Nota Fiscal Recife Eletrônica – Como emitir? Manual de Consulta

A Nota Fiscal Recife, especialmente na sua versão eletrônica, é um documento que deve ser obrigatoriamente emitido por empresas que prestam serviços em toda a cidade.

Ainda não sabe como funciona a Nota Fiscal Eletrônica Recife? Então, conheça mais detalhes sobre ela, inclusive benefícios e como consultar o documento de forma simples e rápida.

nota fiscal eletrônica

Como funciona a Nota Fiscal Eletrônica Recife

A principal finalidade da Nota Fiscal Eletrônica recifense é registrar e documentar junto à prefeitura a tomada de serviço, auxiliando no recolhimento de impostos, como o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), eliminando o risco de fraudes.

As empresas que não emitem ou não concedem ao cliente tal documento, que também é chamado de NFS-e, estão infringindo leis tributárias, tanto que podem ser autuadas pela prática de sonegação fiscal e ter sérios problemas junto à Administração Tributária.

Quando solicitar a Nota Fiscal Eletrônica Recife

A Nota Fiscal Eletrônica deve ser solicitada pelo cliente que contrata qualquer tipo de serviço. O documento comprovará a transação, dando ao contratante mais segurança, especialmente em termos de garantia.

A Administração Tributária Municipal, por sua vez, consegue controlar melhor os serviços prestados e evitar casos de sonegação fiscal, garantindo a devida arrecadação.

Benefícios de solicitar a Nota Fiscal Recife

1. Benefícios para empresas

  • Redução de custos com impressão e armazenamento, já que o documento é totalmente eletrônico e guardado em sistema da Secretaria de Finanças;
  • Facilidade de emissão e preenchimento da Nota Fiscal, com a possibilidade de fazer parte desse processo de forma automática, sem necessidade de digitação de dados;
  • Geração de guia de recolhimento de impostos automaticamente e pela Internet;
  • Encaminhamento da NFS-e por e-mail ao cliente e de forma automática.

2. Benefícios aos clientes

  • Concessão de créditos financeiros para abatimento de parte do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de imóveis em Recife. Os créditos são de 30% para pessoas físicas e 0,6% para MEI (Microempreendedor Individual) ou empresas de pequeno porte;
  • Participação em sorteios com prêmios em dinheiro;
  • Recebimento da NFS-e por e-mail, sem acumular papel, reduzindo a chance de perda do documento.

Como consultar a Nota Fiscal Eletrônica Recife

Quem contrata um serviço pode efetuar a consulta da NFS-e on-line, de forma descomplicada e sem burocracia. Assim, é possível verificar se a empresa prestadora emitiu o documento corretamente, bem como acompanhar eventuais créditos acumulados. Confira, a seguir, como efetuar essas consultas:

1. Consulta de Nota Fiscal Eletrônica Recife

Nesta consulta, o tomador de serviços conseguirá verificar se os dados da Nota Fiscal Recife estão corretos e se o documento é válido, o que lhe concederá os créditos para abatimento no IPTU.

2. Consulta de RPS

O RPS é o Recibo Provisório de Serviços, documento que é convertido, posteriormente, em NFS-e. Portanto, se receber o RPS, fique tranquilo, pois se trata de um procedimento legal, sendo possível utilizá-lo para consultar a Nota Fiscal final. Para isso, é só seguir essas orientações:

  • Acesse https://nfse.recife.pe.gov.br/rps.aspx;
    consulta RPS recife
  • Digite o CNPJ da empresa;
  • Informe o número do RPS;
  • Preencha o campo CPF/CNPJ do tomador de serviços, ou seja, do contratante;
  • Digite o código da imagem gerada pela página, para autenticar seu acesso;
  • Clique em Visualizar.

A próxima página trará o RPS já convertido em Nota Fiscal Eletrônica. Caso haja algum problema com o documento, reporte-o à empresa que o emitiu, para que a questão possa ser solucionada.

3. Consulta de créditos da Nota Fiscal Eletrônica Recife

nota fiscal eletrônica recife

Não possui a senha web solicitada pelo site? Sem problemas, é possível criar uma para efetuar a consulta de créditos da Nota Fiscal Eletrônica recifense. Siga estas recomendações para gerar a sua:

Pronto! Agora é só usar a senha recém-cadastrada para efetuar a consulta de créditos ou utilizá-los para ter descontos no IPTU.