Portal do Servidor RS – Contracheque, IR e Pagamentos. Como acessar?

O Portal do Servidor RS é o órgão responsável pela emissão de contracheques dos servidores públicos do estado do Rio Grande do Sul. Por essa ferramenta, os servidores do Estado podem ter acesso a informações sobre salário, rendimentos, saldos, entre outros. Para saber mais sobre, confira abaixo!

O intuito da criação do portal é facilitar e modernizar o acesso às informações funcionais dos trabalhadores do Estado. Também, foi uma forma encontrada pelo Governo do Rio Grande do Sul para economizar receita, pois não mais precisa imprimir os contracheques, gastando papel, ou mesmo gastando com a logística de entrega do contracheque aos seus servidores.

Além da economia mensal de receita, o governo vê essa medida como forma de passar as informações de maneira mais segura e rápida, pois o sistema é todo informatizado e o servidor tem seu acesso de onde estiver, sem precisar sair de casa, por exemplo. O portal também é completamente seguro, não havendo a possibilidade do extravio de informações do servidor, que é um risco que pode acontecer caso o contracheque seja de papel.

No portal, o servidor tem acesso ao calendário de pagamento, com informações exatas sobre qual dia irá receber, acesso ao contracheque, ao histórico funcional, à situação do 13º e também das férias, além de outras informações importantes para a sua função pública.

Todas essas informações estão dispostas de maneira fácil e rápida, tudo on-line.

portal do servidor Rio Grande do Sul

Como acessar

Para ter acesso, o servidor precisa apenas de um dispositivo, como computador,tablet ou celular, com acesso à Internet. Com essas informações, o servidor pode acessar de onde estiver e a hora que quiser.

Para emitir o contracheque e acessar informações pertinentes à sua função e ao seu cargo, basta o servidor acessar o site www.portaldoservidor.rs.gov.br. Logo na sequência, precisa informar o número de sua matrícula e senha.
portal do servidor RS como emitir

Se for o caso do servidor estar fazendo o seu primeiro acesso, é por meio de um formulário, bastante simples, que a senha é criada. Após a criação, e com o devido acesso ao portal, o servidor pode consultar:

  1. Contracheque;
  2. Calendário de pagamentos;
  3. Saldos;
  4. Rendimentos;
  5. Outros dados importantes para a vida funcional do servidor.

Como emitir o contracheque?

O servidor tem acesso às suas informações funcionais na palma damão, de maneira muito simples, rápida e segura. Basta acessar o portal, inserir sua matrícula e senha e ter de forma on-line o seu contracheque.

Uma informação importante é que, além de consultar e emitir o seu contracheque, o servidor pode validá-lo para comprovação de renda. O servidor também tem acesso a comprovantes de rendimento, entre outros. Mensalmente, o portal é atualizado com as informações e contracheque.

O servidor precisa apenas ter em mãos o número da sua matrícula e senha, para acessar rapidamente os dados de trabalho;
portal do servidor RS contracheque

Caso seja o seu primeiro acesso e ainda não tenha senha ou tenha esquecido a sua senha, é importante procurar o setor de recursos humanos do seu órgão, para obter mais informações, já que o RH é o responsável por administrar os dados funcionais dos servidores do Estado.

Vale ressaltar que você pode imprimir o seu contracheque se for necessário, sendo que tais comprovantes de pagamento ficam a sua disposição no portal do servidor RS. É interessante que você armazene os seus comprovantes de rendimento e pagamento em um dispositivo de mídia, como pen drive ou, até mesmo, em um HD externo, pois o portal não disponibiliza comprovantes antigos.
portal do servidor RS cadastro

A criação do Portal do Servidor otimizou a vida do trabalhador, pois agora, para obter o seu contracheque, independente do mês de rendimento, ele consegue emitir a segunda via no próprio portal do servidor, de maneira gratuita, com facilidade, agilidade e segurança, pois o acesso é realizado mediante matricula e senha cadastrada para acesso. Dessa maneira, você reduz tempo, logística de deslocamentoe tira a responsabilidade de entrega mensal desse documento extremamente importante do RH, visto que é tudo realizado de maneira eletrônica.

Onde conseguir o comprovante de rendimentos para pensionistas?

Não são todos os comprovantes que podem ser obtidos no Portal do Servidor RS. Seguem os três casos que a obtenção é feita fora do portal:

  1. Quando a pensão for alimentícia, não possui comprovante de rendimentos, pois o vinculo da pessoa beneficiada é com o servidor e não com o Estado;
  2. Já o comprovante de rendimentos para pensão vitalícia, ou seja, pensão paga a beneficiário de servidor ativo falecido em serviço, estão disponíveis no TUDO FÁCIL, em Porto Alegre, ou nas agências da Fazenda Estadual, no interior. Você pode ter maiores esclarecimentos entrando em contato com o SEFAZ.

Por fim, os comprovantes de rendimentos de pensão por morte, ou seja, paga a beneficiários pelo falecimento de servidor aposentado, estão disponíveis no site do IPERGS.Link: http://www.ipe.rs.gov.br.