Enem 2019 – Guia Completo com Tudo que Você Precisa Saber

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como Enem, foi criado em 1998 pelo Governo Federal. Inicialmente, o objetivo era avaliar a qualidade do ensino no país. Entretanto, o Ministério da Educação achou uma brecha para usar o exame para um bem maior, pois foi elencado como a melhor maneira de ingressar no ensino superior. Então, foi estabelecido que, com a nota atingida na prova, os estudantes poderiam ingressar em uma universidade.

A princípio, apenas algumas universidades particulares aceitavam a nota do Enem como processo de seleção. Posteriormente, com o surgimento do Programa Universidade para Todos (PROUNI) e a necessidade de um bom desempenho no Enem para garantir esta bolsa, houve uma grande procura, sendo que em 2005 aproximadamente 3 milhões alunos realizassem a prova.

enem 2019

A proposta atual é que o Enem seja a única forma de ingresso nas universidades públicas. A cada ano que passa mais alunos tem buscado nesse exame a oportunidade democrática de concorrer a uma vaga em uma universidade de boa qualidade. Com isso ele vem ganhado credibilidade entre as Instituições de ensino superior e grande parcela utiliza a nota total do Enem, ou uma porcentagem no processo seletivo.

Como funciona a prova do Enem?

Até 2016, o exame ocorria em apenas um final de semana (sábado e domingo), contudo, a partir de 2017 ele adquiriu um novo formato e passou a ser em dois finais de semana, melhor dizendo, dois domingos consecutivos.

A prova tem um total de 180 questões, que são dividas nos dois dias de exame, mais a redação, que ocorre no primeiro domingo.

O Enem aborda quatro vertentes de conhecimento, dentro delas: Ciência Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

ATENÇÃO! É muito importante que você chegue no horário estipulado, pois não são tolerados atrasos. Os portões abrem 12h e são fechados 13h.

Quem pode Fazer Enem?

Todos os brasileiros podem realizar o Exame Nacional de Ensino Médio. Mais especificadamente:

  • Ser estudante do ensino médio;
  • Pessoas que já concluíram o ensino médio.

Também existem alguns pré-requisitos para realizar a prova, como:

  • Possuir o documento de identificação (RG e CPF);
  • Estar realizando o Ensino Médio ou já ter concluído;
  • Ter uma residência fixa;
  • Ter pago a taxa de inscrição (R$83,00).

Como Se inscrever?

A inicialização das inscrições não têm uma data fixa para todos os anos, por isso é importante você estar sempre ligado na publicação do edital para se informar sobre o período de inscrição e a data da prova. Mas o processo para se inscrever é sempre o mesmo, então veja o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente, acesse o site do INEP; http://www.enem.inep.gov.com.br/
  • Preencha algumas informações básicas, como documento de identificação;
  • Após preencher a primeira fase, é necessário informar se você possui alguma condição especial;
  • Adiante, escolha entre Inglês ou Espanhol para ser seu idioma de língua estrangeira na prova;
  • Por último, é necessário preencher algumas informações sobre renda.

Onde pode ser Utilizada a nota do Enem?

Com a nota do Enem, você pode ingressar em diferentes universidades, por diferentes programas, como:

  • Ingressar em uma faculdade particular pelo Prouni;
  • Financiar sua faculdade pelo Fies;
  • Ganhar a oportunidade de entrar em uma universidade pública pelo Sisu;
  • Entrar em uma universidade privada sem realizar o vestibular.

Por onde eu posso estudar para o Enem?

Hoje em dia, com o avanço da internet, existem milhares de conteúdos que são preparados exclusivamente para o Enem, em que são desde apostilas até vídeos no Youtube. Veja abaixo alguns sites e blogs que oferecem um material completo para você se dar bem na prova.