FIES 2017 – Informe-se aqui

Um dos momentos mais esperados para todos os alunos que estão na transição entre ensino médio e ensino superior é conseguir passar nas instituições desejadas e o mais importante, conseguir arcar com os valores altos da educação brasileira.

Para conseguir algum benefício do governo que “alivie” as altas mensalidades das instituições particulares, é preciso fazer uma boa prova no Exame Nacional do Ensino Médio, conhecido comumente como ENEM, assim as chances de ProUni, SiSu e Fies aumentam e muito. Esses são alguns dos benefícios do governo para incentivar a educação e a formação dos jovens em cursos de ensino superior, por isso, procure usar delas caso seja necessário.

O Fies é destinado para jovens que querem estudar em instituições privadas, porém, não conseguiram arcar com os valores das mensalidades, por isso, o financiamento por parte do governo, que será pago mais tarde após a conclusão final do curso do ensino superior.

Se você quer saber mais sobre como vai funcionar o Fies 2017, continue lendo o texto e tenha todas as informações que precisa saber.

Fies 2017

Caso você que já esteja estudando em uma instituição privada ou vai ingressar em uma, fique atento nos meses de Janeiro e Junho, é o período em que as inscrições serão abertas para concorrer os benefícios do Fies 2017.

fies-2017

Para concorrer as vagas do Fies, é necessário estar dentro dos seguintes pré requisitos:

  • Não ter concluído o curso de ensino superior
  • Ter participado do ENEM a partir de 2010
  • Ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de no máximo até 2,5 salários mínimos.
  • Ter nota igual ou superior a 450 pontos e redação com nota acima de zero na prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

É preciso realizar o cadastro no site do Fies, por meio do link a seguir: http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/usuario-login

Lá você deve clicar em “Primeiro Acesso? Clique Aqui”, colocar seu CPF, data de nascimento e responder o código de segurança corretamente.

Você precisará preencher todos os seus dados corretamente e responder o questionário, onde as perguntas são feitas para filtrar e definir qual o seu percentual de financiamento possível.

fies-2017-1

Se caso o estudando for aprovado na seleção do Fies, ele tem direito a escolher o curso, turno e instituição e verificar diariamente se sua nota do Enem lhe dá a oportunidade de ingressar do desejado, baseando-se nas notas de corte em que o Fies divulga diariamente.

Essas notas de corte são baseadas nas notas médias dos inscritos nos cursos, o que serve para precaver o aluno da impossibilidade de cursar o que foi selecionado, com a chance de mudar de instituição, curso e turno para ver no que se encaixa com mais certeza a nota do indivíduo para assim, garantir a tão desejada vaga.

Resultado

O resultado do Fies geralmente é divulgado alguns dias após o término das inscrições,  após a divulgação, os selecionados precisam correr atrás de toda a papelada da instituição escolhida, comprovar a situação perante o SisFies para que sua vaga seja preenchida corretamente. Do caso contrário, perde-se a vaga.

Quando isso acontece, aquelas pessoas que não foram aprovadas na primeira chamada, tem a oportunidade de preencher a vaga dos desistentes, que é divulgada como a segunda chamada do Fies.

Fui aprovado, e agora?

Ao ser aprovado no Fies e conseguir assim a sua vaga na instituição tão desejada, é necessário ficar atento aos pagamentos trimestrais das taxas correspondentes aos juros do financiamento.

Fique atento pois geralmente um boleto referente ao Fies é emitido logo após tudo estar corretamente acertado entre você, a instituição e o governo.

Pagamentos

fies-2017-2Ele será enviado pela maneira que você escolheu na hora de preencher seu cadastro: pelos Correios ou pela internet, por isso, fique atento na hora de registrar seu endereço corretamente ou o e-mail de contato. Caso mude de endereço ou de endereço eletrônico, não se esqueça de alterar seus dados de cobrança do Fies.

Caso você deixe de pagar essas pequenas taxas trimestrais que variam de R$ 40 ou R$ 50, você fica suscetível a perder o benefício do governo.

O boleto pode ser pagado via internet, pelo banco em que você tem cadastro, nas agências bancárias respectivas, caixas automáticos, desde que o pagamento seja realizado até a data de vencimento do boleto.

Se caso o seu banco de cadastro seja a Caixa Econômica, você tem a opção de pagar os boletos em uma lotérica ou também pelo débito automático disponibilizado pelo cartão de débito, onde você programa um determinado dia para o pagamento ser debitado automaticamente e não precisar ir até um banco para pagar o valor referente. É uma opção válida para quem não é muit responsável na hora de pagar as contas e também quer evitar filas ou ter que sair de casa.

E se eu perder o boleto?

Caso você perca o seu boleto, não chegue em sua casa ou você lembrar de pagar no último dia da data, não se preocupe, você pode tirar a segunda via pela internet sem nenhum custo adicional, é só acessar o site a seguir e solicitar a segunda via: http://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp

E boleto atrasado?

No caso do boleto atrasado, procure pagar ele o quanto antes para não perder o seu benefício, o processo é o seguinte?

Procure a agência do seu banco cadastrado na hora em que assinou os papéis do Fies, somente lá você conseguirá quitar a devida dívida.

Você pode entrar em contato pelo banco via telefone ou indo direto até a agência.

Caso o banco escolhido possua atendimento online, é uma maneira mais fácil e confortável de acertar a dívida, procure acessar o site e veja se há algum outro pagamento pendente.

Tente se programar corretamente para pagar os valores em dia, pois quando o boleto está atrasado, é necessário arcar com as taxas e juros correspondentes ao atraso.

Vale a pena ressaltar que essas parcelas que você está pagando, são referentes as taxas de juros de financiamento do governo, você só começará a pagar a faculdade efetivamente, depois do fim do período de carência.

fies-2017-2

Ainda não entendeu? Veja mais:

O Fies é dividido em 3 fases:

A fase de utilização, é quando você paga essa taxa de juros do financiamento durante todo o tempo de curso até você se formar.

A fase de carência vale durante 1 ano e 6 meses após a sua finalização do curso, você continuará pagando a taxa dos juros e é o tempo destinado para você se organizar para iniciar o pagamento referente ao preço da sua faculdade.

Após isso, você entra na fase de amortização, onde você começa a quitação da sua dívida com o governo. Esse saldo é parcelado em até 3 vezes a data do tempo do seu curso, ou seja, se seu curso tem 5 anos de duração, você terá 15 anos para terminar de quitar a sua dívida com o Fies.

Aditamento

Para você que conseguiu a vaga no Fies, fique atento ao prazo e datas do Aditamento.

Para quem não sabe o que o aditamento significa, é um processo que acontece duas vezes ao ano que tem como finalidade de renovar seu contrato com o Fies. A cada final de semestre, você precisa realizar a renovação do contrato do Fies para conseguir obter esse benefício até a conclusão do seu curso.

O aditamento é dividido em duas opções:

O aditamento simplificado, que não entra nenhuma alteração cadastral básica, como endereço, e-mail, informações da instituição, carga horária e outras informações básicas. Só é necessário renovar a informação sobre o valor da mensalidade, que normalmente tem reajuste a cada semestre. O aluno tem o prazo de 20 dias para fazer a solicitação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento, a CPSA, que é dentro da instituição.

fies-2017-3

Há também o aditamento não simplificado, que acontece quando os alunos precisam realizar alterações ou correções de dados cadastrais no contrato do financiamento, se esse for o seu caso, é necessário que você faça o reinicio do processo de aditamento, você precisará do seu número do CPF, senha do programa e os dados do sistema.

Você pode ter mais informações sobre como fazer o aditamento e como preencher os dados corretamente pelo site do Fies: http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/principal

Ou acompanhe a nossa matéria sobre como funciona o aditamento do Fies, aqui: http://www.ansocial.com.br/aditamento-fies/

Informações Importantes

As datas oficiais do Fies 2017 ainda não foram divulgadas, por isso, procure sempre estar atualizando a página oficial do Fies ou fique por dentro dos portais de notícia, é importante estar atento para não perder a data de inscrição, pois só acontece duas vezes por ano, o que pode te tirar a chance de ingressas na tão desejada universidade.

O aconselhável é que a cada início o fim do semestre, você fique atento ao que deve ser realizado no Fies, se você quer ser beneficiado por ele, não esqueça a inscrição, e se você já faz uso dele, procure sempre estar vendo os aditamentos, fazer os pagamentos na data correta sem deixar nenhum valor pendente, isso pode ocasionar na sua perda do benefício.