Sintegra RJ – Consulta Simples, Nacional e IMCS. Como acessar?

O Sintegra RJ (Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços do Rio de Janeiro) é uma ferramenta que oferece serviços administrativos voltados ao controle de impostos arrecadados pelo estado.

Trata-se de um sistema que tem como principal objetivo unificar obrigações de concessão de informações sobre compra, venda e prestação de serviços à Secretaria de Fazenda do Estado.

Isso significa que por meio do Sintegra o contribuinte (uma empresa) consegue passar ao Fisco dados sobre transações realizadas, tudo de forma simples. A Administração Tributária, por sua vez, pode realizar seu trabalho de controle de arrecadação de impostos com mais rapidez.

Esse órgão é feito por meio do cadastro de contribuintes, é uma consulta pública em serviços que podem ajudar a população local, sempre com o intuito de ir facilitando a vida do cidadão, tudo por meio de um simples portal do governo.

Por meio de lá você pode ter informações dos programas e ações por meio do portal em questão, a secretaria da fazenda Sefaz e Sintegra cadastro trabalham juntas e ficam atentas quando o assunto são documentos fiscais, seja por meio de nota fiscal digital, direto na internet, com os procedimentos desejados.

Consulta Sintegra RJ

Quem deve utilizar o Sintegra RJ

O Sintegra RJ deve ser utilizado por contribuintes de ICMS, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Entram nesse grupo empresas e MEI (Microempreendedor Individual), ou seja, aqueles que possuem CNPJ, emitem nota fiscal ou escrituram livros fiscais utilizando o sistema eletrônico de processamento de dados pertencente ao Estado.

Quando não utiliza o Sintegra RJ, a empresa ou MEI não pode emitir nota fiscal, um problema que pode dificultar a realização de novos negócios, especialmente junto a clientes que exigem esse documento para finalizar transações.

O cidadão e empresário que querem ter acesso a estes serviços em questão ou em documentos deve ficar de olho na Sintegra Secretaria para ver se está entre os contribuintes legalizados, qualquer dúvida, é preciso entrar em contato com alguém responsável na Fazenda Sintegra e os demais responsáveis para saber sobre ser um contribuinte de ICMS.

Como funciona o Sintegra RJ

Assim que fecha um exercício mensal, o contribuinte deve reportar ao governo do estado e à Sefaz (Secretaria da Fazenda do Estado) as operações de compra, venda e prestação de serviços realizadas no período.

Para isso, a empresa gera um arquivo TXT, contendo dados de identificação, produtos comprados e vendidos durante o mês, além de informações sobre fornecedores e clientes associados a essas operações.

Trata-se de um arquivo que deve cumprir um layout determinado pela Sefaz, pois somente nesse formato ele será autenticado pelo software validador do Sintegra RJ e entregue pelo TED, um sistema de transmissão eletrônica de documentos.

A entrega do arquivo validado é realizada via Internet, por meio de ferramentas e serviços que são disponibilizados ao contribuinte pelo Sintegra RJ, especialmente em sua página oficial no site da Sefaz do estado.

Esse é um dos serviços públicos desenvolvidos como uma licença que é acessada em portal por meio do Site do Governo, cheio de estruturas de serviços para melhor acesso dos contribuintes e outros, quer saber como documentos buscar na web? Por ele você consegue.

Serviços do Sintegra RJ

Empresas e microempreendedores individuais têm acesso a todos os serviços do Sintegra RJ via site oficial da Sefaz. Para acessá-los, siga estas recomendações:

  1. Acesse fazenda.rj.gov.br/sefaz;
  2. No menu de serviços, clique em “Mais serviços”;
  3. Role a página, identifique e clique em “Sintegra”.

serviços Sefaz RJ

A página seguinte trará informações sobre sistema, regulamentações e manuais para entrega, bem como opções de download de softwares paralelos e consulta de informações.

É só localizar o serviço desejado e clicar nele. Por exemplo, quer consultar Sintegra RJ? Então, selecione “Consulta ao cadastro”, informe CNPJ, CPF ou inscrição estadual e clique em “pesquisar”.

Sintegra RJ notícias de concursos

Seguir uma carreira na administração pública é seu maior desejo? Então, trabalhar com o Sintegra RJ é uma boa opção. Por se tratar de uma ferramenta associada à Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, o ideal é tentar uma vaga no órgão por meio de concurso público.

Mas, como ter notícias sobre concursos na Sefaz RJ? É só conferir periodicamente o site oficial da instituição, no endereço www.fazenda.rj.gov.br/sefaz. No menu principal, clique em “Instituição”. Depois, selecione o item “Concursos”. Informações sobre processos seletivos abertos são publicadas nessa página.

Endereço e contato

O envio de arquivos com dados do contribuinte, compras, vendas e prestação de serviços é realizado pela Internet – o que é uma facilidade para empresas e microempreendedores.

No entanto, a quem recorrer se houver algum problema envolvendo o Sintegra RJ? Como o sistema está associado à Sefaz do estado, o correto é buscar atendimento, seja telefônico ou presencial, numa das unidades do órgão. Confira os dados de contato delas, a seguir:

Secretaria da Fazenda do Rio de Janeiro

1. Unidade Rio de Janeiro

Telefone: (21) 2334-4300
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 670 – Rio de Janeiro/RJ

2. Unidade Capital – Norte

Telefone: (21) 2332-1629
Endereço: Rua Buenos Aires, 309 – Rio de Janeiro/RJ

3. Unidade Capital – Méier

Telefones: (21) 2332-2249 / 2251 / 2248 / 2250
Endereço: Rua Arquias Cordeiro, 254 – Méier/RJ

4. Unidade Capital – Barra da Tijuca

Telefones: (21) 2332-7434 / 7435 / 7436
Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2001 – Bloco C, Sala 58 – Barra da Tijuca/RJ

5. Unidade Capital – Oeste

Telefones: (21) 2332-7539 / 7540 / 7541 / 7542
Endereço: Rua Engenheiro Trindade, 397 – A – Campo Grande/RJ