Portal do Servidor SC – Como acessar, validar contracheque e Outros

O Portal do Servidor SC é um site criado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, com foco nos funcionários públicos da região, oferecendo-lhes serviços básicos administrativos.

Entre as principais funcionalidades do site, destaque para a consulta de benefícios e comprovantes de rendimentos, consulta e emissão de contracheques, bem como atualização de dados cadastrais e funcionais.

Além disso, o website traz informações sobre eventos e disponibiliza cursos no formato EAD (Ensino a Distância), possibilitando que os funcionários públicos se atualizem profissionalmente,e de forma gratuita.

Justamente por oferecer diferentes serviços e disponibilizar dados importantes de maneira simples, o Portal do Servidor de SC acaba por facilitar o acesso à informação pelo funcionário, que pode realizar atividades básicas, de modo rápido e prático, onde quer que esteja.

portal do servidor santa catarina

Como acessar os serviços do Portal do Servidor SC

O funcionário público pode acessar o Portal do Servidor de Santa Catarina via computador, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à Internet, preferencialmente com boa velocidade, para carregar a página completamente. Para verificar os serviços disponibilizados, é só seguir este passo a passo:

  1. Acesse http://www.portaldoservidor.sc.gov.br/;
  2. Verifique os principais serviços no menu principal superior, em Manuais e Formulários, Gestão de Pessoas, Gestão de Saúde e Escola EAD. Para conferir ou alterar dados, utilize o menu Acesso às Consultas do Servidor;
    portal SC cadastro
  3. Clique no serviço que desejar e siga as recomendações dadas na página, para efetuar o procedimento corretamente.

Um detalhe importante sobre a utilização dos serviços do Portal do Servidor é que uma senha pode ser solicitada para o funcionário. Sem ela, não será possível realizar o processo desejado. Mas, como obter essa senha?

Essa é uma tarefa simples de ser realizada: servidores ativos e inativos devem pedir a senha no Setor de Gestão de Pessoas da entidade ou órgão público em que trabalham ou atuaram.

Já possui a senha, no entanto não se lembra como ela é? Neste caso, existe a possibilidade de solicitá-la via e-mail ao tentar realizar o serviço. A senha será enviada para o e-mail registrado no cadastro oficial do funcionário público.

Como consultar e emitir contracheque no Portal do Servidor SC

Consultar e emitir contracheque são duas funcionalidades bastante utilizadas no Portal do Servidor de Santa Catarina. Não é para menos, afinal, trata-se do holerite/comprovante de renda do funcionário, documento importante para acompanhar valores pagos, verificando se estão corretos.

Para realizar a consulta e emissão do contracheque, tenha consigo dados de cadastro do servidor público e siga estas recomendações:

  1. Acesse http://www.portaldoservidor.sc.gov.br/;
  2. No menu Acesso às Consultas do Servidor, selecione o órgão de pagamento;
  3. Se optar pelo órgão COHAB, uma nova página será carregada automaticamente. Nela, informe o número de matrícula do servidor (que é pessoal e intransferível), a senha e o órgão do funcionário. Clique em Consultar;
    portal SC cadastro
  4. Caso selecione Demais Órgãos, informe CPF do funcionário, senha e texto da imagem gerada automaticamente pelo site, clicando, em seguida, em Entrar.
    portal do servidor SC tabela de pagamentos

Pronto! Agora, é só selecionar a folha de pagamento/contracheque para visualizá-lo. Se quiser imprimir o documento e guardar uma via consigo, clique em Emissão do Recibo de Pagamento. Um arquivo no formato PDF será gerado, podendo ser enviado para impressão ou armazenado em seu computador, tablet ou celular.

Como validar contracheque do servidor de SC

O serviço de validação de contracheque é destinado a terceiros, especificamente a empresas, permitindo que consigam comprovar a veracidade do contracheque e de dados apresentados pelo funcionário público.

Essa confirmação/validação do contracheque costuma ser feita na contratação de empréstimos e realização de compras a prazo e em grande valor, como de automóveis e imóveis residenciais.

Curiosamente, esse serviço não é disponibilizado no Portal do Servidor SC, como ocorre no website de outros estados. Então, como validar o documento? A dica é entrar em contato com o órgão de pagamento citado no contracheque e verificar o que deve ser feito para comprovar as informações do documento. Para isso, adote estas recomendações:

  1. Acesse http://www.portaldoservidor.sc.gov.br/;
  2. Em Contatos da Gestão de Pessoas do seu Órgão, selecione o órgão ou assunto a ser tratado;consulta contracheque sc portal do servidorEntre em contato com o órgão via um dos telefones mencionados na página, por e-mail ou preenchendo os campos de atendimento pelo Portal do Servidor SC.