Pronatec 2019: o que é, inscrições, cursos ofertados e mais!

Um dos programas criados pelo Governo Federal, o Pronatec existe para que milhares de jovens brasileiros consigam melhorar o seu currículo e aumentar suas chances diante do mercado de trabalho super concorrido, tudo isso de forma gratuita.

O Pronatec oferece várias vagas profissionalizantes para adultos e jovens que não possuem condições de arcar com os custos, sendo que por meio do programa, possuem mais chances.

O que é o Pronatec?

Pronatec 2019: o que é, inscrições, cursos ofertados e mais!

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi um programa criado no ano de 2011 para melhorar os conhecimentos técnicos e profissional dos estudantes e trabalhadores que competem por vagas no mercado de trabalho.

Somente no ano de 2017, mais de 2 milhões de pessoas se matricularam e estão com mais possibilidades de aprendizado e de preencher o currículo. No ano de 2019 não será diferente, por isso é tão importante ficar de olho nas vagas e parcerias existentes nas instituições perto de você.

Inscrições Pronatec 2019

Os participantes precisam estar participando dos programas de assistência social e de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. Você só precisa entrar no site do programa quando as inscrições estiverem em aberto e assim, realizar o cadastro de seus dados, comprovar sua renda e esperar ser selecionado pelo programa.

Veja abaixo como acessar o processo seletivo:

  1. Acesse o site oficial do Pronatec: http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/;
  2. Os candidatos que já finalizaram o ensino médio possuem a opção dos cursos técnicos do nível 1 – com duração de 1 ano no máximo;
  3. Para aqueles que estão cursando o ensino médio, os cursos que são oferecidos são de nível 2.

É importante ficar atento a abertura de vagas, que acontecem apenas 2 vezes no ano.

Cursos oferecidos Pronatec 2019

Pronatec 2019: o que é, inscrições, cursos ofertados e mais!

Os cursos que são oferecidos pelo programa variam de acordo com a área de formação. São vários deles em que o candidato pode escolher para maior destaque no mercado.

Eles são divididos nas seguintes áreas:

  • Hospitalidade e Lazer;
  • Cursos FIC – formação inicial, continuada ou qualificação profissional;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção alimentícia;
  • Produção cultural e design;
  • Produção industrial;
  • Recursos naturais;
  • Segurança e turismo.

Os cursos são vários e variam de acordo com o seu gosto, como por exemplo: podem ir de técnico em edificações até petróleo e gás.

Tipos de modalidades

As inscrições do Pronatec podem ser realizadas para as seguintes opções de curso:

  • Cursos técnicos I: com duração no máximo de 1 ano e destinada para quem já conclui o ensino médio;
  • Cursos técnicos II: é destinada a estudantes que ainda estão no ensino médio;
  • Formação Inicial, continuada ou bolsa formação: duração de no mínimo 2 anos, é destinada aos beneficiários de programas sociais do governo.

Vagas Pronatec: fique atento!

Pronatec 2019: o que é, inscrições, cursos ofertados e mais!

Ainda não foram divulgadas as datas do Pronatec, porém logo serão, por isso continue de olho nos canais de informação. Todos os cursos oferecidos possuem certificação do MEC.

Entre as instituições, podemos encontrar as Faculdades Estácio, instituições federais, Senai e o Senac. Ou seja, você estará estudando nos melhores estabelecimentos de ensino possíveis.

Quem pode se inscrever no Pronatec?

É necessário estar dentro dos pré requisitos para participar do processo seletivo do Pronatec, que é:

  • Possuir renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter inscrição prévia no programa CadÚnico;
  • Estar frequentando o ensino fundamental ou médio;
  • Já participar do programa social como o Bolsa Família.

O aluno tem que estar matriculado e corresponder de maneira regular as regras do ensino fundamental ou do médio, isso também pode variar de acordo com a modalidade do curso.

O candidato não pode realizar mais de dois cursos oferecidos pelo Pronatec durante o ano de inscrição em que foi matriculado. Se você está dentro dos requisitos e corresponde as regas, basta acessar o site oficial do programa e ficar de olho nas datas de inscrição e oportunidade das vagas, clique aqui.