Previdência Social – Como Fazer o Agendamento?

A Previdência Social é um direito social, estando ela prevista em Lei: no art. 6° da Constituição Federal de 1988, se enquadrando em um dos Direitos e Garantias Fundamentais, pois é uma forma de garantir renda a determinadas famílias.

Para uma família ter direito a uma renda não inferior ao salário mínimo, há algumas situações relevantes – previstas também em Lei, mais especificamente na Carta Magna, no art. n° 201.

Conheça estas situações, além de como funciona a Previdência Social e como fazer o agendamento para alguns de seus serviços.

Entenda a Previdência Social

Como no Brasil a Previdência Social é um direito garantido, é importante que você saiba em quais situações uma família pode aproveitar desse benefício.

Por isso, de acordo com a Carta Magna, no art. 201, está explicado que a Previdência Social envolve os seguintes momentos:

I – cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada;

II – proteção à maternidade, especialmente à gestante;

III – proteção ao trabalhador em situação de desemprego involuntário;

IV – salário-família e auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda;

V – pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.”

Quando o trabalhador perde sua capacidade de trabalho – excluindo-se a maternidade e a reclusão que são dois benefícios distintos –, ele tem a possibilidade de receber um auxílio da Previdência Social.

A lista inteira de benefícios da Previdência Social você confere abaixo:

  • Aposentadoria por idade,
  • Aposentadoria por invalidez,
  • Aposentadoria por tempo de contribuição,
  • Aposentadoria especial,
  • Auxílio-doença,
  • Auxílio-acidente,
  • Auxílio-reclusão,
  • Pensão por morte,
  • Pensão especial (Síndrome da Talidomida),
  • Salário-maternidade,
  • Salário-família.

Para ser filiado à Previdência Social, o trabalhador – você – deve ter carteira assinada (isso garante filiação automática). Profissionais que trabalham por conta própria precisam fazer sua inscrição e contribuir de forma mensal para ter direito aos benefícios previdenciários.

Hoje, a Previdência Social assegura os empregados, os trabalhadores avulsos, os empregados domésticos, os trabalhadores rurais e os contribuintes individuais.

Dessa forma, a Previdência garante tranquilidade para o futuro de segurado, pois ele terá um rendimento seguro.

Previdência Social Agendamento

Você sabia que é possível realizar o agendamento online de serviços da Previdência Social? Muitos brasileiros não conhecem essa facilidade, mas ela pode melhorar (e muito) a qualidade do atendimento nas agências da Previdência e até mesmo evitar que você se desloque até o local somente para realizar um agendamento.

Para agendar, basta você seguir alguns passos bem simples conforme a sua necessidade de atendimento. De forma gratuita, você precisa acessar o site oficial do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social):

  1. Entre no site: https://www.inss.gov.br/,
  2. Justo nesta página inicial, você tem ao lado esquerdo de sua tela uma lista com “Serviços”. Clique em “Agendamento”,
  3. Na próxima tela, você terá algumas informações importantes, pois descreve a finalidade do agendamento. Aproveite e tire suas dúvidas.

Depois, clique em “Agendar”.

  1. Na tela seguinte, começa o formulário de agendamento com a “Escolha do Serviço”. Como seu interesse é requerer um serviço, você deve selecioná-lo na lista em “Selecione um Serviço”.

Conforme a escolha, informações surgirão logo abaixo. Faça a leitura delas.

Além disso, digite o código verificador. Quando terminar, clique em “Avançar”.

  1. O próximo passo é sobre os dados do requerente (você):

Digite tudo com cuidado e sem erros. Lembre-se de clicar em avançar para passar para próxima etapa.

  1. Depois, selecione a unidade que você prefere ter atendimento, assim como a melhor data para sua ida. Dê preferência pela unidade mais próxima de sua residência para melhor comodidade.

Clique em “Avançar”

  1. Posteriormente, você terá a confirmação de agendamento e o comprovante do requerimento.

Simples, não é?

Veja como o agendamento online serve para poupar tempo de modo que a agência do INSS esteja programada para atende-lo (a) no dia que você optou.

Algumas orientações para o seu agendamento e que você não deve esquecer:

  • Compareça 15 minutos antes do seu horário de agendamento no dia marcado,
  • Esteja com os seus documentos em mãos, atentando-se para todos que haviam sido solicitados no momento de escolha do serviço na página de agendamento, está bem?
  • O atendimento só será feito com o titular do CPF ou seu representante (quando estiver devidamente identificado com suas documentações).

Se por ventura você não puder comparecer na data do seu agendamento, entre em contato com a Previdência Social por meio do telefone 135 pelo menos até um dia antes da data agendada, remarcando para outro dia.

Se quiser checar se você tem o agendamento marcado, basta seguir os primeiros passos e, ao invés de “Requerer” na primeira etapa de “Escolha do Serviço”, clicar em “Consultar”. Você vai precisar digitar seu CPF, data de nascimento, seu nome completo e o código verificador.