Saldo FGTS: Como consultar, como sacar? Guia de uso!

Todos os trabalhadores do país que possuem um contrato de trabalho formal (aquele que é regulamentado pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT) vão lidar com uma sigla muito importante: o FGTS. Trabalhadores temporários, rurais, avulsos, atletas profissionais e operários rurais (aqueles que trabalham em épocas de colheita) são alguns exemplos de indivíduos que têm direito ao FGTS.

Entender o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é essencial, especialmente sobre o Saldo FGTS. É importante saber quem tem direito, quais são as formas mais comuns de consulta do seu FGTS, como usar o aplicativo FGTS pelo celular, como funcionam as contas inativas, como você pode consultar seu extrato, sacar FGTS, verificar os depósitos e tirar suas dúvidas frequentes.

O que é o FGTS: qual sua importância e para que serve?

fgtsDesde 1966 – ano de sua criação, através da Lei nº 5.107 (mas com regulamento através Lei nº 8.036/1990, atualmente), – o FGTS garante ao trabalhador uma medida protetiva (ou entendida como de estabilidade) em casos de demissão sem justa causa.

O FGTS é um depósito mensal realizado pelo empregador de cunho obrigatório, no valor de 8% do salário bruto que é pago ao funcionário – agora essa medida também é voltada para os empregados domésticos. Os contratos de trabalho que estão firmados através da Lei nº 11.180/2005 possuem percentual de 2% – que é voltado para o Contrato de Aprendizagem (aprendizes de 14 a 18 anos).

>>>> Veja aqui informações completas sobre o serviço Conectividade Social! <<<<

O FGTS é importante por ser uma poupança aberta pela empresa no nome do colaborador para que seja de extrema utilidade em casos de demissão sem justa causa. Ou seja, o Saldo FGTS pode auxiliar na vida financeira por algum tempo até que se encontre outro serviço.

Assim, você pode consultar e aprender sobre como (e quando) poderá sacar o Saldo FGTS! Esse processo pode ser facilmente verificado pelo seu cartão cidadão, você fica sabendo mais sobre o seu saldo atualizado, sabe da consulta ao número do seu portal do FGTS, aprende sobre sua conta inativa e muito mais.

É sempre importante que todos os trabalhadores saibam quem tem direito de receber seu FGTS, quais são as consultas possíveis por meio do cartão cidadão, além de se informarem sobre como o aplicativo FGTS pode ser usado, desenvolvido em parceria com a Caixa Econômica Federal, tudo muito simples e rápido para a consulta.

Saldo FGTS: Como consultar?

Você pode consultar o seu Saldo FGTS e as movimentações – essa atitude deve ser realizada pelo menos uma vez ao ano, para ter certeza que a empresa está pagando o valor correto. Preste atenção aos seus dados, se o procedimento está sendo feito pela conectividade social, acompanhe seu depósito do FGTS pelo portal pela internet na conta e muito mais.

Consultar o Saldo FGTS é a melhor forma de não ter nenhuma surpresa no momento em que for possível retirar o valor. Você pode utilizar o Saldo FGTS através do site da Caixa Econômica Federal se você tiver cadastro a sua conta vinculada ao FGTS. Por isso:

  1. Acesse a página pertinente aos Benefícios do Trabalhador, diretamente sobre o FGTS no site da Caixa: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/Paginas/default.aspx;
  2. Nesta página, há “Consulte seu FGTS”;

Saldo FGTS 1

  1. Na nova página, preencha o Número de Identificação Social (PIS/PASEP) e sua senha Internet. Se você não tiver, cadastre a senha clicando no botão “Cadastrar Senha”. Se preencheu tudo corretamente, clique em “Ok”;

Saldo FGTS 2

E visualize as informações e movimentações do seu Saldo FGTS. Por meio dessa alternativa, você pode solicitar o envio das movimentações para seu celular, recebendo SMS. Os programas FGTS e do trabalhador é muito indicado porque assim é possível entender mais sobre as vinculadas, seja pelo aplicativo pelo seu NIS ou dados pessoais em questão.

Ainda é possível visualizar em uma agência da Caixa. Lá você pode fazer consulta com as contas de FGTS que são oferecidos pela agências, sempre gratuitos oferecidos, os serviços gratuitos que são oferecidos pela Caixa em busca do FGTS informação. Você também pode fazer essa consulta em casa e em qualquer conexão com a internet, é preciso ter o telefone conectado e com o aplicativo cadastrado.

Saldo FGTS: Como (e quando) sacar?

Entenda que você pode sacar o Saldo FGTS quando for demitido sem justa causa (essa é a razão mais comum), assim como outras condições diferenciadas. Além da consulta FGTS pelo CPF e outros dados, veja abaixo mais.

Assim, para sacar o Saldo FGTS você deve ter certa documentação:

  • Documento de identificação com foto,
  • Carteira de Trabalho,
  • Número de inscrição no PIS/PASEP (que é o NIS),
  • E outros documentos específicos dependendo da circunstância da solicitação do saque do FGTS.

Você pode checar essas informações no seguinte endereço: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/condicoes-e-documentos-para-saque-do-FGTS/Paginas/default.aspx.

O empregador, em casos de rescisão de contrato, comunica o ocorrido à Caixa e em até 5 dias úteis o trabalhador pode sacar o Saldo FGTS. Nos demais casos, a solicitação é realizada pelo trabalhador ou representante, através de uma agência da Caixa com uma documentação.

O saque do Saldo FGTS, quando igual ou menor a R$ 1.500,00 pode ser realizado em lotéricas, postos de atendimento eletrônico e em salas de autoatendimento. Outras situações de saque podem ser feitas em agências da Caixa. O importante é se informar completamente sobre o seguro desemprego.

O FGTS quem quer pode ser sacado na Caixa, onde milhões de trabalhadores tem conta, fazem os saques, sabem mais sobre conta do FGTS, usam os canais digitais quando houver dúvidas ou vontade de entender mais sobre FGTS informações.

O FGTS é visto como algo que complementa o seguro desemprego, você pode consultar extrato dos dois em qualquer agência, só precisa olhar em seguida e corretamente em conta cadastrada caso você queira saber mais sobre extrato de seu na conta trabalhador.

Fique atento ao seu direito sobre o Saldo FGTS e garanta segurança e conhecimento. É importante também ter atenção aos dados cadastrais ao acompanhar seu saldo de consultar FGTS, isso porque resultados FGTS dependem também do rendimento FGTS em questão que você receberá.