Intercâmbio na Austrália – Trabalho ou Estudo? Como Funciona?

Enxergar o mundo com outros olhos! É isso que um intercâmbio tem a capacidade de proporcionar para aqueles que decidem por essa forma de viagem. Ele garante um crescimento pessoal e profissional e uma sensação infinita de liberdade.

Errado(a) está se você pensa que fazer um intercâmbio é somente conhecer um novo país. Você passa a agregar novas culturas, a aprimorar o idioma local e a testar seus limites. Ser um(a) intercambista é garantir um leque de oportunidades a partir dessa vivência no exterior.

Está preparado(a) para fazer isso na Austrália?

Como funciona: Intercâmbio na Austrália?

Intercâmbio na Austrália - Trabalho ou Estudo? Como Funciona?

Um país com diversidade cultural e com paisagens de tirar o fôlego de qualquer pessoa, independentemente da idade. Essa é a Austrália, que mesmo estando longe do Brasil – falando em termos geográficos –é um alvo frequente para intercâmbio de brasileiros, em especial por conta do clima, fator muito relevante no momento de escolha do país de destino.

A Austrália pode ser tida como um país de contrastes, já que você pode deparar-se com a beleza natural convivendo em harmonia com a modernidade.

Saiba como funciona o procedimento para fazer um intercâmbio na Austrália pela escolha do tipo de curso a ser feito, do local de destino (cidade) e demais fatores que podem afetar sua decisão:

Faça a escolha de um curso de intercâmbio

Na Austrália, um estudante tem a possibilidade de optar por um período de estudos conforme for o interesse e a necessidade. Por exemplo, pode-se realizar um curso com um mês, três meses, seis meses ou mais de duração.

O que você pode escolher para fazer na Austrália:

  1. Curso de idioma;
  2. Curso de idioma personalizado para profissionais;
  3. Estágio profissional;
  4. Programa de voluntariado;
  5. Ano acadêmico (pode ocorrer uma combinação de estudos de idiomas e acadêmicos), com duração de 6, 9 ou 11 meses.

E o melhor: é possível trabalhar no país e aproveitar ainda mais a viagem de intercâmbio, com carga horária de 20 horas semanais, dependendo do tipo de curso que você irá realizar na Austrália. Durante as férias, você pode trabalhar por tempo ilimitado.

Escolha do local (cidade)

As cidades australianas estão sempre entre as primeiras colocadas nas pesquisas de melhores lugares para se estudar. Isso acontece pela alta qualidade de vida e de ensino, graças às universidades e às outras instituições de ensino de excelente reputação.

Para você ter uma ideia, cerca de 300 mil estudantes estrangeiros vão, anualmente, até a Austrália para estudar. E as escolhas de cidades são variadas, pois cada estudante tem uma personalidade distinta e procura um local que se alie com isso. Porém, para facilitar a sua vida, aqui estão as principais cidades da Austrália para fazer um intercâmbio:

  1. Brisbane;
  2. Byron Bay;
  3. Cairns;
  4. Gold Coast;
  5. Melbourne;
  6. Perth;
  7. Sydney.

A escolha mais tradicional é Sydney, um dos lugares mais famosos do mundo por conta da sua esplendorosa Opera House. No entanto, cada destino possui as suas peculiaridades e histórias. Leve em conta a sua expectativa e pesquise bem antes de decidir a cidade de destino.

Escolha uma agência de confiança

Existem muitas agências de intercâmbio no Brasil e você pode ficar confuso(a) sobre qual poderá sanar os seus questionamentos e garantir que a sua viagem seja um sucesso.

Se você preferir, procure por uma agência que tenha suporte no local de destino e que tenha um atendimento exemplar, para preparar toda a documentação para o seu intercâmbio.

As principais agências de viagem no Brasil, atualmente, que oferecem serviços de intercâmbio com excelentes avaliações são:

  1. BEX Intercâmbio;
  2. CI Intercâmbio e Viagem;
  3. CVC;
  4. Education First (EF);
  5. Egali;
  6. Student Travel Bureau (STB).

Fale com algum amigo ou conhecido que já tenha feito um intercâmbio, tire as suas dúvidas e pergunte qual foi a agência escolhida – mesmo que não tenha sido uma dessas citadas, entre em contato com ela e comente sobre o seu desejo de fazer uma viagem de estudos para a Austrália, ok?

Requisitos para intercâmbio na Austrália

Para realizar um intercâmbio na Austrália, é obrigatório o visto de estudante, sendo que a sua validade dependerá do tipo e da duração do curso que você escolher. Porém, geralmente, o visto de turista é fornecido para quem estará fazendo cursos com duração inferior a 12 semanas.

Para trabalhar na Austrália, o visto de estudante já resolve para os períodos de tempo mencionados anteriormente.

Cabe ainda salientar que não existe idade para fazer um intercâmbio. Informe as razões de estar indo estudar na Austrália, comprove a sua capacidade financeira para se sustentar enquanto estiver por lá e aproveite!

A Austrália está de braços abertos para receber você. Então, o que está esperando?!