Nota Enem – Como e Onde Consultar? Como usar as notas?

O Enem, é o Exame Nacional do Ensino Médio, que tem como objetivo avaliar o desempenho dos alunos. Foi criado em 1998, e desde 2009 também é usado para ajudar quem quer cursar o ensino superior, seja em instituições federais ou particulares.

A nota do Enem é usada pelos alunos que utilizam programas do Governo Federal, como o Sisu, Prouni e o Fies. Dessa forma, esses estudantes possuem o auxílio para estudar em uma instituição privada.

Quer saber da sua nota? Confira todas as informações sobre a nota do Enem e saiba como consultá-la:

Quando sai o resultado do Enem 2019

A prova do Enem é feita anualmente no mês de novembro. Os resultados costumam sair no início do ano seguinte, garantindo o tempo necessário para que os estudantes possam usar a nota do Enem para entrar em uma instituição federal ou usar em programas do Governo Federal para cursar uma faculdade privada.

Em 2019, a prova será realizada nos dias 05 e 12 de novembro. A inscrição poderá ser feita a partir das 10h do dia 08/05 até às 23h59min do dia 19/05. Para fazer o Enem é necessário pagar a taxa, no entanto em abril começa o período para pedir isenção dessa taxa. Esse período é de 02/04 até 11/04.

ENEM 2018

O gabarito das provas objetivas é divulgado até o 3º dia útil seguinte a realização das últimas provas. Pode ser conferido no site na página do participante ou através do aplicativo Enem 2019.

No entanto, a nota do Enem 2019 só será divulgada no início de 2020. A data ainda não está certa, mas o aluno precisará ter o número de CPF e senha para acessar a página no site ou também através do app.

Como ver o resultado do Enem: passo a passo

Os resultados podem ser conferidos na Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Ao acessar, basta informar o seu CPF e a senha previamente cadastrada. Após o acesso liberado, o site mostrará todas as informações referentes a nota Enem.

Há outra forma muito mais prática de ver os resultados. Basta baixar o aplicativo oficial do Enem. Está disponível tanto para Android como iOS. Após fazer o download e o login, é só abrir o app e ver todas as informações.

Como usar a nota do Enem

A nota Enem pode ser usada de 2 formas: para entrar em instituições federais ou para usar programas do Governo Federal para cursar em instituições privadas.

Cada programa do Governo tem um procedimento e um período de inscrições para ser usado. Geralmente, o primeiro é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Através dele os alunos podem conquistar uma bolsa de estudos em instituições públicas.

O segundo programa que abre inscrições é o ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece a bolsas em instituições privadas. Por último, o programa que abre inscrições é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também ajuda os alunos a cursarem em instituições privadas.

O Enem também pode ser usado para estudar em Portugal. O Inep oferece convênio em 37 instituições.

Algumas instituições federais usam a nota do Enem como nota da primeira fase do vestibular. Nestes casos é necessário verificar se a instituição que você deseja usa a nota de alguma forma.

Quais as vantagens em fazer o Enem?

A nota Enem é usada para ajudar alunos a ingressarem no ensino superior, principalmente aqueles que querem estudar em universidades federais. Inclusive, algumas utilizam apenas o Sisu como único critério. Outras usam a nota do Enem e o próprio vestibular.

Para usar alguns programas do Governo Federal como o Sisu, o Sisutec (serve para alunos que queiram o ensino técnico em institutos federais), Prouni e Fies é preciso fazer a prova do Enem. Sem essa nota, é impossível conseguir entrar em algum deles.

Apesar de tantas vantagens, é importante atentar-se a uma mudança dos últimos anos. Até 2016 a nota do Enem podia ser usada para conseguir o Certificado de Conclusão do Ensino Médio. Desde 2017 isso não é mais possível. Atualmente a prova do Enem é focada para quem quer cursar o ensino superior. Se você deseja o seu certificado, procure pelo Encceja (Exame Nacional para Competências de Jovens e Adultos).