Seguro Desemprego 2017 – O que você precisa saber sobre esse benefício no ano

O Seguro Desemprego 2017 traz muitas dúvidas a muitos brasileiros temerosos que, com a crise pela qual o  Brasil está enfrentando, os recursos sociais tenham cortes ou diminuições drásticas.

Por isso, com o Governo querendo reduzir custos, é fundamental que você saiba quais são as regras estabelecidas para conseguir o Seguro Desemprego e evitar quaisquer confusões na hora de requerer esse benefício.

SEGURO DESEMPREGO: O QUE É?

Como grande parte da população sabe, o Seguro Desemprego 2017 é um benefício fornecido pelo Governo para os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, ou seja, é uma forma de auxiliar o indivíduo financeiramente até conseguir ser recolocado no mercado de trabalho.

seguro-desemprego-2017-2

Fundamental para milhares de pessoas, o seguro desemprego é caracterizado como uma forma de sobrevivência, principalmente com a crise que abraça o país.

Este direito foi criado há mais de 20 anos e está garantido por lei (para todos aqueles que têm a carteira de trabalho – CTPS – assinada e registrada pelo empregador) e está comprovadamente firme para o próximo ano. Contudo, lembre-se que é importante procurar um novo emprego sem esperar muito – o seguro não é de longa duração!

MUDANÇAS NO SEGURO DESEMPREGO 2017

O Governo mudou algumas regras não somente no Seguro Desemprego 2017, mas também em outros benefícios sociais a fim de minimizar fraudes que ocorriam com frequência e que afetavam diretamente aqueles que realmente precisavam de auxílio. Também houve necessidade de redução dos custos estatais por conta da crise econômica pela qual o país enfrenta no momento.

De toda forma, você precisa entender que para receber o seguro desemprego é necessário:

  • Se for a primeira solicitação do seguro, será preciso que você comprove que trabalhou 12 meses consecutivos.

Menos de um ano em uma empresa não proporciona direito a essa remuneração.

  • Se for a segunda solicitação do seguro, será preciso comprovar 9 meses de trabalho em uma mesma empresa,
  • Se for a terceira (ou mais) solicitação do seguro, será preciso comprovar 6 meses de trabalho.

seguro-desemprego-2017-1

É importante frisar que, além de ter sido demitido sem justa causa, um trabalhador poderá receber o benefício quando preencher os requisitos abaixo:

  1. Não estar recebendo outro benefício trabalhista, excetuando-se a pensão por porte e o auxílio-acidente,
  2. Estar a 16 meses (no mínimo) sem ter realizado solicitação do seguro, e
  3. Para trabalhadores rurais: quando trabalharam no mínimo 15 meses nos últimos dois anos.

Com a documentação que comprove a demissão, dirija-se a um posto de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e solicite o Seguro Desemprego 2017.

O número de parcelas de recebimento do seguro é calculado levando em consideração a quantia dos três últimos salários que você recebeu e também a quantidade de meses que foram trabalhados antes da requisição do benefício. A quantidade máxima de parcelas que pode ser recebida é de 5 parcelas. Se o trabalhador precisar usar o seguro mais de uma vez a quantidade de parcelas a ser recebidas diminui conforme a quantidade de tempo trabalhado.

Isso quer dizer que se você trabalhou por no mínimo 12 e no máximo 23 meses e é a primeira vez que recebe o seguro desemprego terá direito a 4 parcelas. Já se for a segunda vez que solicita o benefício e manteve seu último emprego por 9 a 11 meses terá direito somente a 3 parcelas.

Assim que tiver a solicitação aprovada os valores do seguro desemprego serão passados pelo pessoal responsável pelo atendimento nos postos determinados e também pode ser retirado na sua conta pessoal. Para confirmar o recebimento do seguro desemprego com facilidade você pode adicionar o aplicativo Caixa Trabalhador no seu celular.

Basta buscar na App Store ou Google Play o nome “Caixa Trabalhador” e clicar em download. O app possibilita a consulta de quando será os próximos pagamentos, permite saber se o envio do dinheiro já foi feito e ainda conta com conteúdos bastante completos para tirar suas dúvidas no momento de apuro.