Extrato Previdência Social – Serviços, Consultas de Extrato e Contatos

A Previdência Social é definida como uma rede de proteção para trabalhadores e suas respectivas famílias, ou seja, é um seguro social que beneficia aqueles que são segurados (para quem contribui com a previdência).

Por ser uma instituição pública, a Previdência Social tem como finalidade reconhecer e conceder direitos aos segurados, como em casos de doenças e acidentes, assim como na aposentadoria, por exemplo.

Entenda quais são os principais serviços da Previdência Social, como acessá-los, como ter acesso ao extrato da Previdência Social e os meios de contato com essa organização.

Principais serviços da Previdência Social

Extrato da Previdência Social2

A Previdência Social é lembrada por estar ao lado do segurado em variadas situações durante a vida. Por isso, seus serviços estão relacionados às aposentadorias, aos benefícios para a família e benefícios por incapacidade.

Confira quais são os principais serviços da Previdência Social e quem tem direito a cada um deles:

  • Aposentadoria especial: trabalhador (com exceção do doméstico) que consiga comprovar a efetiva exposição a agentes físicos, biológicos, químicos ou associações de agentes que prejudicam a saúde;
  • Aposentadoria por idade: todos os segurados;
  • Aposentadoria por invalidez: todos os segurados;
  • Aposentadoria por tempo de contribuição: todos os trabalhadores, excetuando-se aqueles que contribuem pelo Plano Simplificado, com alíquota reduzida;
  • Auxílio-Acidente: empregado (até o doméstico), trabalhador avulso e segurado especial;
  • Auxílio-Doença: todos os segurados;
  • Auxílio-Reclusão: dependentes dos segurados;
  • Pensão por Morte: dependentes dos segurados;
  • Salário-Família: empregado (inclusive o doméstico) e trabalhador avulso;
  • Salário-Maternidade: seguradas e segurados em casos específicos.

Para acessar todos esses serviços, é necessário que você agende um horário em uma das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para que você realize um atendimento personalizado conforme o serviço desejado.

O importante é que você confira quais são os documentos necessários para o dia do seu atendimento – você pode visualizá-los através do próprio site do INSS, no link citado a seguir: https://www.inss.gov.br/beneficios/.

Para fazer o seu agendamento, o acesso é por meio de outro link. Siga as instruções para agendar o seu atendimento, por meiodessa página e realizando as orientações existentes: https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento/.

Após clicar em “Agendar”, você será direcionado (a) para a Central de Serviços Meu INSS. Esse instrumento possibilita o acesso às informações e serviços relacionados aos benefícios oferecidos pelo INSS.

Note que o acesso é só feito caso você tenha um cadastro. Ele é bastante simples: acesse o link: https://autenticacao.dataprev.gov.br/autenticacao/ e preencha os dados solicitados até concluir o processo. Logo que terminar, você estará apto (a) a consultar o extrato e visualizar os outros serviços disponíveis pelo Meu INSS.

Consulta Extrato Previdência Social

Extrato da Previdência Social

Como dito, a consulta de seu extrato da Previdência Social é possível através da Central de Serviços Meu INSS.

Através do site https://meu.inss.gov.br/central/#/, você pode clicar no menu “Extrato Previdenciário (CNIS)”, exigindo que você faça o login ou cadastro, para que a página gere um relatório com seus dados cadastrais e todos os seus vínculos empregatícios, juntamente com as contribuições previdenciárias.

Caso queira visualizar o extrato de pagamento de algum benefício que recebe (como aposentadoria por idade, auxílio-doença, entre outros), você pode clicar em “Extrato de Pagamento de Benefício” no mesmo menu.

Se você não tiver interesse em consultar seu extrato da Previdência Social via internet, basta realizar um agendamento em uma unidade do INSS de seu município para que o seu atendimento seja fácil e rápido. Aproveite para atualizar os seus dados cadastrais!

Contatos da Previdência Social

A Previdência Social conta com uma Ouvidoria para um pós-atendimento ao cidadão, isto é, aquela pessoa que já teve contato com o INSS ou com o Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS) e deseja realizar algum elogio, reclamação, sugestão, denúncia ou outra solicitação acerca dos serviços prestados.

Para fazer isso, acesse: https://www.inss.gov.br/ouvidoria/ e clique em “Cadastrar ou Consultar Manifestação”.

Além disso, você ainda tem como possibilidade de registrar sua manifestação por meio do telefone da Central de Atendimento: 135 – sendo que o horário de atendimento é feito de segunda-feira a sábado, das 7 horas às 22 horas (horário de Brasília).

Outra maneira de entrar em contato com a Previdência Social é por correspondência, muito embora essa prática já esteja bastante em desuso. O atendimento presencial do INSS fica em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, pois vincula-se ao Ministério da Economia.

Confira, também, como consultar a minha Previdência Social?