Portal do Servidor PA – Contracheque ou Extrato. Como consultar?

O Portal do Servidor PA é um website do Governo do Estado do Pará, desenvolvido especificamente para servidores públicos. Sua principal finalidade é oferecer aos funcionários serviços básicos de RH, tudo com máxima praticidade.

No site, os funcionários públicos têm à sua disposição serviços como consulta, emissão e validação de contracheque, verificação de calendário de pagamento, entre outros. Esses serviços facilitam e tornam menos burocrático o acesso a informações administrativas envolvendo o servidor público, que pode verificar tais dados de qualquer lugar, não importa qual seja o horário.

portal do servidor PA

Por meio do acesso ao portal, você pode saber mais sobre perguntas frequentes, por meio do seu cadastro ter acesso ao seu contracheque, sabe mais sobre o concurso público, fica sabendo se houve algum reajuste de salário e tudo o que você poderá achar interessante por meio da plataforma do portal neste site.

Como acessar os serviços do Portal do Servidor PA

Todo funcionário público pode acessar os serviços do Portal do Servidor PA, seja diretamente do computador, tablet ou smartphone. Inclusive, o procedimento é bastante simples:

  1. Acesse http://www.portaldoservidor.pa.gov.br/;
  2. Posicione o mouse sobre “Serviços”, item localizado no menu principal superior da página inicial;
  3. Selecione o serviço que deseja realizar;
    Portal do Servidor PA - Contracheque ou Extrato. Como consultar?
  4. Digite as informações solicitadas na página;
  5. Clique em enviar.

É importante ressaltar que para realizar alguns serviços é imprescindível ter um cadastro e uma senha no Portal do Servidor do Pará. Não possui esses dados? Então, saiba que é fácil obtê-los. Confira, a seguir, como:

  1. Acesse https://www.sistemas.pa.gov.br/portaldoservidor/form_primeiro_acesso.php?p=1;
  2. Informe o número da matrícula (dado pessoal e intransferível passado a todo funcionário público que recebe pagamento mensal), CPF, data de nascimento e e-mail;
  3. Clique em “Prosseguir”;
    Portal do Servidor PA - Contracheque ou Extrato. Como consultar?
  4. Cadastre uma senha.

Pronto! Com a senha cadastrada já será possível ter acesso a todos os serviços do Portal, podendo verificar informações de modo simples, rápido e com total segurança. O seu cadastro no portal é feito com base no seu endereço eletrônico, os números correspondentes, inclua o dígito verificador de acordo como é solicitado, dessa forma você pode verificar o seu pagamento nas contas anuais, saber como recebem salários, acesso ao contracheque, saber quando determinada informação estará disponível e muito mais.

Como consultar e emitir contracheque via Portal do Servidor PA

O servidor do estado do Pará pode utilizar o Portal para consultar e emitir seus contracheques, que são documentos equivalentes aos holerites, funcionando como comprovantes de pagamento e renda. Trata-se de um serviço disponibilizado a todos os funcionários públicos do estado, não importa qual seja a instituição em que ele trabalha, sendo que todos os dados são atualizados mensalmente.

Um detalhe relevante sobre o serviço envolvendo os contracheques é que não são todos que estão disponíveis para o funcionário, somente alguns, com destaque para os mais recentes. Portanto, se estiver buscando um comprovante de pagamento mais antigo e não o encontrar no Portal do Servidor do Pará, consulte o setor de Recursos Humanos do órgão em que trabalha, para obter orientações sobre como ter tais contracheques.

Mas, afinal, como consultar e emitir contracheques no Portal do Servidor PA? A seguir, veja quais são os procedimentos a serem adotados e coloque-os em prática. Para realizar tais serviços:

  1. Acesse http://www.portaldoservidor.pa.gov.br/;
  2. Posicione o mouse sobre “Serviços”, item localizado no menu principal do site;
  3. Clique em “Contracheque”;portal do servidor PAEm “Já sou cadastrado”, informe o número de matrícula e senha, previamente cadastrada;
  4. Clique em “Enviar”.contracheque Portal PA

Na nova página carregada automaticamente, serão apresentados os contracheques disponíveis. Selecione o que deseja consultar, abra o arquivo e, caso queira, mande-o para impressão/emissão.

Esse é um dos benefícios que ao portal você tem acesso, tudo com a sua senha, somente os dados correspondentes par a consulta de seu serviço que você pode facilmente acessar por meio dos passos apresentados que mostramos em poucos acima.

Como validar o contracheque no Portal do Servidor PA

Embora o Portal tenha como foco o servidor público do Pará, terceiros também podem utilizá-lo, no entanto, somente para um serviço específico, o de validação de contracheque.

Trata-se de um serviço cuja finalidade é comprovar a veracidade de dados dos contracheques apresentados por funcionários públicos, especialmente em casos de comprovação de renda.

Terceiros que queiram realizar esse serviço de validação conseguem fazê-lo sem necessitar de cadastros ou senhas no Portal. Saiba como isso é possível, seguindo este passo a passo:

  1. Acesse http://www.portaldoservidor.pa.gov.br/;
  2. Posicione o mouse sobre “Serviços”, opção que aparece no menu principal da página inicial;
  3. Selecione “Validação de Contracheque”;
  4. Digite os dados solicitados (matrícula, referência, valores bruto, de descontos e líquido, data e hora de emissão e código de controle). Tais informações aparecem no contracheque apresentado pelo servidor;
  5. Informe o texto da imagem gerada automaticamente pelo site, para autenticação do acesso;
  6. Clique em “Validar”.

Uma nova página será carregada e nela conterá informações que confirmam ou não a veracidade do contracheque apresentado pelo funcionário público como comprovante de renda.

Os dados obtidos por meio desse serviço podem ser utilizados por empresas, para concessão de empréstimos, aumento de limite de crédito ou realização de compras de alto valor, por exemplo.

Ao acessar portal e cadastrar senha logo na página inicial os servidores do Pará recebem seus dados, sabem mais sobre contracheque de servidor e é uma forma de controle do estado.