Jovem Aprendiz PR 2019 – Como participar? Vagas e Direitos

O jovem aprendiz é uma projeto do Governo Federal que visa levar o aprendizado aos adolescentes e jovens estudantes de famílias de baixa renda do Brasil.

O objetivo principal é facilitar o crescimento profissional dos adolescentes através de oportunidades em empresas que vão prepará-los para o mercado de trabalho.

O jovem aprendiz PR 2019 segue as diretrizes da legislação, onde as empresas de médio e grande porte devem separar cerca de 5 a 15% do número de vagas para a contratação de jovens e adolescentes participantes do projeto.

Os jovens não tem nenhuma experiência, são treinados para desempenhar a atividade inerente a vaga. A grande vantagem é que depois do término do contrato, eles podem ser efetivados se a empresa gostar do desempenho profissional do aprendiz.

Em contrapartida, as empresas podem contratar adolescentes e jovens aprendizes com apenas um salário mínimo mensal. O contrato de trabalho pode durar até 2 anos com formação teórica e prática capacitado pela instituição formadora e a empresa.

Jovem aprendiz2019

Como participar?

Podem  fazer parte desse programa os adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos que ainda não tenham trabalhado com carteira assinada. No Paraná, o projeto tem ajuda do SENAC  e do CIEE que promovem cursos de capacitação em diversas áreas de atuação.

Os interessados deve estar cursando o ensino médio ou já o terem terminado. Além disso, é necessário ter disponibilidade de 6 horas para se dedicar ao trabalho.

A preferência é para os jovens de baixa renda.

Onde acessar as vagas?

Uma das possibilidades do jovem do Paraná consultar as vagas é no CIEE, lá, ele também pode fazer a sua pré inscrição no programa, desse modo, seus dados pessoais ficam no sistema e quando surgir alguma vaga, ele é chamado.

Os Jovens são convocados para a seleção conforme ocorre a demanda de contratação nas empresas, ou seja, não existe nenhuma garantia que ao se inscrever o candidato conseguirá a vaga, pois há outros fatores como a compatibilidade dos cursos oferecidos e o perfil do candidato que devem ser levados em consideração.

Os interessados devem manter seus dados atualizados no banco de dados do CIEE do Paraná, pois caso tiver um processo seletivo com seu perfil, ficará mais fácil o contato. Os jovens que não forem contatados porque os dados estão desatualizados, serão bloqueados do sistema.

No CIEE, a pré inscrição do jovem fica ativa até os seus 24 anos, é a idade máxima para participar do programa. Vale lembrar que deficientes físicos não tem essa exigência de idade.

O SENAC também disponibiliza informações de vagas do jovem aprendiz PR 2019, eles orientam e ainda oferecem curso de capacitação.

O programa diário de aprendizagem no SENAC é de 4 horas, são divididas em ensinamentos teóricos  e as atividades de prática na empresa.

É importante que os interessados compareçam tanto no CIEE como no SENAC ou acessem seu respectivos sites para obter mais informações.

SENAC (https://www.pr.senac.br/aprendizagem/)

CIEE- https://www.cieepr.org.br/menu-superior/estudantes/cadastre-se-2/

Algumas empresas, especialmente as de grande porte fazem a própria divulgação de vagas disponibilizadas para o jovem aprendiz, é o caso dos bancos, indústrias de alimentos, têxtil e automobilísticas.

Portanto, fique atento também no site dessas grandes empresas e nos portais de emprego da sua cidade.

Jovem aprendiz2019

Quais os direitos do Jovem Aprendiz?

A lei assegura alguns benefícios para os jovens que ingressam nesse programa. As empresas precisam honrar com o:

  • Vale refeição;
  • Vale transporte sem o desconto no salário;
  • Caso a empresa oferecer aos funcionários assistência médica e odontológica, o jovem aprendiz também tem direito;
  • Férias remuneradas;
  • 13º salário;
  • Salário mínimo;
  • Seguro de vida;
  • Curso de capacitação profissional;

Diversas empresas são participantes do programa Jovem Aprendiz, algumas são de médio e grande porte sendo uma excelente oportunidade para que esses estudantes ingressem no mercado de trabalho.

Muitos jovens acabam ingressando nessas empresas como aprendizes e no final do projeto são contratados de forma efetiva.

Vale lembrar que o adolescente ou o jovem é o responsável por manter o seu cadastro sempre atualizado, assim, não corre o risco de perder uma oportunidade valiosa de emprego porque não foi encontrado.

Para os adolescentes e jovens que ainda tem dúvidas sobre o programa, acesse o site do Governo Federal e saiba mais (http://site.aprendizlegal.org.br/perguntas-frequentes).