O que é a ID Jovem? Veja como cadastrar-se e quem tem direito

O Id Jovem, ou Identidade Jovem, é um documento digital eletrônico, criado pelo governo, que visa aumentar, de forma paliativa, o acesso de jovens com baixa renda familiar ao amplo convívio – e, o mais importante, aproximação à arte e cultura.

Este programa é uma conquista anexada ao Estatuto da Juventude, criado pelo Governo Federal, que vem ajudando milhões de jovens brasileiros, desde seu início, em 2016, possibilitando ao jovem certa facilidade para viajar pelo país e conhecer a pluralidade do seu território.

Quer saber como funciona o ID Jovem? Reunimos as informações necessárias para usufruir deste benefício. Continue lendo e confira.

Quais são os benefícios garantidos pela Identidade Jovem?

O que é a ID Jovem? Veja aqui como se cadastrar e quem tem direito.

  • Isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais, assim como qualquer cidadão cadastrado no CadÚnico;
  • Meia entrada em cinemas, shows, teatros, jogos de futebol e quaisquer outras áreas culturais, como museus, parques naturais, etc;
  • Reserva de assentos em viagens interestaduais – 2 assentos com 100% de gratuidade e 2 assentos com, no mínimo, 50% de gratuidade no valor da passagem. Lembrando que é válido para ônibus, trens e barcos de classe convencional;
  • Viagens interestaduais gratuitas – são reservadas, por viagem, duas vagas gratuitas em cada tipo de transporte (interestadual de passageiros ou comboio ferroviário — ônibus, trem e embarcação).

Depois que as vagas gratuitas esgotarem, são reservadas mais duas vagas, com desconto de 50% (no mínimo) no valor da passagem. É importante ressaltar que o transporte tem que ser interestadual e a reserva desses assentos, destinados especialmente aos jovens, deve ser feita até 3 horas antes da partida do transporte. Pedágios, despesas com alimentação, taxa de embarque e outros valores serão cobrados.

Quem tem direito à Identidade jovem?

Todos que possuírem renda familiar de até dois salários mínimos (R$1874,00) e idade entre 15 e 29 anos. Não é necessário ser estudante, mas deve estar inscrito no CadÚnico, com NIS ativo e informações atualizadas há, pelo menos, 2 anos.

O Cadastro único (CadÚnico) é um conjunto de informações de famílias brasileiras em estado de pobreza ou extrema-pobreza. Já o NIS (Número de Identificação Social) é um cadastro atribuído, pela Caixa Econômica Federal, às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social e ainda não possuem cadastro no PIS (Programa de Integração Social).

Quer saber como cadastrar-se no Id Jovem?

O cadastro para fazer o CadÚnico e conseguir seu NIS deve ser feito no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade. Para isso, é necessário levar todos os documentos pessoais dos integrantes da família.

Veja, aqui, a lista de documentos que o responsável pela família deve levar ao CRAS:

  • RG;
  • CPF;
  • Título Eleitor;
  • Certidão de Casamento;
  • Carteiras de Trabalho CTPS;
  • Comprovante de Residência;
  • Contratos de Aluguel;
  • Matrículas escolares.

Lembrando que os documentos devem ser de todos os integrantes da família.

Caso você já tenha cadastro no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal, após seus dados passarem por análise e serem aprovados pelo programa social, será gerado um número de NIS, que posteriormente será usado para fazer seu cadastro no Identidade Jovem.

Como Emitir sua Id Jovem?

O que é a ID Jovem? Veja aqui como se cadastrar e quem tem direito.

Depois de estar incluído no CadÚnico, é só fazer sua Id. Para isso, é dado duas opções: pelo aplicativo oficial do programa, para SmartPhones, ou pelo site oficialEm ambos os casos, é imprescindível estar com o Nis em mãos.

O app pode ser baixado de graça em todas as plataformas de download de aplicativos. Assim que o download for realizado, é necessário o preencher com suas informações, como: nome, nome da sua mãe, número de identificação social e data de nascimento. Caso não tenha erros nas informações prestadas, será criado o Qrcode, com data de validade e informações do usuário do benefício.

Como Usar sua Identidade Jovem?

Com a Id Jovem, o portador do documento poderá usufruir de seus direitos, logo após baixar o aplicativo pelo celular e gerar o QR Code. A partir daí, já pode imprimir e plastificar a carteira de Id Jovem, para ser usada como uma carteira de identificação dos beneficiários.

O que fazer em casos de benefício negado pelas empresas?

Segundo o Secretário do Estatuto da Juventude, Costa Filho, em caso de negação dos benefícios, é recomendado solicitar o motivo da recusa por escrito, com data, hora e local, uma vez que as empresas precisam comprovar que realmente atenderam os espaços reservados pelo estatuto.

Se, mesmo assim, desconfiar da conduta da empresa, denuncie o ocorrido à ANTT ou à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Para recusa de emissão de ingresso com 50% de desconto, procure o Procon da cidade.

Com acesso à Internet, usando o mesmo aplicativo, é possível ter acesso às informações sobre seus direitos. No mais, apresente sua Id Jovem nos guichês e exija seus benefícios garantidos por Lei.

Vale ressaltar que o programa é controlado pela Caixa Econômica Federal, tendo uma plataforma on-line, na qual é possível trocar dados e tirar dúvidas.