Portal do Servidor BA – Consulta de imposto e contracheque. Como fazer?

O Portal do Servidor BA foi criado pelo governo estadual baiano, para que os funcionários públicos do estado tenham acesso, de forma mais fácil e rápida,às informações e aos contracheques dos seus salários. Hoje em dia, a informatização está cada vez mais presente na vida de todos os cidadãos brasileiros, e a intenção do Governo da Bahia é melhorar o atendimento ao servidor. Para tirar suas dúvidas sobre como emitir contracheque e consulta on-line, consulte o texto abaixo!

A Bahia é o estado com maior extensão territorial, contando com mais de 15 milhões de habitantes. Por essas características, e por ser o estado mais populoso do nordeste, merece ter um portal para que o servidor tenha acesso às informações necessárias, relacionadas a salário, aposentadoria, entre outros. Portanto, para melhor atender a população, organizar e administrar da melhor forma os direitos dos servidores públicos baianos, o portal foi criado.

portal do servidor BA como acessar

O site é organizado por assunto, para que o servidor encontre as informações que precisa com o maior conforto e facilidade.

Por meio do Portal, o servidor pode visualizar contracheque, guias, formulários, manuais de interesse ao trabalhador, gestão previdenciária, informações sobre consignação e, até mesmo, cursos disponíveis para aprimoramento dos servidores.

É lá, também, que o funcionário público tem a facilidade de encontrar diversos tipos de informações, como os benefícios trabalhistas, entre outros. Todo o procedimento visa facilitar e dar mais conforto à vida do servidor.

Como acessar o Portal do Servidor BA

Para acessar e consultar informações de seu interesse no Portal do Servidor, é muito simples! Basta entrar em http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/ e, em seguida, no lado direito do site, acessar a área restrita, nomeada como “serviços ao servidor”.

Portal do servidor BA consulta

Após, informe o órgão em que trabalha, digite sua matrícula e clique em “entrar”. O site irá pedir sua senha e um código de segurança, disponível na tela. Confirme e acesse.

Dentro de “Serviços ao servidor”, você encontrará as informações necessárias para seu conforto e sua segurança. Além de visualizar as informações, é possível imprimi-las, caso desejado ou necessário.

Além do contracheque, os servidores têm acesso ao Diário Oficial do Estado para informações de publicações, consignação, contato da coordenação do RH do órgão do servidor, saúde, cursos, informações para pensionistas e aposentados, pagamentos, concursos, entre outros.O servidor também tem direito a participar do clube de descontos do funcionário público, entre outros benefícios.

Para tirar dúvidas quanto a pagamentos, contracheques, aposentadorias ou quaisquer outros assuntos, o servidor pode entrar em contato com o “Fale Conosco” do próprio Portal.

Como emitir o seu contracheque

O contracheque é um documento essencial para os trabalhadores. Todo servidor, seja comissionado ou contratado, tem direito a requerer esse documento junto ao órgão que está agregado. O contracheque possui diversas informações pessoais sobre o servidor, tais como nome completo, cargo, data de admissão, dados sobre a renda como salário bruto e líquido, descontos em folha, depósitos do FGTS, horas extras, entre outros.

O contracheque é requerido, principalmente, quando o servidor vai elaborar sua declaração de imposto de renda, assim como pedir empréstimo em um banco ou fazer a abertura de conta bancária.

No site, após inserir suas informações de acesso, aparecerão os serviços disponíveis. Procure a opção “Serviços online – contracheque”, selecione o mês do pagamento que deseja visualizar, o ano e o tipo de folha. Ao final, aperte “enviar” e pronto, o contracheque será exibido e você pode imprimi-lo, caso deseje.

portal do servidor BA contracheque

O contracheque emitido pelo Portal do Servidor BA tem legitimidade e segurança, já que apresenta código de autenticação e brasão, além de ser válido como documento oficial para qualquer necessidade de comprovação de renda, além de para linhas de crédito em geral.

portal do servidor BA serviços

Se o servidor for aposentado e quiser acessar o portal do servidor, deverá procurar o CEPREV ou os pontos do cidadão para conseguir o cadastramento de sua senha. Para mais explicações, entre no site http://www100.portaldoservidor.ba.gov.br/ e procure a opção “Contracheque online/orientação”.