SINE – Como Funciona, Para Que Serve, Site Oficial

SINE é a sigla que define Sistema Nacional de Emprego. O SINE é um órgão do governo federal, que trabalha em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, criado na década de 1970. Comumente, as pessoas associam o SINE ao local onde vão para procurar trabalho. No entanto, as funções do SINE vão muito além dessa.

Além da disponibilização de vagas de emprego, o SINE também oferece serviços direcionados aos trabalhadores, como a obtenção da Carteira de Trabalho e a solicitação de apoios governamentais, como o Seguro-Desemprego.No entanto, uma das funções mais importantes do SINE é interligar a mão de obra desempregada às empresas que disponibilizam ocupações.

Para isso, os trabalhadores sem emprego vão até os postos de atendimento do SINE, preenchem um cadastro onde apresentam sua qualificação profissional e experiência, e os funcionários do posto, em união com o sistema integrado do Ministério do Trabalho, encontram vagas que se encaixam no perfil do indivíduo.

O SINE atua em nível municipal, sendo interligado à Secretaria de Políticas de Emprego e Trabalho, bem como ao ministério já citado. A intenção do governo federal, ao criar esse órgão, era administrar com maior exatidão a mão de obra ociosa, ajudando-o a encontrar uma nova colocação no mercado de trabalho.

SINE

Quais os principais serviços oferecidos pelo SINE?

Conforme já dito, o principal intuito do SINE é intermediar mão de obra e adequá-la a vagas de trabalho. No entanto, esse não é seu único serviço. Além desse, o SINE também faz:

  • Solicitação de pedidos de Seguro-Desemprego;
  • Emissão de Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Disponibilização de cursos profissionalizantes.

Como acessar os serviços do SINE?

Você pode consultar todos os serviços do SINE através do portal de internet. Caso não tenha acesso à rede, é possível utilizar outro órgão de inclusão do governo social, que são os “Acessa”, onde a pessoa tem direito ao uso de computadores conectados à internet.

Você também pode utilizar dos serviços do SINE através dos postos de atendimento. A maioria das cidades brasileiras conta com um posto do Sistema Nacional de Emprego. O atendimento é gratuito. Além destes, você também pode utilizar o aplicativo para celulares, chamado SINE Fácil, disponível nas lojas de apps.

Como consultar vagas de emprego e cursos?

A consulta de vagas, bem como o encaminhamento, pode ser feita de modo presencial, nos postos de atendimento do SINE. Basta comparecer com a Carteira de Trabalho e o atendente irá verificar a disponibilidade de empregos que se encaixam ao seu perfil como trabalhador.

Você também pode consultar as vagas e os cursos oferecidos pelo SINE através do portal e do aplicativo SINE Fácil. Basta fazer o cadastro com as suas informações pessoais e profissionais e procurar vagas que estejam disponíveis ao seu perfil.

CIEE3

SINE Fácil

O SINE Fácil é o aplicativo desenvolvido pelo SINE, de modo a facilitar o acesso do trabalhador às vagas, unindo a isso a rapidez da internet. Nem todas as pessoas possuem disponibilidade de tempo para procurar os postos de atendimento. Sendo assim, o app facilita muito a vida de quem está à procura de um novo emprego.

Basta fazer um cadastro com as suas qualificações. Caso encontre alguma vaga que interesse, clique em “Quero esta vaga”. Automaticamente, o sistema te redirecionará para a área de agendamento, onde você marca a entrevista com o empregador.

Como entrar em contato com o SINE?

O contato com o SINE pode ser feito presencialmente, no posto de apoio da sua cidade, via internet, através do portal e do aplicativo, e, também, via fone. Inclusive, você pode fazer consultas, tirar dúvidas e, até mesmo, sugerir melhorias. No entanto, esses telefones são relativos aos postos de cada cidade.

Para contatar o SINE diretamente, você deve utilizar a web. Através do site https://www.sine.com.br/fale-conosco você consegue utilizar os serviços de SAC do órgão. Além disso, muitas dúvidas já são sanadas logo no acesso. Se quiser enviar um e-mail, use o seguinte endereço: [email protected].

Caso você esteja à procura de oportunidades de emprego, se informe se em sua cidade possui algum posto de apoio do SINE. Compareça com a sua Carteira de Trabalho e documentos pessoais. Assim, você faz o cadastro do SINE e, caso alguma vaga esteja disponível ao seu perfil, poderá sair de lá com uma entrevista agendada. Boa sorte!

Gostou? Confira, também, Jovem Aprendiz 2019: Como funciona? Vagas e pré requisitos!