PDT – Partido Político – História, Principais Nomes e Posicionamento e Ideologias

O PDT é o Partido Democrático Trabalhista, relativamente novo, contando com uma história diferente da maioria dos grupos políticos nacionais. Confira, a seguir, mais sobre ele, qual a sua ideologia e os seus principais nomes.

História do PDT

O Partido Democrático Trabalhista tem sua origem fora do Brasil: ele foi criado em Portugal, em 1979, por um grupo de brasileiros que estavam exilados no país e outros ex-exilados que viajaram às terras portuguesas somente para encontrar-se com os demais.

Essa reunião tinha como pauta política retomar um partido que havia sido criado por Getúlio Vargas: o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). Nessa ocasião, estavam nomes que se tornaram líderes do partido, como Leonel Brizola e Darcy Ribeiro.

PDT como funciona

Após esse encontro, o PTB foi efetivamente reativado, no entanto não durou muito. Em 1980, a ditadura militar, que comandava o país, não reconheceu a liderança do Partido Trabalhista Brasileiro, que foi escolhida em Portugal, passando-o para pessoas que não tinham conexão com a essência do grupo político.

Os responsáveis pela reativação do PTB não se conformaram e marcaram um encontro no Palácio de Tiradentes, que fica no Rio de Janeiro, para discutir a questão e qual seria a reação deles. Essa reunião, inclusive, ficou conhecida como o Encontro Nacional dos Trabalhadores.

Na ocasião, o grupo de ex-exilados e intelectuais decidiu que fundaria um outro partido, o PDT (Partido Democrático Trabalhista), publicando, posteriormente, um manifesto e estatuto do grupo.

Na época de fundação, o partido difundiu-se e chegou a atingir nove estados brasileiros. Hoje, o PDT está presente em todo o Brasil, sendo que alguns de seus políticos já atingiram o cargo de governador, mas a presença mais marcante do partido é na câmara de deputados.

Principais nomes do PDT

Leonel Brizola

Era amigo de Getúlio Vargas e considerado um de seus herdeiros políticos. Brizola iniciou sua carreira na política na década de 1940, quando ainda era estudante. Na ditadura militar, o político exilou-se no Uruguai e retornou ao Brasil somente em 1979. Foi apenas em 1980 tornou-se líder e fundador do Partido Democrático Trabalhista.

Ele elaborou documentos importantes sobre a fundação do partido, nos quais a ideologia do PDT e os seus valores foram registrados – papéis históricos que marcaram a criação do grupo político.

Ao longo dos seus 50 anos de carreira, Leonel Brizola tornou-se um dos políticos resistentes à ditadura militar e chegou a conquistar um importante cargo político, o de governador do estado do Rio de Janeiro.

pdt bandeira

Darcy Ribeiro

Darcy Ribeiro foi um antropólogo reconhecido internacionalmente, criador e reitor da Universidade de Brasília, além de Ministro da Educação e da Casa Civil, durante o governo de João Goulart.

Foi exilado durante a ditadura militar brasileira e atuou diretamente na política de outros países da América Latina, como Chile (governo de Allende) e Peru (governo de Velasco Alvarado).

De volta ao Brasil, atuou como vice-governador de Leonel Brizola, idealizou o projeto do Sambódromo carioca e dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública), além de ter sido senador da República.

Ciro Gomes

Ciro Gomes é um dos nomes atuais mais conhecidos do PDT. No partido, ele ocupa o cargo de vice-presidente e candidato, nas eleições de 2018, à presidência da República.

Antes, o político adquiriu uma extensa experiência, sendo eleito deputado estadual e federal do Ceará, prefeito de Fortaleza e governador do Ceará. Além disso, atuou como ministro da Fazenda (governo de Itamar Franco) e da integração nacional do Brasil (governo Lula).

Além de ser conhecido pela política, Ciro Gomes tornou-se figura recorrente na mídia, por não conter críticas a políticos conhecidos nacionalmente, como Fernando Collor, Eunício Oliveira, Eduardo Cunha e Michel Temer.

Posicionamento político / ideologias PDT

O PDT é um partido essencialmente de esquerda, seguindo uma ideologia democrática e trabalhista. Na prática, isso quer dizer o que grupo político defende os interesses do povo e dos trabalhadores. Além disso, atua diretamente na defesa de grupos considerados minoria ou com baixa representatividade na política, como mulheres, negros e indígenas.

Paralelamente, o Partido Democrático Trabalhista defende a proposta de recuperação de concessões feitas a grupos estrangeiros, para valorizar o patrimônio e a economia nacional, de modo a criar uma soberania própria.