Inscrição ENEM 2019 – Quando começa? Como fazer? Edital e Isenção

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, prova que foi criada com a finalidade de avaliar a qualidade do ensino médio brasileiro, mas atualmente assumiu o papel de um vestibular para universidades particulares e públicas.

Não é para menos, afinal, o resultado obtido na prova do ENEM pode ser utilizado para conseguir uma bolsa de estudos parcial ou integral no ProUni (Programa Universidade para Todos), uma vaga em universidade pública pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou ainda complementar a nota de vestibulares tradicionais.

Com o ENEM 2019 não será diferente: o desempenho no exame poderá ser utilizado para pleitear esses benefícios e finalmente realizar o sonho de estudar numa universidade e ter uma profissão. Confira, a seguir, como se inscrever para a prova!

Inscrições ENEM

Quando começam as inscrições para o ENEM 2019

As inscrições para o ENEM 2019 estão abertas do dia 6 de maio até 17 do mesmo mês. As provas serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro, em dois domingos consecutivos.

Um detalhe importante: o pagamento da taxa de inscrição do ENEM 2019 deverá ser feito ainda no mês de maio, no caso de candidatos que não solicitaram ou não foram contemplados com a isenção.

Como fazer a inscrição para o ENEM 2019?

A inscrição para o ENEM 2019 deverá ser realizada no site oficial do exame, no qual o candidato deverá cadastrar informações pessoais e gerar uma guia de pagamento (somente para quem não for isento). Confira, a seguir, um passo a passo para inscrição:

  1. Durante o período de inscrição, acesse o site oficial no link https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial;
  2. Clique em “Página do Participante”;
  3. Informe seu CPF;
  4. Crie uma senha de acesso;
  5. Responda ao desafio, clicando na figura solicitada pela página;
  6. Clique em “Enviar”.

O site gerará um número de inscrição automaticamente. Anote essa informação, bem como a senha recém-criada, porque tais dados serão utilizados para acompanhamento da situação da inscrição, impressão de cartão de confirmação de inscrição, conferência de resultados e local de prova, como também no cadastro em programas de ensino superior do governo federal.

Depois desse cadastro inicial, o candidato do ENEM 2019 deve dar prosseguimento à inscrição realizando os seguintes passos:

  1. Informe e-mail e número de celular próprio;
  2. Indique o município de realização da prova;
  3. Selecione seu idioma preferido para a prova de língua estrangeira (espanhol ou inglês);
  4. Informe dados sobre a situação do ensino médio;
  5. Complete um questionário socioeconômico.

Após preenchidos todos os campos obrigatórios, é só finalizar a inscrição e aguardar o carregamento da página com a confirmação de que os dados foram enviados e recebidos.

Inscrições ENEM

Mesmo seguindo todos esses passos, é essencial que o candidato confirme se o cadastro foi realmente realizado. Existe a possibilidade de o site ficar instável e a confirmação da situação da inscrição é fundamental para assegurar que ela foi efetuada.

Faça essa confirmação diretamente no site do ENEM ainda dentro do prazo de inscrição, porque se os dados não foram enviados na primeira tentativa é possível repetir todo o processo e garantir a participação na prova.

Edital ENEM 2019

O edital ENEM 2019 é publicado em março no site oficial do exame, contendo todos os detalhes sobre a prova, como datas, valor de inscrição, pré-requisitos, entre outros. Para acessar esse material é só:

  1. Entrar no site oficial https://enem.inep.gov.br/;
  2. No menu lateral, clicar em “Publicação do Edital”;
  3. Clicar em “Edital”;
  4. Selecionar a versão do edital.

Inscrições ENEM

Isenção ENEM 2019

Anualmente, o ENEM oferece a isenção da taxa de inscrição para candidatos específicos:

  1. Alunos do último ano do ensino médio em escolas públicas;
  2. Participantes do Encceja 2018 (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos), na modalidade ensino médio;
  3. Ex-alunos da rede pública ou bolsista integral em escola particular, com renda per capita igual ou menor do que um salário mínimo e meio;
  4. Quem declarar estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O candidato que se encaixar em um desses perfis deve solicitar a isenção de 1 de abril até o dia 10 do mesmo mês. Esse processo é feito diretamente no site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. No mesmo mês são divulgados os resultados e nomes dos contemplados com o benefício.

Confira, também, o conteúdo completo sobre Enem 2019 – Guia Completo com Tudo que Você Precisa Saber!