Meu INSS – Extrato e pagamento. Como fazer o agendamento e simulação

O Meu INSS é um aplicativo e portal da Previdência Social que facilita a consulta de datas de pagamentos, agendamentos de vistorias e simulação da aposentadoria, de acordo com o tempo de contribuição e a idade do cidadão.

A ferramenta está disponível gratuitamente para o download em Android e iOS. Aqui, você confere como fazer as principais operações, incluindo a consulta de saldo, extrato e simulação da aposentadoria.

Serviços disponíveis no Meu INSS

O meu INSS pode ser usado no site oficial https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/ ou no aplicativo. Confira todos os serviços disponíveis on-line:

  • Emissão de extrato previdenciário (CNIS);
  • Emissão de extrato de empréstimo consignado;
  • Emissão de extrato para imposto de Renda;
  • Agendamento de perícia;
  • Consulta de declaração de Benefício;
  • Cálculo e solicitação de salário maternidade;
  • Emissão do histórico de crédito de benefício;
  • Consulta do resultado de perícias médicas.

Como cadastrar no Meu INSS

Os serviços de consulta do portal e aplicativo Meu INSS só podem ser utilizados mediante cadastro prévio. Confira no passo a passo abaixo como fazer para criar um usuário e uma senha na plataforma:

  1. Acesse o site oficial do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html#/);
  2. Clique em “Entrar” no canto superior direito. Será aberta uma nova página;
    Meu INSS extrato
  3. Clique no botão no canto inferior esquerdo “Cadastre-se”. Abrirá uma nova página;
    Meu INSS como cadastrar
  4. Informe as informações que pedem. Ao final, clique o lado do quadro “Não sou um robô” e logo após no botão em azul “Próximo”;
    Meu INSS como entrar
  5. Responda o questionário;
    meu INSS questionamento
  6. Anote a senha inicial informada e clique em “Meu INSS”;
    meu INSS senha
  7. Clique em “Entrar” no canto superior direito novamente;
  8. Informe o seu CPF e Senha e clique em “Entrar”

Pronto, agora você poderá acessar todos os serviços do Meu INSS e ainda trocar a sua senha na parte de “configurações”. Para usar o App, basta, também, informar CPF e senha.

Não consigo acessar o Meu INSS

Caso haja qualquer problema no acesso do sistema Meu INSS,a única forma de resolver é indo presencialmente a uma das agências da Previdência Social ou ligando no 135.

Consultar extrato do INSS

O extrato do INSS é o comprovante de contribuições. Ele é solicitado durante a perícia para solicitação da previdência social. Há, também, o extrato previdenciário dos beneficiários, documento que mostra os valores e as datas dos últimos pagamentos feito pelo Governo Federal.

Para emitir o extrato do INSS, basta acessar o meu INSS no site ou aplicativo, conforme indicado no tutorial acima. Feito isso, basta acessar a opção “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Para mais informações sobre a consulta, confira o texto completo sobre o Extrato do INSS.

Meu INSS cadastro

Histórico de Créditos

Esta opção de consulta informa os períodos em que o beneficiário recebeu algum tipo de auxílio da Previdência Social. Isso vale para pensão de morte, auxílio moradia ou salário maternidade, por exemplo.

Os beneficiários também podem usar como um tipo de extrato para confirmar a data e os valores dos últimos pagamentos.

Carta de Concessão do Meu INSS

A carta de concessão do Imposto Nacional de Seguro Social é um documento que comprova que aquela pessoa é aposentada legalmente pelo serviço de previdência social do Governo Federal. No comprovante constam informações como valores recebidos, data de pagamento e data do primeiro recebimento.

Declaração de Contribuinte

Quem vai solicitar a aposentadoria precisará emitir a declaração de regularidade do contribuinte individual, um documento que comprova os valores e as datas de pagamentos das contribuições obrigatórias para a Previdência Social.

No momento da perícia, estas informações ajudarão a aprovar o benefício ou simular quanto tempo ou contribuição ainda são necessários para que o cidadão consiga se aposentar.

Simulação do Meu INSS e Agendamento

A simulação do Meu INSS permite calcular quanto tempo de contribuição o cidadão precisará realizar para conseguir aposentar-se, com base no histórico de trabalho registrado.

Apesar da simulação ter boa precisão, somente com o agendamento da perícia o cidadão poderá ter mais esclarecimento sobre o que precisará fazer para conseguir receber o benefício.

O agendamento de perícias também é necessário para o recebimento de outros benefícios previdenciários, como a aposentadoria por invalidez, a pensão por morte ou o salário maternidade.