Jovem Aprendiz RJ 2019 – Como participar? Benefícios e Requisitos

Ter experiência é um dos requisitos mais comuns no momento em que você se aplica para uma determinada vaga de emprego. Mas, o que acontece quando uma pessoa é jovem e ainda não teve tanta oportunidade assim para adquirir experiência?

Por sorte, existe o Programa Jovem Aprendiz. No Rio de Janeiro, esse projeto é bastante importante para a vida de muitos adolescentes e jovens que querem se capacitar profissionalmente.

Entenda como funciona o Jovem Aprendiz RJ 2019, quais são os benefícios do programa e como fazer parte dele!

Programa Jovem Aprendiz RJ 2019

jovem aprendiz rio de janeiro

Em todo o Brasil, o Programa Jovem Aprendiz existe como uma iniciativa do Governo Federal – instituída pela Lei da Aprendizagem (Lei nº 10.097/2000) – para incentivar as empresas a desenvolverem programas de aprendizagem que capacitem profissionalmente adolescentes e jovens.

O programa se destaca pela forma como é organizado: o Jovem Aprendiz RJ 2019 envolve os ensinamentos teóricos (sala de aula) mais os ensinamentos práticos (que serão feitos dentro de uma empresa contratante e que participe do projeto).

Ou seja, o Programa Jovem Aprendiz RJ 2019 faz com que o jovem passe por um curso de aprendizagem – gratuito e que tem duração de até dois anos – ao mesmo tempo em que consegue aplicar na prática o que aprende em sala de aula!

A capacitação recebida visa justamente aprimorar habilidades na área em que o jovem atuará na empresa: é, de maneira fácil de entender, que o aprendiz irá aprender uma profissão, pois irá vivenciar o dia a dia dentro da empresa.

Cabe mencionar que a Lei da Aprendizagem obriga empresas de médio e grande porte a reservarem uma cota de seu quadro de colaboradores para a contratação de jovens que se encaixem na categoria de “Jovem Aprendiz”.

No Rio de Janeiro, algumas empresas que fazem parte do Jovem Aprendiz RJ 2019 são:

  • Bradesco,
  • BRF,
  • Carrefour,
  • Correios,
  • Dell,
  • Extra Hipermercados,
  • Lojas Renner,
  • Natura,
  • Novartis,
  • Roché,
  • Sodexo.

Por obrigatoriedade, é importante que o jovem fique de olho também nas empresas que ele tem interesse em trabalhar para conferir se há vagas disponíveis para o Jovem Aprendiz RJ 2019!

Benefícios do Jovem Aprendiz RJ 2019

jovem aprendiz rj 2018

Existem muitas vantagens acerca do Jovem Aprendiz RJ 2019. A primeira observação é o horário diferenciado de trabalho, pois ele não deve afetar o rendimento escolar do jovem, ou seja, são seis horas de jornada de trabalho, todos os dias.

Além disso, a duração do Jovem Aprendiz é justamente de 2 anos – isso quer dizer que você vai ter um emprego (pelo menos de meio período) garantido por esse tempo. E é claro: você vai receber pelo trabalho – a remuneração geralmente é de meio salário mínimo.

Outros benefícios incluem o direito a férias que ocorrem no mesmo período de pausa das aulas da escola (e devidamente remuneradas), além do uso do Vale Transporte e Vale Alimentação. A sua carteira de trabalho é assinada, garantindo o direito ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e 13º salário!

Caso o aprendiz – após ser submetido ao treinamento – tenha se saído bem em suas funções, ele pode até ser efetivado!

Como participar do Jovem Aprendiz RJ 2019?

Se você é jovem e reside no Rio de Janeiro e ficou interessado (a) em participar do Jovem Aprendiz RJ 2019 preste atenção nos requisitos solicitados no programa.

Em primeiro lugar, é fundamental que você tenha idade entre 14 e 24 anos – muito embora cada empresa possa definir a idade mínima, entretanto ela nunca poderá ser inferior aos 14 anos e ultrapassar o máximo de 24 anos (há exceções para portadores de deficiência).

Outro requisito é que você esteja matriculado (a) ou já tenha concluído a educação básica (o ensino médio) – estudantes de escolas públicas podem ganhar preferência na seleção das vagas por conta da inclusão social, mas a frequência e o desempenho escolar também são diferenciais na hora do processo de seleção.

Para fazer parte do Jovem Aprendiz RJ 2019, você precisa fazer a inscrição para tais vagas pela internet. Geralmente, essa tarefa se dá através dos sites oficiais das empresas ou por sites de vagas que são confiáveis, como o CIEE, por exemplo, ou mesmo por meio de instituições que ofereçam os cursos profissionalizantes pertinentes (de capacitação), como o Senac.