento individual é disponibilizado na página do participante.

Os resultados levam geralmente em média 3 meses para serem divulgados, os mesmos podem ser acessados através do portal do participante, junto com todas as demais informações necessárias.