Jovem Aprendiz MG 2019 – Como participar? Benefícios e Requisitos

Quando se é jovem, a busca por um emprego pode parecer ainda mais difícil do que é para adultos, principalmente pela experiência, fator tão exigido pelas empresas no momento da contratação.

O Programa Jovem Aprendiz MG 2019, por exemplo, é um projeto que atende adolescentes e jovens que preza pela preparação ao mercado de trabalho, capacitação em alguma área e até mesmo a contratação no final do período do programa.

Saiba o que é o Programa Jovem Aprendiz MG 2019, como ele funciona e seus benefícios para os jovens mineiros e como conseguir uma vaga por meio deste incrível programa!

 

O que é o Programa Jovem Aprendiz MG?

Com o intuito de ajudar milhares de adolescentes e jovens, o Jovem Aprendiz é um programa que tem como base uma lei estabelecida pelo Governo Federal, a de nº 10.097/2000, chamada de “Lei da Aprendizagem”.

Por meio desta lei, as empresas de médio e grande porte precisam disponibilizar uma cota de seu quadro de funcionários para jovens que se encaixam no programa para que eles possam se capacitar profissionalmente.

No Jovem Aprendiz MG 2019, é possível realizar um curso de aprendizagem gratuito que tem duração de 2 anos, aplicando a teoria dentro do cotidiano da empresa. Ou seja, o jovem aprende a teoria e logo coloca em prática o conhecimento adquirido.

Quais são os benefícios do Jovem Aprendiz MG 2019?

Ingressar pelo Jovem Aprendiz MG é garantia não somente de conhecimento, mas o candidato tem realmente sua primeira renda a partir dele. Embora com uma carga horário mais reduzida (para não coincidir com horários escolares), o jovem recebe cerca de meio salário mínimo.

Independentemente da diferença na jornada de trabalho, o jovem é tratado como um profissional fixo, por isso quando ele é contratado ele passa a ter um contrato especial (com duração de dois anos), porém com os mesmos benefícios de outros colaboradores para se certificar que ele tenha ritmo e qualidade de vida.

Por exemplo, um jovem aprendiz tem direito a:

  • 13º salário,
  • Carteira de Trabalho assinada,
  • Direito a férias (remuneradas) coincidentes ao período de férias da escola,
  • FGTS,
  • Vale Alimentação,
  • Vale Transporte.

Depois do período de dois anos, caso o jovem passe pelo treinamento e cumpra perfeitamente suas funções, ele tem chances de ser contratado pela empresa e, a partir desse momento, ser um funcionário efetivo.

Ou seja, o Jovem Aprendiz pode garantir um emprego estável graças a essa obrigatoriedade com as empresas, mas que podem se beneficiar de novas mentes.

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz MG 2019

inscrição jovem aprendiz sao paulo

Se você é um (a) jovem de Minas Gerais e achou interessante a proposta do Jovem Aprendiz, é melhor já entender que existem requisitos importantes para que você possa se inscrever e concorrer às vagas disponíveis para o programa.

Cada jovem mineiro deve, antes de mais nada, estar entre as idades pré-definidas pelo programa: entre 14 e 24 anos, entretanto certas empresas podem até aumentar a idade mínima, por isso consulte cada empresa de seu interesse para ter certeza de que você se encaixa nesse fator, ok?

Um detalhe é que candidatos portadores de deficiência não se incluem nesse requisito!

Outros requisitos são:

  • Você deve estar com a matrícula em dia ou mesmo apresente o ensino médio completo (chamado também de educação básica),
  • Apresentar boa frequência e desempenho escolar,
  • Ter disponibilidade para a jornada de trabalho de seis horas diárias.

Vale a pena mencionar que alunos de escolas públicas são mais visados para tais cargos do Jovem Aprendiz MG 2019 pelo fator da inclusão social.

Como participar do Jovem Aprendiz MG 2019?

A inscrição para o Programa Jovem Aprendiz 2019 de Minas Gerais tem um processo bem simples e tudo pode ser feito pela internet. Na realidade, o que você precisa fazer é acessar o site da empresa em que você deseja trabalhar, procurar pela área de “Trabalhe Conosco” para se cadastrar para as vagas relacionadas ao projeto Jovem Aprendiz.

Algumas empresas também podem solicitar o preenchimento de uma ficha de inscrição presencial, por isso fique atento (a) a isso no momento em que for iniciar sua busca por uma organização!

Se tiver dúvidas, procure auxílio de instituições de ensino de qualificação profissional, que também fazem a ligação entre aluno e empresa, como o CIEE e o Senac!