MedioTec 2019: inscrição, vagas, resultado e mais!

Um programa desenvolvido pelo Governo Federal, ele anda em conjunto com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o MedioTec é uma alternativa para os jovens que querem uma formação técnica e profissional enquanto fazem o ensino médio.

Esse programa surgiu com a mudança no ensino médio pelo Governo Federal, ele tem como finalidade melhorar a formação dos estudantes, integrando com um curso técnico, onde o aluno no final da conclusão do curso, sai com dois certificados.

Como funciona o MedioTec?

Criado em parceria com várias instituições de ensino médio – privadas e públicas -, foi desenvolvido com base nas famílias carentes brasileiras, que necessitam de uma profissionalização maior.

O MedioTec aumenta as chances e oportunidades no mercado de trabalho para jovens brasileiros. Com essa formação, o aluno estará apto a preencher vagas carentes de profissionais no país, tudo com formação técnica, melhorando o desenvolvimento do país mais do que nunca.

Inscrições do MedioTec 2019: como funcionam?

Desenvolvido a pouco tempo, o programa ainda está sendo ajustado para melhor atender os alunos inscritos. Cada estado possui um período exato de inscrição nas instituições parceiras.

No ano de 2019, mais vagas do curso serão abertas, sejam elas de cursos técnicos ou profissionalizantes, destinadas principalmente para estudantes da rede pública de ensino. O Governo Federal ofereceu cerca de 82 mil vagas de cursos em todo o país no ano de 2018, além do investimento de 1 bilhão e meio de reais para o programa.

Como se inscrever?

As vagas são preenchidas em sua maioria pelas regiões onde há maior carência de escolas, como no nordeste, algumas regiões no centro oeste e muito mais.

O aluno que tem interesse em preencher uma das vagas do MedioTec 2019, precisa ir até a Secretaria de Educação do seu município e ficar atento as datas. Ou em outro caso, pode acompanhar o edital por meio do site: http://portal.mec.gov.br/mediotec.

Quais são os cursos oferecidos?

Os cursos oferecidos são de capacitação técnica, que são oferecidos de acordo com cada região necessitada do país. As informações completas sobre o MedioTec estarão disponíveis mais para frente, emitidas pelo Ministério da Educação.

Alguns dos cursos que estarão na lista de opções para os estudantes se matricularem, são:

  • Curso de Design de calçados;
  • Curso de Artesanato;
  • Curso de Rádio;
  • Curso de Arte circense;
  • Curso de Processos fonográficos;
  • Curso de Paisagismo;
  • Curso de Produção de áudio e vídeo.

Edital MedioTec 2019: informações importantes

O seu edital é publicado todos os anos de acordo com a data selecionada. No de 2019 você vai encontrar as seguintes informações:

  • Data da inscrição;
  • Documentos necessários;
  • Especificações das instituições cadastradas;
  • Quantidade de vagas;
  • Agenda e horários;
  • Homologação;
  • Cronograma.

E muito mais, esse edital é publicado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, ligada diretamente ao Ministério da Educação.

Resultados MedioTec 2019

Cada ano possui uma data de divulgação diferente, se você está ansioso(a) e quer saber exatamente as datas do programa, basta ficar de olho no portal oficial, clique aqui e veja o resultado de acordo com o seu estado.

O programa foi desenvolvido no ano de 2018, por isso, até o momento existem poucas informações sobre data de inscrição, seleção, critérios e muito mais. Mas o importante é ficar sempre de olho no site oficial do MedioTec 2019.