Portal do Servidor AM – Como acessar? Contracheque e Calendário de Impostos

Os funcionários públicos amazonenses agora contam com um canal exclusivo para buscas e consultas sobre os serviços destinados a seus cargos: é o Portal do Servidor AM.

Pelo portal, todo servidor do estado do Amazonas pode consultar serviços do seu interesse, de maneira muito rápida, segura e simples. Se você é um servidor público e precisa aprender a validar seu contracheque ou ainda verificar seus benefícios, basta prestar atenção abaixo!

Tudo o que você precisa é que cadastre-se no sistema integrado logo na página ou portal com dados de Amazonas, de modo que assim se inicie o processamento de dados, lá você tem acesso ao calendário de pagamento, aprende mais sobre o salário mínimo, pode se cadastrar com senha FGTS, basta que informe número correspondente, seja por meio do seu cartão cidadão, do cadastro pessoa física ou também pelo cadastro único.

Portal do Servidor AM – Entenda seus serviços!

O Portal do Servidor do Estado do Amazonas garante que os funcionários públicos tenham facilidade no acesso de seus dados pessoais, financeiros e funcionais, ou seja, é uma maneira de visualizar informações acerca de seus benefícios, direitos e deveres como servidor.

Ao ter acesso ao portal depois de cadastrar senha correspondente, lá você tem informações completas sobre seguro desemprego, mais sobre carteira de trabalho, perícia do INSS, aviso prévio e quando é necessário, você ainda recebe mais informações personalizadas.

Todo funcionário público do Amazonas tem seus dados cadastrados no Portal do Servidor. Com isso, será possível acessar os serviços disponíveis no Portal do Servidor AM. Veja quais são:

  • Consulta dos dados cadastrais;
  • Histórico dos rendimentos do servidor público;
  • Consulta de contracheque ou cédula C;
  • Emissão de contracheque ou cédula C;
  • Sistema de Controle de Diárias e Passagens (SCDP): prestação de contas de viagens;
  • Consignações.

E não para por aí! Há outros serviços presentes no site oficial do Portal do Servidor AM! Você tem mais informações sobre o ano de 2018 processamento de dados do Amazonas todos no geral, sabe mais sobre o número de seu cadastro, fica atento sobre o seu bolsa família, tudo isso de uma forma ao acessar portal do Governo Amazonas para quem tem acesso as consultas e serviços público estadual.

Validar contracheque no Portal do Servidor AM

Por meio do Portal do Servidor AM, é possível realizar a validação do contracheque, permitir a consulta mensal do seu salário e verificar se está tudo de acordo com o combinado. Além disso, a opção de visualizar o contracheque pela Internet é uma atitude de sustentabilidade: o Governo Federal prevê menor gasto de papel e, como consequência, desmatamento, para a entrega dos contracheques.

Lá você consegue consultar contracheque, ter acesso ao contracheque, tudo em pesquisar fácil, veja também abaixo como é rápido essa consulta.

Siga os passos, abaixo, para fazer a autenticação do contracheque:

  1. Acesse o site oficial do Portal do Servidor AM: http://www.portaldoservidor.am.gov.br/;
  2. Nesta página, você encontra um menu principal com quatro opções. Clique em “Consultas”;
    consulta portal do servidor
  3. Aguarde a nova tela e clique em “Validar Contracheque” (existe a opção também de “Validar Cédula C”;
    portal do servidor AM
  4. A outra tela fará a solicitação de alguns dados. Todos eles podem ser encontrados em um contracheque – tenha ele em mãos, para concluir o passo. Digite a matrícula, sem o código de verificação, e o código de autenticidade. Digite o código de segurança. A seguir, clique em “Pesquisar”;
    contracheque portal do servidor
  1. Se o documento for encontrado, o sistema fará a exibição, para que você confirme as informações.

Caso não seja encontrado, verifique os dados e tente novamente.

Agora que você validou seu contracheque, é muito fácil consultar todos os meses e imprimir, se for sua vontade. Basta você:

  1. Na página de “Consultas”, faça seu login, digitando CPF e senha. Após, clique em “Acessar”;
  2. Caso não tenha um cadastro, faça um para ter acesso direito aos serviçosde seu interesse, clicando em “Cadastre-se, é rápido!”;
    cadastro portal do servidor amazonas
  3. A seguir, informe o seu CPF no campo indicado e clique em “Prosseguir”;
  4. O sistema fará a validação do seu CPF e também solicitará que você informe data de nascimento, número do PIS/PASEP e e-mail válido.
    cadastro portal do servidor
  5. Logo, clique em “Cadastrar”. Se as informações cadastradas estiverem certas, o sistema mostrará uma imagem de sucesso. No seu e-mail, haverá uma mensagem de referente a usuário cadastrado.
  6. Na tela, você terá “Para ativar seu cadastro, clique aqui!”. Faça isso e pronto!Você está apto (a) a acessar os serviços pertinentes ao Portal do Servidor AM.

Como fazer Login no Portal do Servidor AM?

O login, para você ter a possibilidade de acessar os diversos serviços do Portal do Servidor do Estado do Amazonas, está na opção “Consultas”, no menu principal da página inicial desse sistema: https://servicos.portaldoservidor.am.gov.br/.

Nesse caso, na tela, você precisa digitar seu CPF e sua senha de acesso – aquela registrada no cadastro realizado anteriormente. Note que você pode alterar sua senha, clicando em “Mudar Senha”.

Após efetuar o login, as opções disponíveis do sistema serão listadas:

  • Dados cadastrais;
  • Diárias e passagens;
  • Contracheque;
  • Cédula C;
  • Consignações;
  • Solicitar histórico.

Vale frisar que a opção dos dados cadastrais exibe os dados conforme estão cadastrados no Cadastro de Folha e Pagamento de Pessoal (CFPP). Se você perceber algum erro ou mesmo deseja alterar alguma informação, é preciso dirigir-se ao setor de Gestão de Pessoas do seu órgão.

Ser um funcionário público federal, estadual ou municipal garante muitas vantagens, mas passar em um concurso público pode ser difícil se a pessoa não possui aquela determinação que faz a diferença.

O funcionalismo público oferece não somente a tão falada estabilidade, mas também um salário bem diferenciado, com benefícios importantes. Além disso, a jornada de trabalho também é diferente do setor privado (o padrão é de seis horas, em grande parte dos cargos) e a aposentadoria também é um fator positivo para os servidores públicos, sem contar na flexibilidade que existe para que o funcionário tire licenças especiais para aprimoramento em cursos, graduações e pós-graduações.

Embora exista um período bem longo de estudos e preparação, começar uma carreira como funcionário público pode mudar a vida de muitos!