O que é Guia DAE Simples Doméstico?

Você já ouviu falar no DAE? Ele é um documento gerado pelo Módulo Doméstico do eSocial que permite ao empregador arcar com todos os tributos trabalhistas de uma só vez. É importante saber como ele funciona e como emiti-lo corretamente. A seguir você tem acesso a essas informações.

Guia DAE Simples Doméstico O Que É?

O que é Guia DAE Simples Doméstico?

O Documento de Arrecadação do eSocial, como é chamado, é uma guia de pagamento do trabalhador. Essa guia contém todos os tributos que devem ser pagos ao trabalhador, pelo seu empregador, em um único local. Dessa forma, fazendo o pagamento do DAE, o empregador arca com diversos tributos e garante os benefícios trabalhistas do seu funcionário.

Nessa guia há o valor que deve ser pago por vários tributos, além do FGTS, de acordo com o salário do funcionário. O DAE é emitido pela internet, pelo Módulo Doméstico do eSocial e isso deve ser feito somente pelo empregador.

Guia DAE Simples Doméstico Como Funciona?

Em cada guia do DAE Simples Doméstico o empregador irá arcar com 8% de contribuição patronal previdenciária, 0,8% do seguro contra acidentes de trabalho, 8,0% de FGTS e 3,2% de indenização compensatória. Há ainda, valores que são retirados do salário do funcionário, como até 11% de contribuição previdenciária e imposto sobre a renda pessoa física, se incidente.

Emitindo a guia, o pagamento deve ser efetuado até o prazo pelo empregador, que deve pagar usando o seu próprio dinheiro, fora os valores que podem ser retirados do salário do funcionário. A cada mês, uma nova guia deve ser emitida pelo site.

Guia DAE Simples Doméstico Onde Emitir?

O que é Guia DAE Simples Doméstico?

A guia DAE deve ser emitida diretamente pelo site http://portal.esocial.gov.br/. O empregador deve clicar em “Acesse Aqui” e informar o CPF, senha e o código de acesso. Dentro do sistema é preciso clicar na opção “Dado de Folha/Recebimento e Pagamentos”.

Em seguida, clique no mês desejado e você poderá ver informações sobre todos os seus funcionários. Você já terá o valor do salário e bastará preencher a informação do dia de pagamento. Por fim, clique em “Encerrar Pagamentos”. Você verá um demonstrativo do que será recolhido; confira tudo e clique em “Confirmar”. Por fim, clique em “Emitir Guia” e depois em “Emitir DAE”. Você poderá baixar o documento para o seu computador e imprimi-lo para efetuar o pagamento.

Emitir a DAE é extremamente simples, rápido e fácil. Siga nossas instruções acima e você conseguirá com sucesso.