Esaj CE – Consulta Processual. Como Funciona? Site Oficial e Contatos

Quem tem processos judiciais sabe o quanto é importante estar sempre por dentro das decisões do processo, sejam os advogados ou cidadãos. Para tornar as consultas mais rápidas e agilizar os trâmites processuais foi criado o Esaj CE, um programa no site do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará.

Se você quer saber mais informações sobre o Esaj CE continue lendo o artigo e saiba como funciona e também como acessar.

Esajce

Explique como funciona a E-saj

Como já foi mencionado acima, esse é um programa criado dentro do site do Tribunal de Justiça do Ceará, facilitando para os trabalhadores do setor judiciário e advogados efetuar as consultas e tarefas com muito mais agilidade.O legal é que qualquer cidadão pode acessar para saber sobre o andamento de processos, sem a necessidade de fazer um cadastro. Somente os processos que correm em segredo de justiça não podem ser acessados, as informações de outros processos podem ser lidas na página do portal de Justiça do Trabalho do Ceará, tanto nos que são de primeiro, como de segundo grau, ou seja, os processos de esfera estadual.

Também é possível fazer outros tipos de consultas, confira todas elas abaixo:

  • Consultas Processuais;
  • Custas Processuais;
  • Consultas de Jurisprudência;
  • Diário da Justiça Eletrônico;
  • Consulta da Pauta de Julgamento;
  • Peticionamento Eletrônico de 1º Grau;
  • Conferência de Documento Digital;
  • Peticionamento Eletrônico de 2º Grau – Tribunal de Justiça;
  • Consulta de Julgados de Primeiro Grau;
  • Intimações e Citações On-line;
  • Peticionamento Eletrônico de 2º Grau – Turmas Recursais;
  • Push.

Benefícios do Esaj MG

O maior benefício do Esaj CE é que qualquer pessoa pode ter acesso, não apenas os advogados ou trabalhadores da justiça, basta ter o número do processo para fazer a busca de forma fácil e segura, sejam casos de primeira ou segunda instância.

Como usar

Para usar os serviços é preciso acessar o site no link: Esaj, clicar em qual processo você quer fazer a consulta se no de 1º grau ou no de 2º grau. Ao clicar no processo escolhido vai abrir uma outra página onde você deverá informar o número do processo, clicar em não sou um robô, depois em “Pesquisar”. Logo abrirá a página com o processo e todas as informações que você precisa saber.

E-Saj MG

ESAJ3

O E-Saj MG é uma página que oferece inúmeros serviços relacionados à justiça facilitando as informações para os interessados.  Essas informações são relacionadas a processos judiciais no estado de Minas Gerais para que os cidadãos possam fazer consultas. Além das consultas a plataforma também oferece o envio de documentos para que os trâmites processuais possam ser realizados com mais agilidade sem ter a necessidade de se dirigir até um fórum.

Como funciona

Muitos dos serviços oferecidos não exigem a necessidade de fazer um cadastro, os serviços não são cobrados, isso mesmo, eles são gratuitos, mas se o cidadão desejar ter acesso a todos os serviços de forma mais ampla é preciso efetuar um cadastro.

Benefícios do E-Saj MG

São muitos os benefícios oferecidos pela plataforma judicial, entre os mais importantes destacamos os seguintes:

  • É possível transferir processos judiais que ainda estão em andamento podendo ter acesso às informações com agilidade e segurança;
  • As informações podem ser obtidas com facilidade relacionadas as decisões do processo, de maneira a possibilitar com antecedência novas decisões a serem tomadas;
  • Os documentos relacionados ao processo podem ser enviados pela internet, sem a necessidade de se dirigir até o fórum.

São inúmeros serviços oferecidos confira

Os serviços oferecidos beneficiam a população de Minas Gerais, bem como aos servidores do poder público do estado, são eles:

  • Consulta de Processos: um dos serviços que mais é usado pelos cidadãos comuns viabilizando informações sobre processos e consultas;
  • Plush: oferece mais praticidade para acompanhar o processo enviando por e-mail as atualizações. Para receber não é preciso entrar no E-Saj MG;
  • Certidões: o cidadão tem a facilidade de verificar as certidões judiciais se são autenticas ou não.

Como acessar

Para ter acesso basta ter internet e o site: http://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/servicos/, depois que acessar irá abrir uma página onde o cidadão deverá informar o tipo de serviço que deseja, depois clique em filtrar, depois é só ir seguindo o passo a passo de acordo com o que a página informa.