ProUni – Como funciona?

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa social criado pelo Ministério da Educação e oferece bolsas de estudo em universidades particulares, sendo elas integrais (100%) ou parciais (50%), para estudantes que ainda não tem diploma de nível superior.

Como funciona?

Para fazer a inscrição no Processo Seletivo, o candidato deve ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), ter obtido uma média igual ou maior que 450 pontos em suas notas e uma nota superior a zero na redação.

As bolsas oferecidas também tem critério de inscrição. O candidato que optar pela bolsa integral deve comprovar renda familiar brutal mensal de no máximo um salario mínimo e meio por pessoa. Já aquele que se candidatar à bolsa parcial, pode comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa.

ProUni

Além desses requisitos, o candidato ao Prouni deve cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Ter cursado o ensino médio em escola pública;
  • Ter cursado o ensino médio em escola particular como bolsista;
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública e escola particular (como bolsista na instituição privada)
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, em exercício, com direito somente à bolsas de licenciatura.

Como me inscrever?

A etapa de inscrição para Programa Universidade para Todos é única, deve ser feita através do site do ProUni, como no link: http://siteprouni.mec.gov.br/. O estudante pode escolher até duas opções de instituições de ensino, curso e turno.

É possível se inscrever em qualquer instituição, desde que ela participe do ProUni e o curso escolhido tenha bolsa disponível.

Os resultados são divulgados em duas chamadas e se o candidato é pré-selecionado em umas das opções que escolheu, deve ir até a instituição escolhida com os documentos necessários para comprovar as informações dadas na ficha de inscrição: http://siteprouni.mec.gov.br/documentacao.php

Caso haja um empate entre dois candidatos para a mesma vaga, o critério de desempate é feito de acordo com a  maior nota na redação, maior nota na prova de linguagens códigos e tecnologias, maior nota na prova de matemática e suas tecnologias, maior nota na prova de ciências da natureza e suas tecnologias ou maior nota na prova de ciências humanas e suas tecnologias.

O candidato que não foi selecionado nas duas primeiras chamadas tem ainda a chance de participar da lista de espera, podendo ser convocado para preencher vagas em bolsas que ainda estiverem disponíveis.

Existem cotas no ProUni?

O ProUni reserva cotas para pessoas com deficiências e as que se autodeclaram indígenas, pretas e pardas. Lembrando que os candidatos cotistas também devem atender aos outros requisitos para conseguir a bolsa.

Quais os valores?

A inscrição do Programa Universidade para todos é gratuita, e o candidato selecionado para a bolsa pode usufruir do beneficio durante toda a duração do curso, tendo apenas que manter um rendimento igual ou superior a 75% em presença e notas para que não perca a sua vaga.

ProUni-1

Você pode conseguir mais informações sobre o ProUni acessando o site http://siteprouni.mec.gov.br/