O Programa Universidade para Todos conhecido como PROUNI foi criado pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer bolsas de estudos parciais ou totais em cursos de nível superior em Universidades Públicas e Particulares para estudantes de baixa renda.
O PROUNI foi criado em 2004, os estudantes que possuem uma renda familiar bruta de até 1 salário mínino e meio podem concorrer a bolsas integrais, enquanto que as bolsas parciais são destinadas a estudantes de até 3 salários mínimos.
Como participar da seleção do PROUNI?
Para se inscrever no PROUNI o estudante precisa informar o número de inscrição do ENEM do ano anterior, não é permitido participar com as informações de provas passadas do exame.
A inscrição é feita pelo site do PROUNI, onde o próprio estudante faz a escolha das bolsas.
O sistema de seleção ocorre em etapas, são elas:
1- Inscrições e pré-seleção
Nessa fase, o estudante elege duas faculdades e cursos. O sistema usa a média da prova do Enem nas provas de Matemática, redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens e faz a divisão por 5 ( cinco).
O candidato pode alterar as opções de bolsa a qualquer momento durante o período de inscrições.
[VEJA TAMBÉM: NOTA DE CORTE PROUNI – COMO FUNCIONA?]
2- Levar os documentos à Universidade pessoalmente
Essa é a segunda etapa, é hora de comprovar todas as informações repassadas no ato da inscrição. Para isso, é necessário levar os documentos nas instituição de ensino.
Cuidado, se faltar algum documento, o candidato é eliminado da seleção.
Os documentos são:
- Documento de identidade ( RG, carteira de motorista, carteira de trabalho e passaporte);
- Comprovante de residência ( contas de água, luz, telefone, declaração de imposto de renda, contrato de aluguel, boleto de condomínio e outros);
- Comprovante de renda ( Holerite, extrato da conta bancária dos últimos 6 meses, guia de INSS, carteira de trabalho atualizada);
- Documento de comprove divórcio ou morte dos pais;
- Documentos do ensino médio ( comprovantes do período letivo na escola pública, comprovante de bolsa integral, caso seja bolsista em escola particular, documentos traduzidos se o estudante cursou o ensino médio no exterior e certificado de conclusão do ensino médio);
Em caso de deficiência física, é importante apresentar o laudo médico que descreva a doença ou limitação.
Para professores, é necessário levar um documento que comprove a sua ligação com a escola pública.
3- Lista de espera e resultado do PROUNI
A primeira chamada dos aprovados geralmente ocorre no início de fevereiro, a segunda, no final de fevereiro. Algumas Universidades exigem um vestibular para a entrada oficial do estudante no curso escolhido, entretanto, a maioria aceita somente a prova do Enem.
Os estudantes que não foram aprovados na primeira e segunda chamada podem manifestar interesse para a lista de espera que ocorre no começo de Março, pois muitas vezes alguns candidatos simplesmente desistem e não dão continuidade no processo de matrícula nas Universidades.
O estudante aprovado tem uma prazo para fazer a matrícula na Universidade, caso não o fizer, perde a oportunidade e não pode se inscrever na lista de espera.
Como ter acesso às vagas?
Durante todo o processo de inscrições, os estudantes tem todas as informações bem claras, sobretudo sobre as Instituições que participam do Programa e os cursos que podem ser feitos. A lista completa está no site do PROUNI.
[VEJA TAMBÉM: 11 SITUAÇÕES QUE TE FAZEM PERDER A BOLSA PROUNI]
Quais os requisitos para conseguir bolsa no PROUNI?
Para participar da seleção do PROUNI, o estudante não deve ter nenhum diploma de curso superior, além disso, é necessário ter feito o Enem do ano anterior e alcançado a média de 450 pontos sem zerar na redação.
A questão da renda familiar também é avaliada, conforme foi citado no início desse artigo. No entanto, é importante atender outros requisitos como:
- Ter cursado o ensino médio em escola pública, caso venha de Colégio particular, que seja na condição de bolsista integral;
- Ser portador de deficiência física;
- Professor de rede pública pode concorrer a cursos de licenciatura, nesse caso, não há requisitos de renda;
É importante salientar que para manter a bolsa do PROUNI, o estudante deve ter 75% do aproveitamento do curso, isso inclui todas as matérias. Além disso, aqueles que conseguiram apenas 50% das bolsas no programa ainda podem financiar os outros 50% através do FIES ( Fundo de Financiamento Estudantil).
Se informe na Universidade que você deseja estudar se eles tem vagas para o FIES e PROUNI.