Prouni 2018 – Guia Completo com Tudo que Você Precisa Saber

O Prouni (Programa Universidade para Todos) tem como foco a concessão de bolsas de estudo de ensino superior, parciais ou integrais, democratizando o acesso a cursos de graduação em instituições privadas de ensino.

Inscrições-para-o-Prouni-2017-começam-em-janeiro

Para 2018, o Governo Federal não preparou grandes mudanças para o programa e ele continua com processo de seleção idêntico ao anterior, porém com períodos de inscrição diferentes.

Pré-requisitos Prouni 2018

Interessado em finalmente realizar o sonho de fazer uma graduação de graça ou então formar-se sem estourar seu orçamento com uma mensalidade alta? Neste caso, saiba que para ser beneficiário do Prouni é preciso cumprir alguns requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio totalmente em escola pública ou então privada, mas somente se o aluno tinha bolsa integral;
  • Ter feito a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior (2017), atingindo 450 pontos, no mínimo, e nota superior a zero na prova de redação;
  • Ser deficiente físico ou professor da rede pública de ensino (requisito optativo).

Como inscrever-se no Prouni 2018

Se cumprir os pré-requisitos, o candidato pode iniciar o processo de inscrição no programa de concessão de bolsas. Para isso, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do Prouni, no endereço http://prounialuno.mec.gov.br/;como-realizar-renovação-da-bolsa-do-prouni
  2. Clique no botão “fazer inscrição”;
  3. Selecione, na lista da página, instituições e cursos que disponibilizam bolsas para cursos em 2018. Um detalhe importante: você pode escolher até dois cursos e duas instituições de ensino durante a inscrição;
  4. Informe seu número de inscrição no ENEM, bem como a senha utilizada no exame;
  5. Finalize o processo e aguarde a nota de corte Prouni 2018, para saber se foi aprovado e se conseguiu bolsa integral ou parcial.

Datas de inscrição Prouni 2018

A seleção realizada para o Prouni acontece duas vezes, geralmente, entre novembro e dezembro e no mês de junho, períodos em que são feitas as inscrições nas universidades.

O processo seletivo inicial de 2018 já foi encerrado, mas ainda é possível concorrer a uma bolsa concedida no segundo semestre. Para saber a data oficial de início das inscrições, fique de olho no site do Prouni, especialmente, a partir de abril, já que o manual sempre é divulgado com antecedência.

Quando sai o resultado Prouni 2018?

A lista de aprovados no programa costuma sair em 15 dias, após o término das inscrições, lembrando que a data oficial é passível de atrasos. Caso eles ocorram, o Governo costuma libinscricao-prouni-2erar comunicados no próprio site do Prouni.

Para saber se seu nome está entre os candidatos com bolsa, basta verificar tal informação na página oficial do programa, no endereço http://prouniportal.mec.gov.br/.

Se preferir, também é possível verificar o resultado na central de atendimento do programa, no telefone 0800 61 61 61. Mas, atenção: o canal telefônico costuma ficar sobrecarregado.

Caso queira e tiver facilidade, outra opção é verificar a lista nas instituições de ensino participantes do Prouni, ou seja, na universidade que você inscreveu-se durante o cadastro.

Chamadas e lista de espera Prouni 2018

A boa notícia é que quem não for aprovado na primeira lista do programa ainda tem chance de conseguir uma bolsa para fazer sua graduação. São feitas duas chamadas oficiais e o candidato também pode entrar em uma lista de espera.

Isto ocorre porque, muitas vezes, sobram mais vagas em determinados cursos que não atraem tanto interesse ou ainda porque boa parcela dos aprovados perdeu os prazos para comprovação de documentação e matrícula.

Portanto, não desanime se seu nome não aparecer logo na primeira chamada e se mantenha atualizado sobre as demais fases do processo seletivo do programa para saber se será aprovado em outras etapas.

Fases Prouni 2018

O Prouni envolve diferentes fases às quais o candidato deve atentar-se para não perder prazos e, efetivamente, aproveitar a bolsa, caso seja aprovado. Entre essas etapas, estão:

  • Fase de inscrição;
  • Resultado da primeira chamada;
  • Comprovação das informações dos candidatos aprovados e realização da matrícula na universidade;
  • Resultado da segunda chamada;
  • Comprovação das informações dos candidatos aprovados na segunda lista e efetivação da matrícula na universidade;
  • Entrada em lista de espera e divulgação do resultado;
  • Comparecimento dos candidatos da lista de espera para entrega de documentos e matrícula.

Não conseguiu a bolsa? E agora?

Caso não consiga a bolsa durante o atual processo seletivo, não há problemas, você pode tentar outras vezes, desde que tenha feito a última prova do ENEM e cumpra os demais requisitos do programa.