Enem 2017 – Veja mais

Uma das provas mais esperadas por todos os vestibulandos ou estudantes que queiram ingressar em uma boa faculdade, é sem dúvidas o tão temido Enem, mais conhecido como Exame Nacional do Ensino Médio.

Antigamente ele era realizado apenas para nivelar e ver qual era a média dos alunos e como funcionava o ensino médio aqui no Brasil, porém após muitas sabotagens e a falta de compromisso na hora de fazer a prova, ele ganhou suma importância em algumas universidades, onde somente via nota do Enem, você conseguirá uma vaga naquela instituição.

Existem também os benefícios do governo para quem não tem condições de ingressar em uma particular, como financiamentos e até bolsas integrais ou parciais, tudo isso baseando-se na nota do Enem.

Por isso, é necessário se preparar corretamente para essa prova e ficar de olho nas datas, inscrição e tirar suas dúvidas o quanto antes for necessário.

Enem 2017

Com toda a reforma política e institucional em que o Brasil está passando, muitas pessoas estão querendo saber qual será a situação do Enem diante de tudo isso.

Segundo algumas fontes, não haverá nenhuma mudança que afete diretamente o Exame, porém, outras dizem que ficará cada vez mais difícil para os estudantes que vão realizar a prova. O que importa e deve ser feito, independente do que acontecer é: estude bastante.

A prova é composta de 180 questões e uma redação, ela envolve as seguintes áreas de conhecimento e componente curriculares: Ciência Humanas e suas tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Ciências da Natureza e suas tecnologias (Química, Física e Biologia), Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias (Matemática).

enem-2017

As provas são realizadas em um final de semana, no sábado e no domingo, geralmente acontecem no mês de Novembro, assim como a versão 2016, que é no dia 5 e 6 de novembro.

No primeiro dia, a prova tem duração de 4 horas e 30 minutos e estão incluídas as matérias de: Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

No segundo dia, a prova tem uma hora a mais de duração, tempo designado necessário para se fazer a redação, portanto, são 5 horas e 30 minutos, as matérias do domingo são: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Lembre-se que os portões dos locais de provas designados abrem exatamente ao 12h e são fechados pontualmente a 13h. A prova inicia-se 13h30 nos dos dias, você só poderá levar o caderno de questões caso fique até 30 minutos antes do final da prova.

O resultado do Enem é divulgado meses após a realização da prova, ele geralmente está disponível no mês de janeiro.

Para poder acessar seu resultado individual e ver em qual instituição você terá a oportunidade de ingressar com a nota, é preciso que tenha os dados da sua inscrição, que incluem seu CPF e sua senha, lá estarão sua nota individual e a avaliação da sua redação também.

O gabarito oficial do Enem é divulgado uma semana após a prova, porém, muitos sites de ensino, colégios e professores realizam as questões e divulgam na internet os resultados corretos, o que já é uma base para você ver como foi seu desempenho na prova.

Inscrição 2017

enem-2017-1As datas de inscrições e da prova da prova de 2017 ainda não foram divulgadas, elas serão confirmadas oficialmente pelo Inep, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira.

Porém, se for seguido o padrão das versões anteriores, provavelmente as datas serão divulgadas no mês de Abril, assim como as inscrições começaram na segunda semana de Maio.

Por isso, é preciso sempre estar atento as mídias, site oficial do Enem ou o próprio Facebook da página Oficial do Exame, a primeira parte para você ingressar na instituição desejada, é realizar a inscrição corretamente, pois caso você perca o prazo ou esqueça de algum dado importante, a chance de não poder realizar a prova é grande.

Quem pode fazer o Enem?

Se você está com dúvidas em relação sobre quem pode fazer o Enem ou se existem restrições, fiquem sabendo que qualquer pessoa pode fazer a prova, mas vale lembrar que ele foi feita para avaliar como está o ensino médio nas instituições brasileiras.

O valor da inscrição do Enem é de R$ 68, essa cobrança é gerado no ato da inscrição e tem como nome GRU – Guia de Recolhimento da União, é por meio dela que sua inscrição será efetivada, ela pode ser reimpressa durante todo o período das inscrições, caso ela não seja paga, sua inscrição não será validada.

Algumas pessoas ficam isentas do pagamento dessa taxa, estão entre elas:

Participantes que estiverem concluindo o ensino médio em escolas públicas, nesse caso a taxa é automaticamente excluída do sistema na hora da inscrição.

Aqueles participantes que pertencem a família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica, devem solicitar a isenção da taxa no sistema na hora da inscrição, declarando assim, carência. Caso essa solicitação não seja aceita, você deverá realizar o pagamento da taxa.

Para você saber se sua inscrição foi aprovada, é preciso acompanhar a situação desta pelo site enem.inep.gov.br/participante, lá você ficará por dentro de tudo que está acontecendo.

Qual a importância do Enem?

Como já dito acima, você vai precisar do Enem caso queira concorrer a algum benefício do governo, como o Prouni ou FIES. Algumas instituições só realizam a seleção via nota do Enem.

Muitas delas usam sua nota do Enem via SiSu, outras combinam sua nota do Exame com a nota do próprio vestibular, ficando cada vez mais seletivo e difícil de entrar.

Sua nota do Enem também servirá de base na hora de tentar um Ciências Sem Fronteiras, pois você também passará por uma peneira de seleção.

Como se preparar?

Uma das dúvidas mais comuns para aqueles marinheiros de primeira viagem que vão realizar a prova.

Treine: uma dica muito importante é que você realize a prova antes de fazer a versão oficial, faça como treineiro, você faz a prova sem o compromisso de ter que passar, conseguirá “sentir” como funciona o procedimento, já saberá como a inscrição é feita e todo o procedimento, irá ver quais as áreas você tem mais aptidão e estudar para aquelas em que sentiu mais dificuldade. Com essa avaliação individual, na sua prova do Enem oficial você se sentirá muito mais seguro, capaz e calmo, pois já estará preparado para o que der e vier.

Simulados: faça o uso dos simulados na internet e realize as questões das provas passadas do Enem, é uma boa maneira de se preparar para a prova, afinal, as questões que virão provavelmente vão seguir a mesma linha das provas anteriores, o que não será nenhuma surpresa para você na hora do teste.

Verifique o local: parece uma instrução simples, porém, verifique qual é o local em que você irá realizar a prova, veja qual a distância, tempo que leva em média e procure sair com antecedência de casa, você não vai querer perder a prova por ter chegado alguns minutos atrasado, não é mesmo? Veja o endereço correto, pois muitas instituições possuem mais de um campus, o que pode confundir e te fazer perder tempo.

enem-2017-2

Regras do Enem: leve a documentação necessária como documento com foto e o comprovante de inscrição e ensalamento do Enem, são permitidos somente o uso de caneta esferográfica com tinta preta e tubo transparente, o uso de aparelhos celular ou eletrônicos é proibido, você deverá colocar esses pertences no saquinho com lacre que será fornecido no início da prova.

Itens proibidos: são alguns dos itens proibidos durante a prova do Ene, entre eles: lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, fone de ouvido, gorro e similares e portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Caso esteja portando esses objetos, eles deverão ser mantidos sob a cadeira armazenados no porta-objetos.

Cartão Resposta: Fique atento na hora de realizar o preenchimento das suas respostas corretas no cartão resposta: o participante deve marcar no cartão-resposta a cor correspondente da capa do seu caderno de questões. A frase que estiver em destaque deve ser escrita no cartão resposta. Todas as respostas, da parte escrita e objetiva, devem ser passadas para a folha do  cartão-resposta e folha de redação, que serão entregadas para o aplicador da sala ao término do exame. Somente serão corrigidas as redações transcritas na folha de redação e as questões marcadas com apenas uma resposta, sem emendas ou rasuras, no cartão-resposta.

Água e alimentos: são permitidos durante a realização da prova, porém, retire-os das embalagens e na água, tire o rótulo, deixando-a na embalagem transparente, caso contrário, tudo isso pode ser motivo necessário para causar a sua expulsão na hora da prova.

Com todas essas explicações e dicas, você só tem que estudar e saber o conteúdo na hora de realizar a prova. Fique calmo e dê o seu melhor.