PIS 2019 – Como Consultar e o Calendário

Programa de Integração Social, da sigla PIS, é um benefício concedido pelo ministério do trabalho em parceria com a Caixa Econômica Federal. Também conhecido como Abono Salarial, é um programa para empregados de empresas privadas que atendam a critérios pré-estabelecido. Ele pode ser entendido como um salário a mais para determinados trabalhadores.

Esse projeto foi criado em 7 de setembro de 1970, pela Lei Complementar Federal n°7. Tem como objetivo distribuir melhor a renda nacional e a garantia do pagamento, além de possibilitar a inserção do empregado no crescimento das empresas.

Durante os anos de inserção do PIS ele foi reformulado e modificado. Veja a gora todas as informações sobre quem tem direito, como consultar e o calendário do PIS 2019.

PIS 2019

Quem tem direito a receber PIS 2019?

Vale ressaltar que não são todos os trabalhadores que possuem esse direito. O indivíduo precisa preencher alguns requisitos, como:

  • O indivíduo precisa estar inserido no PIS por pelo menos 5 anos;
  • O trabalhador precisa receber mensalmente até dois salários mínimos;
  • O trabalhador necessita ter trabalhado por 30 dias, sendo uma atividade remunerada;
  • O trabalhador precisa ter entregue a RAIS ao Ministério do Trabalho.

Quem não tem direito ao PIS 2019?

É importante colocar as informações de quem não tem direito ao PIS 2019 para ver em qual situação o trabalhador se encaixa melhor, veja:

  • Funcionários urbanos empregados por Pessoa Física;
  • Funcionários rurais empregados por Pessoa Física;
  • Trabalhadores domésticos;
  • Menores Aprendizes.

Como consultar o PIS?

Existem diferentes formas de consultar o Programa de Integração social. Basta o trabalhador avaliar qual é a melhor forma para obter o valor do seu saldo. Veja abaixo algumas opções:

Consulta PIS por telefone

Nessa opção, a consulta passa através pelo serviço da Caixa Econômica, que funciona de segunda a sexta (08h às 22h) e aos sábados (10h ás 16h). Basta ligar no número 0800 725 0505.

Consulta PIS por caixa eletrônico ou casas lotéricas

Com seu cartão cidadão em mãos, documento de identificação com foto e a senha cadastrada, você pode conferir seu saldo em qualquer Caixa Econômica Federal. Além de poder sacar seu PIS.

Consultar PIS pela internet

Consultar pela internet é uma opção mais fácil que além de estar no conforto da sua casa, você não precisa se locomover. Veja abaixo as instruções de como acessar e consultar:

  • Acesse o site da Caixa Econômica Federal;
  • Preencha as lacunas com o NIS e a senha internet;
  • Clique em “ok” e a página irá te direcionar para a consulta ao Abono Salarial 2019.

Calendário PIS 2019

Para estabelecer uma maior organização e evitar filas nas agências, a Caixa divulga um calendário anual em que contém as datas que os trabalhadores devem sacar o pagamento do benefício. Veja a seguir as datas:

calendário PIS 2019

Se você já possui conta na Caixa, as datas são diferentes e você recebe automaticamente na sua conta.

calendário pis 2019

Como sacar o PIS 2019?

Existem algumas dúvidas referentes a como sacar o PIS, entretanto, o processo é fácil e simples. O primeiro passo é você ter o Cartão cidadão e a senha para conseguir acessar. As opções de saque são:

  • Em agências caixa: Basta ir em alguma agência da Caixa Econômica Federal. Chegando lá, é necessário que você apresente seu documento de identificação e o número do PIS.
  • Em caixas eletrônicos e casas lotéricas: Nesse caso, você precisa apresentar seu cartão cidadão e o documento de identificação.
  • Crédito em conta: Se você já possui uma conta na Caixa, sendo corrente ou poupança, o valor cai automaticamente.