Sintegra BA – Consulta de CNPJ, ICMS. Acesse o serviço online!

O Sintegra BA (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços da Bahia)é uma ferramenta que disponibiliza serviços que facilitam o repasse de informações sobre ICMS ao fisco.

Com o sistema, o contribuinte passa a ter mais facilidade para cumprir atividades fiscais obrigatórias, enviando informações sobre compras, vendas e prestações de serviços à Sefaz BA (Secretaria de Fazenda do Estado da Bahia) de forma simplificada e rápida.

A Administração Tributária Estadual também se beneficia dessa ferramenta, já que tem acesso às informações fiscais com mais agilidade e de forma segura, podendo realizar o trabalho de controle de tributos com mais eficiência.

sintegra bahia consulta

Quem deve utilizar o Sintegra BA

A utilização do sistema é obrigatória para contribuintes de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), ou seja, empresas ou MEIs (Microempreendedores Individuais), especialmente aqueles que usam o sistema eletrônico de processamento de dados do estado para emitir nota fiscal ou escriturar livro fiscal.

O uso do Sintegra BA é essencial para que a empresa ou MEI consiga emitir nota fiscal, documento que é solicitado por clientes em transações de compra e contratações de serviços.

A não utilização da ferramenta pode trazer resultados negativos tanto junto à Administração Tributária ou a clientes, com dificuldade para fechar novos negócios, pela impossibilidade de emitir a nota fiscal.

Como funciona o Sintegra BA

O Sintegra BA é uma ferramenta para reporte de informações à Administração Tributária sobre compras, vendas e prestações de serviços realizadas pela empresa ou MEI – já falamos sobre o que é o MEI aqui.

Esse reporte ocorre da seguinte forma: ao fechar o mês, o contribuinte deve gerar um arquivo TXT, que traz informações da empresa ou microempreendedor, produtos e serviços que entraram e saíram, bem como dados sobre clientes e fornecedores associados a tais transações.

Um detalhe importante é que esse arquivo deve seguir um layout específico determinado pela Sefaz BA, para que o documento seja aprovado no software validador do Sintegra e possa ser efetivamente entregue via TED, que é um sistema de transmissão eletrônica de documentos.

Mas, como realizar todos esses procedimentos? Simples: a Sefaz disponibiliza softwares de validação e transmissão, bem como informações sobre o Sintegra, em seu site. Inclusive, todo o processo de envio de dados é feito pela Internet, dando mais facilidade ao contribuinte.

Como acessar os serviços Sintegra BA

É contribuinte e deseja ter acesso a serviços inerentes ao Sintegra? Temos um passo a passo de consulta Sefaz BA aqui. A seguir, saiba como ter informações sobre o sistema, onde baixar softwares de apoio e efetuar consulta Sintegra:

  1. Para saber mais sobre a obrigatoriedade do Sintegra BA, acesse:http://www.sefaz.ba.gov.br/default/perguntas_respostas/perguntas_inspetoria_sintegra.htm;
    serviços secretaria da fazenda sintegra
  2. Para baixar os softwares de validação e TED, acesse: http://www.sefaz.ba.gov.br/contribuinte/informacoes_fiscais/declaracoes/programas.htm;
  3. Para realizar consultas Sintegra BA, acesse: http://www.sefaz.ba.gov.br/Sintegra/sintegra.asp?estado=BA. Serviço ideal para verificar informações sobre a empresa, como sua atual situação cadastral.

consulta sintegra BA

Sintegra BA notícias de concursos

Trabalhar com o Sintegra pode ser uma alternativa para quem busca um cargo na área pública. Mas, para conquistar esse emprego é preciso ser aprovado em um concurso público da Sefaz BA, órgão ao qual o sistema é associado.

Saiba, de maneira simples, quando novos processos seletivos serão abertos, acompanhando o site oficial da Secretaria de Fazenda do Estado, no endereço www.sefaz.ba.gov.br. Concursos públicos são publicados na página inicial, na seção de Notícias.

Endereço e contato

O processo de envio de informações pelo Sintegra é on-line. Mas, o que o contribuinte deve fazer se tiver dificuldades no encaminhamento? A solução é entrar em contato com a Sefaz BA por telefone ou pessoalmente.

Quer solucionar sua dúvida via ligação telefônica? Então, confira os números de centrais da Secretaria de Fazenda do Estado:

  • 0800 07 10 071: para chamadas feitas por telefone fixo;
  • (71) 3319-2501 e 3115-2549 / 2458 / 8868: para ligações realizadas de telefone celular e fixo.

Para questões mais complexas, o melhor é dirigir-se a um posto de atendimento da Sefaz. Confira os endereços das principais unidades:

1. Unidade Camaçari

Endereço: Boulevard Shopping Camaçari – Primeiro piso, Rodovia BA-535

2. Unidade Comércio – Salvador

Endereço: Prédio do Instituto do Cacau, Avenida da França, S/N

3. Unidade Lauro de Freitas – Salvador

Endereço: Shopping Passeio Norte – G1, Avenida Santos Dumont, Km 3.5

4. Unidade Juazeiro

Endereço: Juá Garden Shopping – Piso 1 – Rodovia BR 407, Km 05

5. Unidade Vitória da Conquista

Endereço: Rua Rotary Club, 149 – Centro