Projudi PR: Consulta Processual. Como Funciona? Site Oficial e Contatos

Projudi PR significa (Processo Judicial Digital), que nada mais é do que um software, criado para facilitar as consultas processuais e agilizar todos os trâmites inerentes ao assunto. Esse serviço é destinado a advogados, cidadãos e serventuários da justiça.

O objetivo do Projudi PR é garantir à sociedade a prestação de serviços jurisdicionais, com o intuito de resolver os problemas e promover a paz social.

Como funciona o Projudi PR Consulta Processual?

Projudi PR: Consulta Processual. Como Funciona? Site Oficial e Contatos

Na realidade, o Projudi PR é um sistema tecnológico que permite consultas online substituindo a utilização de papel. O Projudi é implementado em todas as comarcas do Paraná e oferece consulta pública de processos de primeira e segunda instância. Entretanto, está em plena expansão, para ser utilizado em todos os estados do Brasil.

O Projudi PR foi um grande investimento do Conselho Nacional da Justiça, para informatizar os cartórios judiciais do país. Por meio do sistema, os trâmites de um processo acontecem eletronicamente, juntamente com as rotinas cartorárias.

O ponto alto é que o Projudi funciona como um substituto de processos que antes eram feitos no papel e armazenados por meio de manipulação dos autos em meio digital.Digamos que essa ação de mudar os papéis para o meio eletrônico altera o sistema judiciário por completo, o que significa que o setor necessite vencer diversas barreiras que envolvem a tecnologia.

No entanto, existem pesquisas que mostram que o Projudi PR conseguiu melhorar a rapidez na tramitação de processos, pois todas as rotinas administrativas foram automatizadas. Além disso, houve economia no arquivamento e na logística de documentos de papel.

Cada estado possui sua versão atualizada do PROJUDI, sendo que o Paraná sempre teve sua versão própria (4. 14.2) – que, inclusive, foi inspiração para outros estados, como Alagoas.

O Projudi PR foi considerado uma das versões mais limpas e trabalhadas, quando comparadas aos demais estados, sendo um facilitador para advogado e cidadão, conferindo maior eficiência na visualização e no acompanhamento de processos judiciais.

Além disso, os processos eletrônicos estão disponíveis por um tempo indeterminado, permitindo, até mesmo, as consultas de processos mais antigos.

Qual é o site oficial do Projudi PR Consulta Processual?

O site oficial do Projudi PR é https://projudi.tjpr.jus.br, nele é possível encontrar:

  • Informações completas aos advogados, para utilizar o software;
  • Consulta pública (processos de 1ª e 2ª instância);
  • Consulta com chave de validação (consulta restrita);
  • Consulta de processos que estão aptos para julgamento;
  • Consulta de processos que estão aguardando análise judicial.

Informações de contato do ProjudiPR Consulta Processual

Para os advogados, existe um canal de contato especial, que é atendido pela OAB do Paraná, sendo:

No canal de ajuda do sistema ainda há informações aos advogados, vídeo aulas de como utilizar o software e o canal de ajuda, para as parte em processo.

É importante considerar que a configuração errada do Java é uma das principais causas de problemas de acesso ao Projudi – PR. Portanto, é fundamental fazer as seguintes verificações, antes de ligar no atendimento:

  • Limpeza de cachê do Java;
  • Verificação dos arquivos JNLP (devem ser abertos por padrão pelo Java Web Start).

Com o processo eletrônico do Projudi PR, muitos trabalhos manuais foram eliminados e, consequentemente, a burocracia diminuiu. O Tribunal da Justiça do Paraná continua melhorando o sistema, para reduzir a lentidão, os erros de conexão, as falhas no servidor e os travamentos, com o objetivo de proporcionar maior rapidez na tramitação de processos.

Os desafios para ter um sistema ágil e sem falhas continuam, mas o aprimoramento constante é o único caminho, que leva à redução das limitações do software.