Portal do Servidor MG – Contracheque e Extratos e Consultas

O Portal do Servidor MG é um site criado pelo Governo, disponibilizado a todos os servidores públicos do estado de Minas Gerais. Nele, é possível realizar diversos serviços administrativos inerentes aos funcionários.

Entre as opções de serviços oferecidos aos servidores, destaque para consulta de dados operacionais e financeiros, atualização de informações pessoais, verificação de tabelas de datas de pagamento, validação de contracheque e emissão de informe de rendimentos.

Todos os serviços do site facilitam a vida do funcionário público, que pode solucionar pendências de forma rápida, desburocratizada e sem colocar seus dados pessoais e profissionais em risco.

Emitir contracheque portal do Servidor MG

O servidor conta com a facilidade de consultar e emitir seu contracheque, que nada mais é que um documento que comprova o pagamento a um funcionário – semelhante a um holerite.

Esse é um serviço que está disponível para todos os funcionários públicos do estado de Minas Gerais, independentemente de qual seja o órgão no qual ele trabalha regularmente.

Um detalhe importante sobre os serviços de consulta e emissão do contracheque no Portal do Servidor MG é que somente os três últimos são disponibilizados on-line. Por isso, é interessante consultar, emitir e salvar os comprovantes regularmente, para tê-los consigo quando necessário.

Mas, como consultar e emitir o contracheque do servidor público MG? Simples: depois de acessar o Portal, clique em Consulta/emissão de contracheque, no menu de serviços. Em seguida, é só:

  1. Acesse o site oficial do portal do servidor (https://www.portaldoservidor.mg.gov.br/)
  2. Informar o MASP (Matrícula do Servidor Público). Trata-se de um número sequencial, crescente e consecutivo, dado a todos os servidores que recebem pagamento;portal do servidor mg
  3. Digitar senha de acesso;
  4. Informar os caracteres da imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticar o acesso;
  5. Clicar em “Entrar”.

A página seguinte trará os três últimos contracheques do servidor público, bem como a opção de emiti-los/imprimi-los. Clique sobre o que deseja consultar e efetue o procedimento de emissão, se preferir.

A emissão do contracheque fica disponível somente a partir do primeiro dia útil do mês subsequente ao cadastro no portal. Para saber qual é o seu número de identificação é preciso fazer a solicitação à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestado (Seplag).

Como validar contracheque

Não são somente os funcionários públicos que podem utilizar o Portal do Servidor MG. Há um recurso específico para terceiros, o de validação de contracheque, que é feito por meio do site.

Esse serviço tem como finalidade a comprovação da veracidade das informações contidas em eventuais contracheques apresentados por servidores públicos, como comprovante de renda.

A utilização desse serviço por terceiros é feita de forma descomplicada e rápida. Para isso, é só:

  1. Acessar o Portal do Servidor MG, no endereço http://www.portalservidormg.com.br/;
  2. Escolher o órgão ao qual o funcionário público é associado;
  3. Clicar em “Selecionar”;
  4. Em “Autenticidade do Contracheque”, clique em “Verificar”;
  5. Informe o CPF do servidor e o código, que aparece no contracheque entregue pelo funcionário;
  6. Clique em “enviar”.

Pronto! A próxima página trará informações que permitirão confirmar a autenticidade dos dados do contracheque do funcionário público. Esse processo de validação, inclusive, pode ser feito por qualquer pessoa jurídica ou física.

Consulta ao portal do servidor

Os serviços do Portal do Servidor MG podem ser acessados no computador, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à Internet. Para verificar e utilizar os serviços, basta adotar este passo a passo:

  1. Acesse http://www.portalservidormg.com.br/;
  2. Em “escolha o órgão que você deseja acessar”, selecione a entidade na qual o funcionário público é associado;
  3. Clique em “Selecionar”;
  4. Informe CPF e senha, para ter acessoa uma área reservada aos servidores públicos do estado. Caso não tenha cadastro no site, será preciso fazer um. Basta clicar em “cadastrar” e seguir as recomendações dadas na página.
    portal do servidor cadastro

Depois de efetuado o login no Portal do Servidor MG, é só localizar no menu de serviços o que você deseja realizar e seguir as orientações citadas no site para efetuar o processo.

Não sei minha senha

Caso não tenha uma senha de acesso cadastrada realize o seguinte passo a passo para recuperá-la ou criá-la:

  1. Acesse o portal do servidor MG;
  2. Vá em “Senha de acesso”;
    cadastrar senha portal mg
  3. Clique em “Cadastrar senha”;
    senha portal do servidor mg
  4. Preencha o formulário com o seu número indicador e Masp, CPF, digite os caracteres da imagem de confirmação e, finalmente, a sua senha;
    cadastrar senha portal mg
  5. Pronto, com a sua senha poderá fazer login quando quiser no portal.

Serviços disponíveis

Com o seu login e senha é possível realizar os seguintes serviços:

  • Solicitação virtual de contagem de tempo para averbação (uma declaração de tempo de serviço usado para previdência social;
  • Emitir o seu contracheque;
  • Acesso à informação sobre seus dados funcionais;
  • Validação de contracheque;
  • Informe de rendimentos dos servidores públicos para declaração do Imposto de Renda;
  • Margem de consignação;
  • Informações e declarações de cargos e funções já ocupadas;
  • Avaliação de desemprenho do servidor.

Qualquer informação sobre a carreira individual do servidor de Minas Gerais poderá ser confirmada com o uso destes portais, de modo que ficam mais protegidas e não precisarão ser repassadas à terceiros.

Para quem tiver dúvidas no portal também está disponível normais fiscais e regulamentares sobre o uso desta plataforma.

Consulta a margem consignável – Tutorial

  1. Acesse o Portal do Servidor Minas Gerais;
  2. Clique em “Margem de consignação”;
    margem de consignacao portal do servidor mg
  3. Preencha os dados solicitados e clique em “Entrar”;
    margem de consignacao portal do servidor mg
  4. Visualize as informações e se necessário salve em PDF ou mande imprimir conforme indicado os botões de opções acima e abaixo do documento.
    margem de consignacao portal do servidor mg

Dificuldades de acesso ao Portal do Servidor MG

Tentou acessar o Portal, mas não conseguiu? Basta clicar em “Ajuda para acessar”, item localizado logo abaixo do campo de login no site. Uma janela de perguntas e repostas será aberta automaticamente, indicando possíveis problemas e soluções.

Se tiver dúvidas sobre as principais funcionalidades do Portal do Servidor MG, é possível saná-las acessando o “Manual de Utilização do Usuário Servidor – Versão 1.0”, que está disponível na página inicial do website.

Caso tenha ficado com dúvidas resolva seus problemas entrando em contato com a central de relacionamento no telefone do Portal do Servidor MG ou no campo de Perguntas Frequentes.