Sefaz BA – Como Funciona, Concursos e Serviços Online

Sefaz BA de forma abreviada, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia é um órgão estadual vinculado ao Ministério da Fazenda. Todo estado brasileiro possui sua própria com a função de administração do dinheiro público recolhido via impostos.

A Secretaria da Fazenda – Sefaz como é chamada no governo da Bahia, é o principal órgão que cuida da receita federal na Bahia, são mais de 1 milhão de pessoas que usam o site, seja como diário oficial das últimas notícias relacionadas ao cumprimento e obrigações aos contribuintes ou com consulta de dados pessoais.

Aqui você confere informações sobre concurso da Sefaz BA, como funciona e como usar o site oficial para realização de serviços como retirada da 2 via de documentos e boletos de impostos.

Concurso da Sefaz Bahia

Anualmente são divulgados novas vagas para o concurso da secretaria da fazenda da Bahia. Os cargos são para nível médio e superior envolvendo uma série de funções que vão desde finanças públicas a processamento de dados até a auditor fiscal e pessoas com escolaridade de nível contábeis, direito e negócios.

Como funciona a secretaria da fazenda

A Sefaz BA funciona através da seguinte estrutura:

  • Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) – composta de Coordenação de Gestão Organizacional e de TIC, Coordenação de Planejamento e Orçamento e Coordenação de Modernização,
  • Parcerias Público-Privadas (PPP),
  • Coordenação de Qualidade do Gasto Público (CQGP),
  • Conselho de Fazenda Estadual (CONSEF) – composto de Juntas de Julgamento Fiscal, Câmaras de Julgamento, Câmara Superior e Secretaria,
  • Coordenação de Controle Interno (CCI),
  • Auditoria Geral do Estado (AGE) – organizada através da Coordenação de Auditoria Governamental e Coordenação de Planejamento da Auditoria, e
  • Corregedoria da Fazenda – dividida em Coordenação de Revisão Fiscal e Coordenação de Auditoria Interna.

Sua estrutura não termina aqui. Abaixo dessa linha estrutural, há diversos outras superintendências, diretorias e coordenações – a lista pode ser visualizada através do site oficial da Sefaz BA

Lá é possível tirar dúvidas sobre o direito tributário, mais informações sobre finanças públicas, ficar informado sobre economia e finanças, saber mais sobre sonegação fiscal, como funciona o concurso público na região e muito mais, clique e saiba se funciona.

Basicamente, a Sefaz da Bahia funciona como o órgão gerenciador de todos os impostos que são pagos pelos cidadãos baianos.

Isso quer dizer que a Sefaz BA – entre tantas outras competências – trabalha na administração e destinação do dinheiro arrecadado para as outras secretarias do estado, para que ele seja investido adequadamente, promovendo melhorias e adequações para a população.

Serviços da Sefaz BA

Sefaz BA 1

Dessa forma, pode-se apontar as seguintes competências da Sefaz BA que mostram a necessidade do órgão para todo o estado baiano:

  • Coordena e avalia as políticas tributárias, contábeis, financeiras e previdenciárias do estado, além do fisco estadual,
  • Estudar, formular e sugerir modificações nas leis tributárias, financeiras, contábeis, previdenciárias e desenvolver suas regulamentações das pessoas em questão,
  • Realizar a fiscalização e arrecadação dos tributos e qualquer outro componente que faz parte da receita pública estadual,
  • Decorrer à orientação fiscal e tributária,
  • Gerir a contabilidade geral da Bahia,
  • Ordenar e também executar atividades relacionadas ao Sistema Financeiro e de Contabilidade do estado baiano,
  • Desenvolver a programação financeira do estado, além de promover cursos e concurso públicos para concorrer às vagas disponíveis deste ano.

Existem ainda variadas outras atribuições da Sefaz BA, contudo é possível perceber que a entidade está associada com as funções de administração tributária, financeira e contábil do estado da Bahia. A Sefaz tem liberdade de formular, coordenar e executar essas funções. Tudo por meio do portal eletrônica da Sefaz que está em disposição de todos.

Um exemplo é a competência de fazer a coordenação e supervisão da política de investimento e financiamento do estado pela Sefaz, além disso quando feita uma consulta é em real, assim como o envio dos documentos é feita de modo online também.

A Sefaz BA se destaca pelos seguintes objetivos globais: alcançar o equilíbrio fiscal, proporcionar um aumento real da receita, ter uma gestão de pessoas voltada para a excelência e sempre promover melhorias da qualidade do atendimento. É importante sempre visitar a página inicial para que veja os informativos na última atualização, essa é uma experiência em exclusivo para quem utiliza o site.