O que é hipoteca? Como fazer a minha?

Hipoteca nada mais do que uma modalidade de empréstimo, em que é oferecido um imóvel como garantia em troca de dinheiro. Geralmente, quem precisa de um grande valor monetário realiza esse tipo de transação.

Nos Estados Unidos, a hipoteca é uma forma de empréstimo muito utilizada, com o objetivo é conseguir pegar um bom valor emprestado, com juros bastante baixos e longo prazo de pagamento.

No Brasil, além da hipoteca, existe outra modalidade conhecida como “empréstimo com garantia de imóvel”, que segue a mesma linha de oferecer um imóvel como garantia.

No entanto, elas não significam a mesma coisa, pois, na hipoteca, o imóvel continua no nome do devedor, enquanto que no empréstimo com garantia de imóvel, o proprietário deve transferir o bem para a instituição financeira, até que a dívida seja paga.

A hipoteca, no Brasil, envolve bastante barreiras legais, por isso, é importante avaliar bem essa modalidade de empréstimo.

Como funciona uma hipoteca?

O que é hipoteca? Como fazer a minha?

Proprietários de imóveis, seja casa ou apartamento quitado, podem negociar o seu bem como garantia em troca de empréstimo. Caso o proprietário não quite o débito junto ao banco, ele perde o imóvel.

As instituições bancárias que atuam com essa modalidade trabalham com juros bem menores do que os empréstimos convencionais, por isso é bastante atrativo para quem precisa de um grande valor.

Os interessados em fazer uma hipoteca devem procurar uma instituição bancária, para avaliar o pedido. Eles farão uma vistoria no imóvel e irão examinar toda a documentação dele e do proprietário, para saber se não há nenhum tipo de pendência, inclusive na Receita Federal.

Se o proprietário está sem nenhuma pendência, o banco poderá liberar o dinheiro combinado, lembrando que, em caso de não pagamento do empréstimo, a Instituição bancária poderá solicitar a posse do imóvel.

Benefícios da hipoteca

Em algumas situações, esse tipo de modalidade de empréstimo pode ser uma grande saída, em especial para: ampliação das atividades empresariais, reforma da casa e pagamento de dívidas onerosas.

Os benefícios da hipoteca abrangem:

  • O valor emprestado pode ser mais alto do que os empréstimos convencionais;
  • Os juros cobrados são menores;
  • O prazo de pagamento é bastante longo, podendo chegar a 30 anos.

Quais os riscos de fazer uma hipoteca?

Como nem tudo são flores, os riscos de fazer uma hipoteca devem ser levados em conta, afinal, é um comprometimento de anos com a Instituição Bancária, no qual, todos os meses, o solicitante terá parcelas a pagar.

Por algum motivo, sempre haverá possibilidade de não honrar o contrato e não conseguir pagar as parcelas mensais. No caso da hipoteca, não serão somente as cobranças incômodas, mas também a ordem imediata de despejo, já que, nessa modalidade, basta apenas 1 parcela vencida para a expulsão do imóvel acontecer.

Antes de fazer uma hipoteca, é essencial avaliar os riscos e buscar outras formas de conseguir linhas de créditos com juros menores, sem a necessidade de dar o imóvel como garantia.

Lembrando que a hipoteca é uma opção somente para pessoas que precisam de uma grande quantia de dinheiro, pois não vale a pena arriscar um bem, caso não tenha um plano para utilização desse valor.

Locais que realizam esse tipo de transação?

As pessoas interessadas em fazer uma hipoteca devem procurar as grandes Instituições Financeiras. No Brasil, os seguintes bancos trabalham com essa modalidade de empréstimos:

O ideal é que o proprietário do imóvel faça uma pesquisa em todas as instituições, para conhecer as taxas de juros, o regulamento e realizar uma simulação da hipoteca, pois cada banco trabalha com uma margem diferente. Dessa forma, é possível tomar uma decisão acertada sobre esse procedimento.

Os documentos necessários para fazer uma hipoteca são: CPF, RG, Comprovante de estado civil, comprovante de renda, comprovante de residência e matrícula do imóvel. As exigências podem mudar de acordo com a Instituição Financeira, mas, no geral, são essas mencionadas acima.

A hipoteca é um passo arriscado, afinal, você estará colocando o seu imóvel em jogo. Por isso, é importante ter planejamento e certeza que poderá pagar as parcelas da dívida mensalmente, sem atrasos.