Sintegra CE – Consulta, Inscrição Estadual. Como fazer?

O Sintegra CE (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Ceará) é uma ferramenta que disponibiliza serviços administrativos, tendo como foco o controle de impostos arrecadados pelo estado.

O sistema une em um só lugar recursos que viabilizam o cumprimento de obrigações fiscais, como o fornecimento de informações ao Fisco sobre transações envolvendo compras, vendas e prestações de serviços.

Para o contribuinte (neste caso, uma pessoa jurídica), o Sintegra CE facilita o reporte obrigatório de informações ao órgão público, evitando complicações fiscais. Já a Administração Tributária conta com o benefício de ter informações de forma rápida, podendo realizar o trabalho de controle de impostos com mais efetividade.

Consulta Sintegra Ceará

Quem deve utilizar o Sintegra CE

Toda pessoa jurídica, ou seja, empresas e MEIs (Microempreendedores Individuais) que contribuem com ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços),deve utilizar o Sintegra CE.

Trata-se de contribuintes que escrituram livros fiscais ou emitem nota fiscal utilizando como ferramenta o sistema eletrônico de processamento de dados do governo do Ceará.

Caso a empresa ou MEI (entenda o que é o MEI aqui) não utilize o Sintegra CE, ela não consegue emitir nota fiscal de transações, o que pode ser um problema, já que esse é um documento que costuma ser solicitado em processos de compras e vendas. Sem ele, não há negócio.

Como funciona o Sintegra CE

Empresas e MEIs devem reportar, mensalmente, informações sobre operações de compra, venda e prestação de serviços à Sefaz CE (Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará).

Porém, só é possível passar essas informações se o contribuinte tiver cadastro Sintegra, elaborar um arquivo TXT com dados de identificação da empresa, produtos comprados e vendidos e informações sobre clientes e fornecedores que participaram dessas transações.

Tal arquivo deve ter um formato predeterminado pela Sefaz, porque apenas com esse layout ele será aprovado pelo sistema validador do Sintegra CE e poderá ser encaminhado via TED, um sistema de transmissão eletrônica de documentos.

O envio é realizado via Internet, utilizando o Sintegra CE. O website oficial do sistema oferece diversas informações sobre esse processo e sobre como utilizar tal ferramenta, além de disponibilizar serviços especiais ao contribuinte.

Como acessar os serviços Sintegra CE

O processo de cadastro, validação e envio de informações pode ser feito com ferramentas e serviços do Sintegra oferecidos no site oficial da Sefaz. Saiba quais são as funcionalidades disponíveisseguindo estas dicas:

  1. Acesse sefaz.ce.gov.br/;
  2. No menu superior principal, clique em “Serviços”;
    serviços sintegra CE
  3. Clique em “Todos os serviços”;
  4. Localize e clique em “Sintegra”;
    sinte ce coom acessar
  5. Informe CNPJ ou inscrição estadual, para efetuar consultas.

Além da consulta Sintegra CE, também é possível ter acesso aos links para download das ferramentas Validador Sintegra e TED (entenda a modalidade TED aqui), para envio mensal do arquivo TXT.

Sintegra CE notícias de concursos

Deseja conquistar um cargo na administração pública? Então, trabalhar com o Sintegra CE pode ser uma boa pedida! Por ser uma ferramenta da Sefaz do estado, o ideal é tentar aprovação em um concurso público do órgão.

Dá para se manter atualizado sobre novos processos seletivos diretamente na páginaoficial da Secretaria de Fazenda do Estado, no link www.sefaz.ce.gov.br. Em seguida, posicione o mouse em “Comunicação”, item localizado no menu lateral, e clique em “Notícias”, seção na qual informações sobre concursos são publicadas.

Endereço e contato Sintegra CE

Todas as empresas e MEIs contam com a facilidade de realizar procedimentos inerentes ao Sintegra CE pela Internet. No entanto, como proceder se houver algum problema de acesso ou pendências que devem ser solucionadas pessoalmente?

A dica é procurar um posto de atendimento da Sefaz CE, órgão responsável pelo Sintegra do estado. Veja, aqui, endereços e dados de contatos das principais unidades da Secretaria da Fazenda no estado:

1. Unidade Caucaia

Telefone: (85) 3387-1150

Endereço: Rua José da Rocha Sales, 142 – Fortaleza

2. UnidadeBarra do Ceará

Telefone: (85) 3198-1350

Endereço: Avenida Coronel Carvalho, 1368 – Fortaleza

3. Unidade Água Fria

Telefone: (85) 3108-0800

Endereço: Rua Armando Dall’olio, 144 – Fortaleza

4. Unidade Centro

Telefone: (85) 3254-9050

Endereço: Rua Senador Pompeu, 512 – Fortaleza

5. Unidade Messejana

Telefone: (85) 3474-6550

Endereço: Rua Eduardo Porto, 42 – Fortaleza

6.Unidade Parangaba

Telefone: (85) 3289-5050

Endereço: Rua Giro, 50 – Fortaleza

7.Unidade Sobral

Telefone: (88) 3677-5050

Endereço: Rua Domingos Olímpio, 203 – Sobral

8. Unidade Juazeiro do Norte

Telefone: (88) 3102-5800

Endereço: Rua São Pedro, 3060 – Santa Tereza

Problemas para acessar o serviço? Confira aqui mais detalhes sobre os serviços da Sefaz CE.