Nota Fiscal Curitiba – Como emitir? Consulta de Nota eletrônica

A Nota Fiscal Curitibana tem como finalidade registrar a contratação de serviços em todo o munícipio de Curitiba, aumentando a arrecadação de impostos, especificamente o ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza).

Trata-se de um documento que proporciona benefícios especiais não somente para empresas, mas, também,para clientes. A seguir, conheça mais sobre ele, inclusive como consultar a Nota Fiscal Curitibana!

nota fiscal curitibana

Como funciona a Nota Fiscal Curitibana

O documento assemelha-se a uma nota fiscal tradicional, mas possui dois diferenciais: é eletrônica e específica para comprovar a contratação de serviços, como o pagamento de escolas, academias, salões de beleza, entre outros.

A Nota Fiscal Curitibana documenta a tomada de serviços, possibilitando que o munícipio consiga arrecadar impostos e utilizá-los na administração pública. Quando a empresa não a emite, ela está infringindo leis e pode ser autuada por sonegação fiscal.

Quando solicitar

O cliente deve solicitar o documento na contratação de serviços de qualquer natureza, como pagamento de estacionamento, oficinas mecânicas, conserto de eletrônicos, entre outros.

Quando pede a nota fiscal, o contratante fica com um comprovante da transação realizada, o que é importante no caso do uso da garantia, se ela for concedida pela empresa.

Já a Administração Tributária pode controlar com mais eficácia os serviços prestados e efetivamente cobrar impostos incidentes sobre essas transações, passando a ter uma maior arrecadação fiscal.

Benefícios da Nota Fiscal Curitibana

Curiosamente, o documento traz benefícios tanto para empresas como para clientes. Conheça aqui quais são eles:

1. Para empresas

  1. Facilidade na emissão de Nota Fiscal, podendo realizar o preenchimento do documento automaticamente, o que agiliza o processo;
  2. Significativa diminuição de custos com impressão e armazenamento de notas fiscais, pois o documento é eletrônico e guardado em sistema próprio da Secretaria de Finanças do munícipio;
  3. Emissão da guia de recolhimento de impostos incidentes sobre o serviço de forma automática e on-line;
  4. Envio da Nota Fiscal Curitibana ao cliente por e-mail;
  5. Melhor gestão de notas fiscais do mês e ano, reduzindo as chances de perdas.

2. Para os clientes

  1. Concessão de créditos, que podem ser revertidos em descontos no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de imóveis de Curitiba. Tais créditos podem chegar a até 30% do valor do serviço contratado;
  2. Participação em sorteios com prêmios de R$10 a R$150 mil;
  3. Recebimento da nota fiscal por e-mail, sem gerar acúmulo de papel e reduzindo consideravelmente a chance de perda do documento.

Nota Fiscal Curitibana cadastro

Para receber créditos da Nota Fiscal Curitibana, o consumidor deve fazer sua inscrição no programa e solicitar o documento ao contratar um serviço. Mas, como se inscrever? Simples:

  1. Acesse http://nota.curitiba.pr.gov.br/;
    nota fiscal curitibana eletronica
  2. Clique em Cadastrar;
  3. Informe dados pessoais;
  4. Clique, novamente, em Cadastrar;
  5. Crie uma senha de acesso.

Um detalhe importante: se o consumidor já possui cadastro noBoa Nota Fiscal, não há necessidade de fazer um novo cadastro, basta utilizar usuário e senhajá cadastrados no programa.

Como consultar a Nota Fiscal Curitibana

Ao contratar um serviço, o tomador pode consultar a Nota Fiscal Curitibana, seja para verificar créditos ou se os dados do documento estão corretos. Saiba aqui como verificar essas informações:

1. Consulta de créditos Nota Fiscal Curitibana

2. Consulta de validação da Nota Fiscal Curitibana

Esta consulta é específica para verificar a autenticidade da Nota Fiscal Curitibana e analisar se os dados do documento estão corretos. Caso haja algum equívoco, entre em contato com a empresa emissora.

3. Consulta de RPS Nota Fiscal Curitibana

RPS significa Recibo Provisório de Serviços, que é um documento convertido em nota fiscal. A emissão e o envio do RPS ao cliente é um procedimento legal. Inclusive, esse recibo pode ser utilizado para consultar a Nota Fiscal Curitibana diretamente no site, bastando seguir este passo a passo: