Resultado Enem – Como e Onde Consultar? Como usar a nota?

O resultado Enem, sabe onde consultar? Ele tem data e ambiente específico para ser liberado. Aqui vamos te explicar os caminhos certos para verificar sua colocação na avaliação mais esperada pelos alunos que finalizam o ensino médio.

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é hoje a principal forma de ingresso de milhões de estudantes brasileiro no ensino superior. A prova é realizada anualmente, e usando sua nota, o aluno poderá optar por um curso e instituição de sua preferência.

A avaliação surgiu no fim dos anos 90, e inicialmente seu caráter era apenas de entender como andava o desempenho dos estudantes que estava finalizando o ensino médio.

Com o tempo, a versatilidade da prova foi chamando atenção de instituições do ensino superior, e logo se tornou a principal avaliação para aceitar novos alunos. Hoje todas as universidades públicas do país, usam a nota do Enem para classificar os candidatos.

enem 2019

Quando sai o resultado Enem?

As provas desse exame acontecem em datas entre os meses de novembro e dezembro. Seguem o horário de Brasília, detalhe importante, pois normalmente estamos no Horário de Verão durante esses meses.

Os gabaritos das provas costumas ser liberados no terceiro dia útil após a realização. E os candidatos poderão consulta-los pela web (no site oficial) ou por aplicativos de celular.

O resultado Enem individual é liberado depois de 60 dias da data das últimas provas. Ele poderá ser consultado no site: http://enem.inep.gov.br/participante

O candidato no inicio do processo fará uma conta para logar nessa página, e poderá fazer a consulta. O mesmo cadastro servirá para entrar no app oficial do Enem (disponível nas lojas de aplicativos de celular). Vejamos mais detalhes para fazer a consulta.

Passo a passo para resultado Enem

O candidato tem área exclusiva para acompanhar todo o processo que antecede o Enem. Na página terá todas as orientações, e informações pertinentes, inclusive locais de prova, horários e datas do resultado.

Veja como acessar e se cadastrar na página do participante Enem:

  1. Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial
  2. Leia as orientações
  3. Se perdeu ou esqueceu sua senha, clique no campo “Página do Participante”
  4. Insira o CPF, e clique “Esqueci senha”, refaça; mas se já tiver, é só fazer o login

No ambiente que abrirá, todas as suas informações e seu resultado Enem.

requisitos do Prouni 2017

O que fazer com a nota do resultado Enem?

De posse de sua nota, poderá se inscrever nos seguintes programas para acesso à Educação Superior:

  • Sisu – o Sistema de Seleção Unificada é a porta de entrada os candidatos que buscam vaga nas instituições públicas da rede do ensino superior.
  • Prouni – o Programa Universidade para Todos é voltado para oferecer bolsas (parciais ou integrais) para estudantes que pleiteiam vagas em faculdades particulares.
  • Instituições portuguesas – parceria do Inep com instituições públicas de Portugal para integrar mais alunos brasileiro ao ensino superior.

Ao ter acesso a sua nota, o aluno fará o cadastro num desses programas, e aguardará sua classificação. Cada um desses tem calendário específico, e é preciso ficar de olho para não perder a oportunidade.

O resultado Enem permitirá também que o candidato solicite auxilio do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Por meio do FIES estudantes poderão pagar os estudos, e quando começarem a trabalhar poderão devolver pagar o financiamento.

A importância do Enem

Os estudantes precisam entender que o resultado Enem não serve apenas para acesso a faculdade. O saldo da avaliação foca também em interesses mais amplos; o desempenho dos alunos apontará:

  • Como andam os mecanismos das escolas para formação dos alunos de ensino médio
  • Os estudantes estão sendo preparados para o mercado de trabalho
  • Quais os pontos devem melhorar para trazer mais qualidade ao ensino médio?
  • Quantos alunos tem conseguido finalizar essa etapa do ensino?
  • As disciplinas e conteúdos também são avaliados

Então é uma ferramenta de gestão muito relevante para o Ministério da Educação (MEC). Tudo que é apurado durante o Enem, deve ser convertido em ações positivas para melhorar o nível de ensino do país.

Para quem vai participar do processo, é importante se preparar. A dedicação nos estudos será revertida numa boa nota. Muitos alunos fazem um teste, antes de chegarem ao 3º ano. Dessa forma, já conhecem toda a atmosfera da avaliação, e quando fizerem a prova para valer, terão o resultado Enem que tanto esperam.