Leilão de carro: Vale a pena? Como funciona? Informações completas.

Os leilões de carros são realizados por empresas devidamente credenciadas, que disponibilizam estes leilões em locais previamente definidos. Havendo até mesmo, a opção de participar do leilão através da internet, no caso dos leilões online. Os carros recolhidos para leilão, normalmente, são recuperados de financiamentos não revisados.

A compra de veículos através dos leilões começou a se popularizar no Brasil, pois, os preços são bem menores e os carros são os mais procurados nos pregões. Comprar oferece muitas vantagens, podendo-se arrematar veículos até por 60% do preço de tabela, sendo uma excelente escolha para quem busca a revenda dos mesmos.

Antes de comprar em leilões de carros é importante primeiro conhecer as regras e saber quais os cuidados é preciso ter. Sendo assim, veja, a seguir os tópicos, onde será abordado como funcionam os leilões de carro e quais suas vantagens:

  • Como funciona o leilão de carro e quais cuidados tomar?
  • Quais as vantagens e desvantagens do leilão de carro?

Como funciona o leilão de carro e quais cuidados tomar?

Leilão de carro: Vale a pena? Como funciona? Informações completas.

Confira as dicas que irão prepará-lo para comprar um carro de leilão, saiba como funciona e quais cuidados deve tomar antes e no momento da compra.

1 – Verifique a credibilidade da casa de leilões

Não importa se você participará do leilão no local ou pela internet, sempre procure informações sobre a empresa que faz os leilões, verifique também se está cadastrada na junta comercial da forma correta.

Analise as instituições regulamentadoras para verificar a credibilidade da empresa. Você pode, por exemplo, utilizar os site do Tribunal da Justiça Estadual para conferir todos os dados da empresa.

2 – Faça uma visitação antes do leilão começar

As casas de leilão são responsáveis por elaborar a divulgação de todos os carros que serão leiloados antecipadamente, isto é, há a possibilidade de fazer uma visita para avaliar os itens que serão expostos no dia do leilão. Prontifique, juntamente à casa de leilões, os dias e horários disponíveis para que você possa fazer essa visita.

Ao fazer a visita, terá direito a examinar os carros, poderá também avaliar e analisar a documentação de cada um, além de poder retirar suas dúvidas, caso existam.

3 – Verifique o histórico do veículo e sua documentação

Uma das partes mais importantes quando se vai comprar carro leiloado, pois, como os carros são recuperados de financiamentos não revisados, a empresa divulgadora do leilão não se responsabiliza por eventuais sinistros que possam ter ocorrido com os veículos quando em posse do financiado.

Sendo assim, é indispensável aproveitar o momento e realizar uma vistoria junto ao departamento de trânsito, a fim de verificar qualquer pendência que possa haver no veículo.

4 – Saiba todas as regras sobre os leilões

Entre no site e veja todas as regras para participar nos leilões, tais como os valores mínimos de incremento, as formas e ferramentas utilizadas para fazer os lances, documentos necessários para elaboração do seu cadastro e sua participação no mesmo, verifique as formas de pagamento, além de analisar também possíveis multas no caso de não efetivação da compra.

Sendo possível, retire um tempo e participe de um leilão de carros, será muito importante para conhecer os procedimentos da empresa, e não perca a oportunidade de ler todos os itens descritos no contrato antes de participar do leilão.

Quais as vantagens e desvantagens do leilão de carro?

Leilão de carro: Vale a pena? Como funciona? Informações completas.

Vale a pena sim, comprar carros de leilão, porém, em algumas situações. Uma das vantagens é o valor, que pode custar entre 30% a 50% a menos da tabela FIPE , ou seja, um valor muito menor que o valor de um veículo vendido na concessionária.

Outra vantagem é que, de acordo com o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, a quantia empregada na aquisição de um automóvel de leilão, tem a capacidade de quitar qualquer dívida relacionada ao IPVA. Assim, o novo dono deve se preocupar apenas com a documentação e os possíveis reparos mecânicos que o carro irá precisar.

Um ponto de desvantagem é o pagamento do carro de leilão precisa ser a vista. Se você encontrar um carro perfeito, lembre-se que não será possível adquiri-lo, sem que haja o valor total no ato da compra.

Uma situação que pode ser vista como negativa é que algumas seguradoras se negam a fazer o seguro de um carro comprado em leilão. Porém, a mesma não pode se negar, sendo assim, ilegal tal prática. A seguradora tem o dever de apresentar os motivos para a não aceitação de assegurar o veículo.

Apenas, o simples fato de ter sido adquirido em leilão, não é uma explicação cabível para a lei.